Cuiabá
Bem-Estar Animal reforça para Associação dos Municípios necessidade de políticas estruturadas
Cuiabá
A Diretoria de Bem-Estar Animal se reuniu nesta semana com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para discutir pautas urgentes, entre elas a necessidade de que os municípios passem a contar com estruturas específicas voltadas à causa animal, conforme recomendação do Ministério Público.
Cuiabá é referência para as demais cidades do Estado por executar ações concretas por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal.
O encontro foi considerado um passo importante rumo à construção de uma nova abordagem política e social para a causa animal nos municípios mato-grossenses.
Dos 142 municípios do Estado, 73 foram notificados pelo Ministério Público, o que motivou a AMM a conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela capital.
Mais do que atender a obrigações legais, o debate sinalizou o reconhecimento crescente de que o cuidado com os animais impacta diretamente na saúde pública, na dignidade dos tutores e no respeito à vida.
Durante a reunião, a diretora de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, apresentou um panorama realista sobre a evolução de Cuiabá na área, destacando tanto os avanços recentes quanto os desafios estruturais enfrentados ao longo do tempo.
O objetivo foi compartilhar aprendizados e reforçar a importância de iniciar a implementação com clareza jurídica, planejamento institucional e definição prévia sobre pontos críticos, como a existência de um canil municipal ou parcerias para abrigar os animais de forma temporária até a adoção.
A troca de experiências foi fundamental para oferecer aos demais municípios uma base mais sólida na construção de suas próprias estruturas. Como desdobramento, os representantes de Cuiabá se colocaram à disposição para fornecer mais detalhes aos gestores interessados em desenvolver políticas de Bem-Estar Animal semelhantes às da capital.
“Nosso objetivo é contribuir para que Cuiabá se torne uma referência para outros municípios que desejam estruturar suas ações com responsabilidade, empatia e visão de futuro. Estamos trabalhando para isso, e quem ganha são nossos pets”, frisou Morgana.
Participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, e a gerente de Apoio à Agricultura Familiar da AMM, Natacha de Carvalho Luiz.
#PraCegoVer
A foto mostra os participantes durante a reunião no gabinete do secretário de Agricultura, Vicente Falcão. Todos estão acomodados em volta de uma mesa de reunião.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Mais de 60 mil alunos voltam às aulas; veja como evitar congestionamentos
Na próxima terça-feira (21), mais de 60 mil alunos da rede municipal retornam às aulas, às 7h para os estudantes do período matutino e às 13h para os do vespertino, dando sequência ao calendário escolar de 2026, que segue até 18 de dezembro. A exceção são os Ceics e Cmeis, que atendem das 6h às 18h. Foram duas semanas de descanso, necessárias para repor as energias e dar continuidade ao aprendizado, conforme prevê a legislação. O retorno ocorrerá no dia 21 de julho.
Com a volta das atividades, o fluxo de veículos e pedestres também se torna mais intenso, especialmente nos horários de entrada e saída das escolas. Isso exige mais atenção e respeito à sinalização nas proximidades das unidades escolares. Para evitar transtornos, especialmente na região central, onde há obras do BRT em andamento, é fundamental a colaboração de todos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, algumas medidas adotadas por pais, responsáveis e condutores contribuem para que o trânsito flua com mais tranquilidade.
Entre elas estão:
* Planejar o deslocamento e sair de casa com antecedência;
* Respeitar a sinalização de trânsito, os limites de velocidade e as faixas de travessia;
* Evitar filas duplas e estacionamentos em locais proibidos, que comprometem a segurança e a fluidez do trânsito;
* Utilizar exclusivamente os locais permitidos para embarque e desembarque dos estudantes;
* Manter atenção redobrada à circulação de crianças, ciclistas e demais pedestres nas proximidades das unidades escolares;
* Seguir as orientações dos agentes de trânsito, que estarão monitorando e atuando, sempre que necessário, para organizar o fluxo e garantir a segurança dos pedestres.
“Contamos com o apoio das famílias e a compreensão dos demais condutores para que o retorno às aulas ocorra de forma segura. Nossas unidades escolares estão se organizando para receber as crianças e concluir mais uma etapa de aprendizado até o fim do ano”, frisou o secretário de Educação, Reginaldo Teixeira.
A secretária da Semob, coronel Francyanne Lacerda, também destacou que pequenas atitudes de respeito às normas de trânsito contribuem diretamente para a proteção dos estudantes e de toda a comunidade escolar. Durante a semana, blitzes educativas serão realizadas pela equipe de educação para o trânsito nas proximidades das escolas, com o objetivo de conscientizar a população.
O retorno às aulas é sempre um momento especial de reencontros e novas aprendizagens. Para que esse momento aconteça de forma tranquila e acolhedora, a orientação também é para que os pais organizem os materiais e os pertences dos filhos com antecedência e planejem a saída de casa com tempo extra, evitando atrasos.
Ao longo dos dias, também é importante acompanhar as atividades escolares e a organização do material na mochila.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande4 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política5 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política2 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Coluna VIP MT6 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Política3 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Mato Grosso6 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá6 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Cuiabá7 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026













