Mato Grosso
Abílio diz que não dividirá palanque com o MDB após acordo entre PL e Janaína
Mato Grosso
O prefeito Abilio Brunini (PL) publicou stories, na noite deste domingo (2), rejeitando a aliança do Partido Liberal com o MDB para as eleições de 2026 em Mato Grosso. A manifestação ocorreu após a presidente estadual do MDB, deputada Janaina Riva, confirmar a composição com o senador Wellington Fagundes (PL), candidato ao Governo do Estado. “Ou me libera, ou tolera, ou expulsa”, escreveu ele.
Na publicação, Abilio afirmou que não estará com o MDB e disse que não pode ser “incoerente”, lembrando que enfrentou o partido nas eleições municipais de 2024. O prefeito citou adversários políticos em Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste e Várzea Grande para justificar a resistência à aliança.
“Não estarei com o MDB. Não posso ser incoerente”, escreveu o prefeito.
Abilio citou o deputado estadual Eduardo Botelho (MDB), que foi seu adversário na disputa pela Prefeitura de Cuiabá em 2024. Também mencionou o ex-candidato Thiago Silva (MDB), que enfrentou Cláudio Ferreira (PL) em Rondonópolis, Léo Bortolin, que esteve contra Sérgio Machnic em Primavera do Leste, e Kalil Baracat, que disputou contra Flávia Moretti em Várzea Grande.
“O Botelho que foi meu oponente em Cuiabá e fala mal de mim e do Bolsonaro, está no MDB. O Thiago que foi oponente do Cláudio em Rondonópolis, está no MDB. O Léo que foi contra o Manich Primavera do Leste, está no MDB. O Kalil que foi contra a Flávia em Várzea Grande, está no MDB”, escreveu.
O prefeito também citou a vice-prefeita Coronel Vânia, que deixou o PL e se filiou ao MDB. Segundo Abilio, ela “crítica Bolsonaro” e também o critica.
“Minha vice que mudou de partido, crítica o Bolsonaro e me critica, foi para o MDB”, acrescentou.
A reação de Abilio expõe a primeira resistência pública de peso dentro do PL após o avanço da aliança com o MDB. Mais cedo, Wellington Fagundes afirmou que a chapa majoritária terá José Medeiros (PL) e Janaina Riva (MDB) como candidatos ao Senado Federal. A vaga de vice-governador ainda está em aberto.
Nos stories, Abilio disse que o PL e o MDB foram adversários na eleição municipal e afirmou que não aceitará ser colocado no mesmo grupo político como se nada tivesse acontecido.

Mato Grosso
Fábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta
DECISÃO TOMADA
O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) fechou a chapa que irá disputar a reeleição, em Mato Grosso, e escolheu o deputado federal Fábio Garcia (UB) como candidato a vice-governador.
A definição pelo nome de Fábio contou com o apoio de 122 prefeitos do Estado e foi tomada no fim da tarde desta segunda-feira (3.8), colocando fim às especulações.
Com essa definição, o Republicanos realiza amanhã, terça-feira (4.8), a convenção partidária, no Ginásio Dom Aquino, em Cuiabá, a partir das 17h.
“Fábio Garcia é um ótimo nome e irá ajudar a manter Mato Grosso no caminho certo. Vamos fazer mais e melhor por esse estado e por todos que vivem aqui. Ele teve o apoio de 122 prefeitos que encontraram em Fábio o perfil certo para ser vice-governador”, afirmou o governador.
Fábio Garcia, que já ocupou o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, é uma das pessoas de confiança de Pivetta, e já tinha seu nome cotado para o cargo.
“Vamos trabalhar muito por Mato Grosso. Agradeço ao governador Pivetta por essa oportunidade e confiança e vamos trabalhar muito para que o momento de desenvolvimento que esse estado vive continue. Não podemos retroagir”, destacou Fábio.
-
Rondonópolis2 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Mato Grosso6 dias atrásCom equipe alinhada, Comunicação ganha novo espaço na Câmara de Várzea Grande
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste leva experiência do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas a congresso nacional de enfermagem
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia
-
Cuiabá6 dias atrásGestão Flávia Moretti garante apoio do TCE para enfrentar dívida de precatórios e avançar em soluções para Várzea Grande
-
OAB3 dias atrásOAB-MT recebe secretário de Justiça e requer urgentes melhorias nos parlatórios da Penitenciária Ahmenon e demais unidades
-
Cuiabá2 dias atrásZoonoses de Várzea Grande faz alerta para alta de casos positivos e pede atenção da população aos sinais da doença
-
Polícia3 dias atrásPresa em VG, influenciadora é suspeita de ocultar valores das atividades ilícitas de facção criminosa











