Cuiabá
Feira da Agricultura Familiar reúne mais de 50 expositores e mantém movimento na Praça Alencastro
Cuiabá
A terceira edição de julho da Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar, realizada nesta terça-feira (21), na Praça da Alencastro, reuniu mais de 50 feirantes e manteve o movimento de consumidores mesmo após o período da Expoagro. O evento, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, segue oferecendo produtos da agricultura familiar, gastronomia e artesanato, fortalecendo a geração de renda de produtores da Baixada Cuiabana.
De acordo com o coordenador das feiras, Luís Alberto Rodrigues Leite, o número de expositores continua crescendo a cada edição, reflexo do interesse de novos participantes. Segundo ele, a organização busca ampliar a oferta de produtos sem comprometer a diversidade, evitando a repetição de itens entre os feirantes e garantindo mais opções ao público.
Luís Alberto destacou ainda que a feira se consolidou como uma oportunidade de comercialização contínua para os produtores, que participam das edições realizadas às terças-feiras, na Praça da Alencastro, e aos sábados. Segundo o coordenador, o aumento das vendas contribui para novos investimentos, ampliação da produção e fortalecimento da agricultura familiar, além de impulsionar os setores de gastronomia e artesanato.
Entre os participantes está a produtora Maria Antônia da Costa Silva, da comunidade Aguaçu. Ela afirmou que a feira ampliou as oportunidades de venda e trouxe impacto positivo para a renda da família. “Antes a gente tinha o produto e não tinha onde vender. Hoje faço essa feira e também as feiras do CPA. Fez uma diferença muito grande na minha renda familiar”, relatou.
A feirante também ressaltou a importância da divulgação das edições e do aplicativo das feiras https://feiras.cuiaba.mt.gov.br/ para aproximar consumidores dos produtores. Segundo ela, muitos clientes chegam ao local após conhecerem o trabalho pelas redes sociais ou por reportagens, o que contribui para ampliar as vendas e a visibilidade dos pequenos produtores.
Para quem frequenta a feira, um dos principais atrativos é a qualidade dos alimentos. O contador Donizetti Aparecido de Freitas afirmou que costuma procurar produtos frescos e de origem local, como verduras, legumes e frutas. “Além de comprar um produto fresquinho, a gente está incentivando e colaborando com o produtor”, disse.
Conforme a coordenação, além dos alimentos da agricultura familiar, a feira desta terça-feira contou com opções variadas de gastronomia, como peixe frito, espetinhos e outros pratos preparados na hora. A programação ocorre semanalmente e integra as ações de incentivo à comercialização direta entre produtores rurais e consumidores em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura transfere folga do Dia do Servidor para dia 30 e prolonga descanso até Finados
A Prefeitura de Cuiabá transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30), emendando com o fim de semana e o feriado nacional de Finados, na segunda-feira (2). Com isso, os servidores municipais terão quatro dias consecutivos de descanso, de sexta a segunda-feira. Durante o período, os serviços essenciais serão mantidos, e moradores e visitantes poderão aproveitar opções de lazer, gastronomia e turismo na capital.
Celebrado originalmente em 28 de outubro, o ponto facultativo foi transferido para o dia 30, conforme o Decreto nº 11.585/2025, assinado pelo prefeito Abilio Brunini em dezembro de 2025.
Durante o período, serão mantidos os serviços essenciais de saúde, coleta de lixo, abastecimento de água, Defesa Civil, fiscalização e orientação do trânsito.
Na área da saúde, funcionarão em regime de plantão 24 horas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Policlínica do Pedra 90, o Centro Médico Infantil (CMI), o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e o Hospital São Benedito.
As Unidades de Saúde da Família (USFs), os Serviços de Atenção Especializada (SAEs), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não realizarão atendimentos durante o feriado.
Opções de lazer
Moradores e turistas terão diferentes opções para aproveitar os quatro dias de descanso em Cuiabá, com alternativas que incluem gastronomia regional, atrações culturais, espaços de convivência e atividades ao ar livre. Confira os horários de funcionamento.
- Mercado Municipal Antônio Moisés Nadaf, o Mercado do Porto
A praça de alimentação reúne opções da culinária regional, como bolo de arroz, ventrecha de peixe, farofa de banana e Maria Izabel.
Horários:
- Sexta-feira (30): das 7h às 20h30.
- Sábado (31): das 5h às 20h30.
- Domingo (1º): das 5h às 20h30.
- Segunda-feira (2): das 5h às 15h.
A abertura dos boxes e das lanchonetes é opcional.
- Complexo Biocultural do Porto: Aquário Municipal, Museu do Rio e playground
O espaço oferece atrações para famílias e visitantes, com contato com a vida aquática, visitação cultural e área de recreação infantil.
Sexta-feira (30):
- Museu do Rio e playground: das 9h às 19h.
- Aquário Municipal: das 9h às 18h. Sábado (31) e domingo (1º).
- Museu do Rio e playground: das 9h às 21h.
- Aquário Municipal: das 9h às 18h.
Segunda-feira (2): todo o complexo, incluindo o playground, estará fechado para manutenção e limpeza.
- Museu do Morro da Caixa D’Água Velha
O museu estará aberto na sexta-feira (30) e na segunda-feira (2), das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Os visitantes poderão conhecer a exposição Pantanal em Mim, da artista plástica Adaiele Almeida, e apreciar a produção artística ligada à cultura regional.
Funcionará diariamente, das 5h às 22h, como opção para caminhadas, atividades físicas e momentos de lazer ao ar livre.
Estará aberto diariamente, das 5h às 23h. O público poderá aproveitar os espaços de convivência, o túnel das águas e o espetáculo Show das Águas.
Permanece aberto 24 horas por dia. O espaço conta com campo de futebol com grama sintética, academia ao ar livre, playground e pista de caminhada. Duas quadras de areia estão em fase final de obras.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Polícia6 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Mato Grosso3 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Mato Grosso4 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Opinião4 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Diamantino4 dias atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões
-
Mato Grosso5 dias atrásArtistas da Baixada Cuiabana declaram apoio a Flávio Bolsonaro em encontro com Zé Medeiros e Odílio
-
Mato Grosso5 dias atrásFaissal articula bloco de até 12 deputados para apoiar reeleição de Max Russi e disputar primeira-secretaria
-
Mato Grosso4 dias atrásReal Time: Flávio tem 52% e Lula aparece com 48% dos votos válidos












