Várzea Grande
“Não há nada mais prioritário do que levar água para a casa das pessoas”, diz governador ao firmar Aliança pela Água em Várzea Grande
Várzea Grande
“Não há nada mais prioritário do que levar água para a casa das pessoas”. A frase do governador de Mato Grosso, Antônio Pivetta resumiu o compromisso assumido durante a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Aliança pela Água, firmado entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Várzea Grande, o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O acordo prevê uma atuação conjunta para ampliar o abastecimento de água no município pelos próximos 12 meses, com as ações sendo iniciadas nesta quarta-feira (23).
Ao explicar por que o Estado decidiu transformar o abastecimento de Várzea Grande em uma das prioridades da gestão, Pivetta revelou que um encontro durante uma visita ao município mudou sua percepção sobre a dimensão do problema.
“Por favor, governador, arruma água para nós”. Segundo ele, esse foi o pedido feito por uma moradora idosa de Várzea Grande durante uma visita técnica realizada ao lado da prefeita Flávia Moretti. O governador contou que a frase permanece em sua memória e simboliza a realidade enfrentada por milhares de famílias da cidade.
“Foi esse o pedido que eu ouvi e está na minha cabeça até hoje”, afirmou. Para Pivetta, se uma pessoa que já trabalhou a vida inteira ainda sonha em ter água na torneira de casa, isso demonstra a urgência de enfrentar o problema.
Durante o evento, o governador destacou que, antes da assinatura do TAC, foram realizadas visitas ao sistema de abastecimento e reuniões com a prefeita Flávia Moretti, a direção do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e representantes dos órgãos de controle. Segundo ele, o consenso foi de que a cooperação institucional seria o caminho mais eficiente para acelerar as soluções.
“Entendemos que o melhor caminho era fazer uma aliança, e não uma intervenção. As dificuldades já existem, e trabalhar juntos é o que vai permitir resolver esse problema. Quero crer que ninguém vai trabalhar contra o bem de Várzea Grande”, afirmou.
Pelo acordo, o Governo de Mato Grosso se compromete a aportar cerca de R$ 60 milhões para ampliar a capacidade do sistema de abastecimento. Já a Prefeitura de Várzea Grande e uma comissão técnica formada por servidores estaduais e municipais serão responsáveis pela execução das ações previstas no plano de trabalho, com acompanhamento do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
Emocionada, a prefeita Flávia Moretti agradeceu o apoio do Governo de Mato Grosso, do Tribunal de Contas e do Ministério Público e afirmou que a parceria representa um momento decisivo para enfrentar um problema histórico de Várzea Grande.
“Várzea Grande vive um desafio histórico no abastecimento de água, e o Município, sozinho, não tem capacidade financeira para realizar os investimentos emergenciais que essa realidade exige. Por isso, desde o início da nossa gestão, buscamos parcerias e construímos esse diálogo com o Governo do Estado, o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Agradeço ao governador Otaviano Pivetta por compreender a urgência desse problema e por estender a mão ao nosso município. Nenhum gestor resolve sozinho um desafio dessa dimensão. Essa união de esforços representa um passo decisivo para levar mais dignidade, segurança e qualidade de vida à nossa população, que há décadas espera por uma solução definitiva.”
Galeria de Fotos (9 fotos)
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Várzea Grande
Reforma e ampliação da EMEB Maria Joana da Silva Almeida entram na reta final e vão mais que dobrar a capacidade de atendimento
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), segue avançando com as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Joana da Silva Almeida, localizada na região do Parque do Lago. A intervenção está dentro do cronograma previsto e, após sua conclusão, a unidade terá sua capacidade de atendimento mais que dobrada, passando de cerca de 80 para mais de 200 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que serão atendidos em período integral.
Executada com recursos próprios do Município, a obra representa um importante investimento na expansão da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo oferecer uma estrutura mais moderna, confortável e adequada para atender à crescente demanda da região.
Atualmente, os trabalhos seguem em andamento, com equipes atuando em diferentes frentes, incluindo serviços de alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos e demais etapas estruturais. A previsão é de que a reforma e ampliação sejam concluídas em janeiro de 2027, quando a unidade será entregue à comunidade escolar.
A coordenadora de Obras da SMECEL, Aliester Rodrigues de Souza, destaca que os serviços estão sendo executados conforme o planejamento estabelecido.
“A obra segue dentro do cronograma previsto e avança em diversas frentes de trabalho. Estamos acompanhando de perto cada etapa para garantir que a escola seja entregue com qualidade, oferecendo uma estrutura moderna, segura e preparada para atender quase o dobro de alunos. É um investimento importante para acompanhar o crescimento da região e fortalecer a educação municipal.”
Além de ampliar o número de vagas, a reforma contempla melhorias estruturais que proporcionarão mais funcionalidade às atividades pedagógicas, garantindo espaços mais amplos, seguros e adequados para estudantes, professores e demais profissionais da educação.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a ampliação da unidade reforça o compromisso da gestão em investir na infraestrutura educacional e preparar a rede para atender ao crescimento da demanda.
“A ampliação da EMEB Maria Joana da Silva Almeida representa mais um importante investimento na educação de Várzea Grande. Estamos aplicando recursos próprios para entregar uma escola maior, mais moderna e preparada para atender ao aumento da demanda da região. Nosso compromisso é oferecer ambientes cada vez mais adequados para o aprendizado, garantindo conforto, segurança e qualidade tanto para os estudantes quanto para os profissionais da educação.”
Com entrega prevista para janeiro de 2027, a nova estrutura ampliará significativamente a oferta de vagas na região do Parque do Lago e integrará o conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura para fortalecer a Rede Municipal de Ensino, acompanhando o crescimento da cidade e ampliando o acesso à educação pública de qualidade.
Galeria de Fotos (4 fotos)
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães / Secom-VG
Matheus Guimarães / Secom-VG Matheus Guimarães/ Secom-VG
-
Várzea Grande14 horas atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política7 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste14 horas atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Cuiabá14 horas atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande14 horas atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Cultura6 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Cuiabá14 horas atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026











