Política
Senado MT: vote em Janaína Riva e leve junto seus 2 suplentes investigados
Política
A escolha de Janaína Riva para o Senado também poderá levar à Casa dois nomes que aparecem relacionados a investigações e apurações de órgãos públicos federal e estadual: Danilo Berndt Trento e Rafael Yamada Torres, atuais suplentes na chapa da candidata, anunciados no último minuto do segundo tempo.
Trento é citado em apurações nacionais relacionadas à CPI da Pandemia e em investigações sobre possíveis fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a CPI do Crime Organizado. Já Rafael Yamada Torres aparece relacionado à empresa Coliseu Investimentos e Participações, mencionada em investigações da Operação Heritage, conduzida pela Polícia Federal em Mato Grosso.
Faltando apenas 22 dias da eleição, a presença dos dois suplentes passou a gerar críticas à candidatura de Janaína Riva. Na prática, embora o eleitor possa escolher diretamente a candidata ao Senado, também estarão definindo os suplentes que poderão assumir o mandato em caso de afastamento, renúncia ou vacância do cargo.
Dessa forma, o voto em Janaína Riva não representa apenas a escolha da titular da chapa. O eleitor também estará respaldando uma composição que inclui dois nomes citados em investigações. As apurações, contudo, não significam condenação ou comprovação de responsabilidade criminal.
A inclusão dos suplentes reacendeu o debate sobre os critérios adotados para a formação da chapa e sobre a responsabilidade dos candidatos na escolha de seus aliados políticos. Para os críticos, a composição levanta dúvidas sobre transparência e integridade. Para a defesa da candidata, as acusações são utilizadas como instrumento político para desgastar sua campanha.
O fato é que na última semana, diversos eleitores estão migrando o voto, em José Medeiros (PL), que aparece nas pesquisas, em empate técnico e com chances reais, de tirar a classificação da candidata.
O caso evidencia que o eleitor está analisando não apenas o nome principal da chapa, mas também quem são os suplentes e quais são seus históricos públicos.
Afinal, ao votar em Janaína Riva, o eleitor estará escolhendo uma chapa que inclui dois candidatos citados em graves investigações.
Política
Alessandra Ferreira reúne mais de duas mil mulheres em evento de campanha em Rondonópolis
Alessandra Ferreira reúne mais de duas mil mulheres em evento de campanha em Rondonópolis
A candidata a deputada estadual Alessandra Ferreira (Podemos) reuniu mais de duas mil mulheres e lideranças políticas em um encontro realizado na noite de quarta-feira (30), em Rondonópolis. O evento ocorreu na reta final da campanha eleitoral e contou com a participação de integrantes do grupo político que apoia a candidatura.
Entre os presentes estavam o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira; o candidato ao Senado Mauro Mendes; o primeiro suplente de senador na chapa de José Medeiros, Odílio Balbinotti; as candidatas a deputada federal Kalynka Meirelles e Virgínia Mendes; e a candidata a vice-governadora Gisela Simona.
Durante o encontro, Alessandra destacou a participação das mulheres na formulação de políticas públicas e afirmou que, caso eleita, pretende concentrar sua atuação na Assembleia Legislativa em pautas relacionadas às famílias, às mulheres e à qualidade de vida da população.
A candidata também agradeceu aos apoiadores e falou sobre sua entrada na disputa eleitoral. Segundo Alessandra, a decisão de se candidatar não fazia parte de seus planos.
“Eu nunca me imaginei candidata, nunca sonhei com isso, mas Deus agiu em minha vida e hoje estou aqui disputando as eleições. Independentemente do resultado, quero dizer que Deus me deu uma oportunidade de viver um momento extraordinário com vocês”, declarou.
O encontro fez parte da agenda de campanha de Alessandra na reta final das eleições, período em que candidatos intensificam a mobilização de apoiadores e a apresentação de suas propostas ao eleitorado.
-
Mato Grosso1 dia atrásBatalha judicial e suspeitas de cerceamento colocam em xeque a legitimidade da eleição do SISMA-MT
-
Mato Grosso5 dias atrásDr. João quer ampliar transplantes em MT e coloca doação de órgãos entre prioridades de novo mandato
-
Mato Grosso2 dias atrásJuarez Costa chama Léo Bortolin de “estadual do coração” e diz que ele transformou Primavera do Leste
-
Mato Grosso6 dias atrásZé Medeiros pede apuração de suposto conflito de interesse de Moraes, Gilmar e Dino no caso Banco Master
-
Mato Grosso6 dias atrásAbilio reafirma que Bolsonaro definiu Zé Medeiros como candidato ao Senado e aponta Mauro ou Galvan para segundo voto
-
Política4 dias atrásMedeiros cobra investigação do MP para suplente de Janaína Riva, suspeito de envolvimento com o PCC e investigado na CPMI do INSS
-
Política5 dias atrásLéo Bortolin reúne cerca de 1.500 pessoas em Primavera do Leste e reforça compromisso com a saúde de Mato Grosso
-
Mato Grosso4 dias atrásEXPANSÃO DA REDE PRÓPRIA: Unimed Cuiabá inaugura Centro Médico II e amplia atendimento especializado na Capital











