Polícia
PC cumpre mandados contra investigado por aliciar menores de idade em redes sociais
Polícia
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14), a quarta fase da Operação CESI-MT, para cumprimento de ordens judiciais em investigação que apura o aliciamento de crianças e adolescentes pela internet, tendo como vítima uma menor de 11 anos de idade.
A operação, deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), que apuram os crimes de aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, criança, com o fim de com ela praticar ato libidinoso, previsto no artigo 241-D do Estatuto na Criança e do Adolescente (ECA).
Na operação, são cumpridas três ordens judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão domiciliar e um de afastamento de sigilo telemático, deferidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo de Garantias – Polo Cuiabá.
Os mandados são cumpridos na cidade de São Jorge D’Oeste, estado do Paraná, onde o investigado reside. Os trabalhos contam com o apoio operacional da Polícia Civil do Paraná.
Investigações
As investigações iniciaram após a equipe da DRCI receber informações da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) sobre uma menor, de 11 anos, que estava recebendo mensagens de um homem, por meio aplicativo Instagram.
Nas mensagens, o usuário conversava com a menor, perguntava a sua idade e demostrava interesse em receber e enviar fotos íntimas. Ao perceber a situação, a mãe da menor pegou o aparelho celular da vítima e passou a conversar com o suspeito, que constantemente indagava se algum adulto via as conversas e se podiam fazer chamadas de vídeo.
Ao final da conversa, o suspeito solicitou se a menor poderia mandar fotos “sexies” e mesmo diante da negativa, ele enviou uma foto do órgão genital para a conta da menina.
Os fatos foram comunicados à Deddica, que realizou os procedimentos preliminares, e posteriormente encaminhou o caso para a DRCI para aprofundamento das investigações. Com o avanço das apurações, foi possível chegar à identidade do suspeito, morador da cidade de São Jorge D’Oeste (PR). As investigações apontam que o investigado já tinha passagem anterior por crime de abuso sexual.
Com base nos elementos apurados, foi representado pelas ordens judiciais contra o suspeito, que foram deferidas pela Justiça. As ordens têm como foco a apreensão de aparelhos eletrônicos e outro tipos de mídia que possam confirmar os fatos, assim como identificar outros crimes praticados pelo suspeito e a possível participação de outros envolvidos.
Nome da operação
Cesi-MT faz referência a sigla CESI, que significa Combate a Exploração Sexual Infantil em Mato Grosso, trabalho investigativo constante na Delegacia Especializada de Crimes Informáticos (DRCI).
Polícia
Homem alvo de ataques a tiros em hotel de VG desaparece e polícia faz buscas
Conteúdo/ODOC – Hebert Felipe de Almeida Vieira, de 36 anos, desapareceu após escapar de uma tentativa de homicídio dentro de um hotel em Várzea Grande. O caso ocorreu na noite de terça-feira (11), quando três homens armados invadiram o estabelecimento e atiraram contra ele.
A família registrou o desaparecimento, e o Núcleo de Pessoas Desaparecidas (NPD) da Polícia Civil divulgou o caso nesta quinta-feira (13).
Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, Hebert havia avisado aos familiares que sairia de Diamantino com destino a Várzea Grande. A previsão era de que ele chegasse à cidade no dia 10 de agosto. Depois disso, porém, os parentes perderam completamente o contato e não conseguiram mais descobrir onde ele estaria.
Os familiares souberam do ataque ao hotel por meio de uma reportagem e passaram a buscar informações sobre o paradeiro de Hebert. Ao procurarem o estabelecimento, foram informados de que ninguém tinha notícias dele depois da ação dos criminosos.
Hebert é citado, ainda de maneira não confirmada pelas autoridades, em uma investigação relacionada à morte de Wellington Eduardo da Costa, localizado decapitado em Várzea Grande na tarde de terça-feira.
A suspeita de que ele pudesse ter ligação com o crime teria feito com que passasse a ser perseguido por integrantes de uma organização criminosa. A Polícia Civil, contudo, ainda apura as circunstâncias e não confirmou oficialmente qualquer participação de Hebert na morte.
Durante as diligências, circularam em grupos de WhatsApp mensagens que apontavam o desaparecido como possível envolvido em crimes praticados contra integrantes de grupos criminosos. Ele também teria sido relacionado ao sequestro, tortura e assassinato de Wellington. Hebert negou as acusações.
O ataque no hotel
O atentado aconteceu no Hotel Marion Pantanal, localizado no bairro Jardim Mundo Novo. Segundo a Polícia Militar, Hebert estava hospedado no local quando três suspeitos chegaram em um veículo do tipo sedan.
Os criminosos desceram armados e dispararam várias vezes contra a vítima. Hebert conseguiu fugir e não foi atingido pelos tiros.
Os disparos, entretanto, atingiram partes da estrutura do hotel, provocando danos no hall de entrada. Depois da ação, o trio deixou o local e, até o momento, não foi identificado.
A Polícia Civil mantém as buscas para localizar Hebert e esclarecer o que ocorreu após o ataque.
Informações que possam contribuir para encontrar Hebert podem ser repassadas ao Núcleo de Pessoas Desaparecidas pelo telefone (65) 98173-0565 ou pelo 197, canal de denúncias da Polícia Civil.
-
Mato Grosso6 dias atrásZé Neto & Cristiano e Murilo Huff reúnem mais de 80 mil pessoas na Exposul 2026
-
Primavera do Leste7 dias atrásDia dos Pais: Procon de Primavera do Leste alerta sobre golpes, falsas promoções e compras por impulso
-
Polícia7 dias atrásSaiba quem é o empresário preso por desviar quase 200 toneladas de soja em MT
-
Mato Grosso5 dias atrásCláudio impulsiona a maior Exposul de todos os tempos com público de 90 mil pessoas
-
Mato Grosso6 dias atrásPresidentes de entidades visitam a 52ª Exposul e exaltam a organização do evento
-
Primavera do Leste5 dias atrásCobertura de placas de obras durante período eleitoral é prevista em lei; Prefeitura esclarece circulação de imagens nas redes sociais
-
Entretenimento4 dias atrásDitado Produções supera expectativas e Exposul 2026 bate recorde histórico de público em Rondonópolis
-
Política7 dias atrásSenado faz semana de esforço concentrado a partir de segunda-feira











