Cuiabá
Casal cria sorvete de baguncinha para celebrar os 307 anos da Capital
Cuiabá
Em comemoração aos 307 anos de Cuiabá, o casal de empresários Ricardo Alexandre e Andréia Araújo criou um sabor exclusivo e inédito: o sorvete de Baguncinha, desenvolvido especialmente para marcar a data. A novidade pode ser conhecida pelo público durante o Festival do Baguncinha, realizado no Parque das Águas, dentro da programação oficial de aniversário da Capital.
A ideia nasceu do desejo antigo de Ricardo, cuiabano raiz e morador do CPA, em homenagear as próprias origens por meio da gastronomia. Criado em uma família com fortes vínculos culturais, com parentes ribeirinhos e produtores de doces caseiros feitos em sítios, ele sempre fez questão de manter sabores regionais no cardápio da sorveteria Bollato, localizada no CPA, bairro que ele define como “uma cidade dentro de Cuiabá”.
“Ele sempre quis desenvolver o sorvete de Baguncinha. Já era uma ideia antiga, mas a gente não conseguia chegar numa combinação ideal”, conta Andréia.
A base do gelato começou com bacon, ingrediente essencial do tradicional sanduíche cuiabano. A intenção era fazer com que, a cada colherada, o cliente tivesse a lembrança imediata do lanche típico. Mas faltava algo para equilibrar a criação.
Foi então que o casal descobriu o elemento que transformaria a receita: a maionese temperada, adaptada para uma versão doce. “Quando chegamos na formulação da maionese temperada doce, fechou. Ficou perfeito”, explica Andréia. O resultado é um sorvete agridoce, que não é nem excessivamente doce nem salgado, mas que remete fielmente ao sabor marcante do Baguncinha.
Criado especialmente para o aniversário da cidade, o gelato estreou no Festival do Baguncinha, que integra a programação oficial das festividades no Parque das Águas. A celebração começou nesta terça-feira (7) e reuniu mais de 60 mil pessoas já no primeiro dia, com shows nacionais de Dilsinho e da dupla César Menotti & Fabiano.
Nesta quarta-feira (8), data oficial do aniversário de Cuiabá, a programação segue com apresentações de cururu e siriri com os grupos Tradição Cuiabana, Raízes Cuiabanas, Voa Tuiuiú e Coração Tradição Franciscano, além de atrações gospel regionais e do show nacional da Banda Morada. O Festival do Baguncinha,promovido pela Prefeitura em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, segue até sexta-feira (10), com diversas variedades da culinária cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Ilde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
O vereador Ilde Taques (Podemos) avançou nas articulações para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá e convidou o colega Dilemário Alencar (União), líder do prefeito no Legislativo, para integrar sua chapa na disputa pela presidência da Casa.
Segundo Ilde, a composição está praticamente fechada, restando apenas a definição de um último nome para completar o grupo. O parlamentar destacou que a presença de Dilemário agregaria experiência à chapa, citando o histórico de cinco mandatos do vereador e sua atuação política consolidada.
A formação já conta com o próprio Ilde, além dos vereadores Eduardo Magalhães (Republicanos) e Michelly Alencar (União). O grupo ainda trabalha para fechar a quinta vaga, que deverá ocupar a segunda secretaria, enquanto há articulação para incluir a atual presidente Paula Calil (PL) na função de primeira secretária.
O convite ocorre em meio a um cenário de desgaste dentro da base do prefeito Abilio Brunini (PL). Dilemário criticou publicamente o gestor após a sugestão de que ele e Ilde desistissem da disputa para apoiar a reeleição de Paula Calil, o que elevou a tensão entre aliados.
Apesar do ambiente conturbado, Ilde reforçou que não pretende recuar da candidatura e afirmou que segue trabalhando para construir consenso entre os vereadores, buscando uma chapa competitiva sem interferência externa.
A eleição da Mesa Diretora está marcada para o dia 25 de agosto e definirá os parlamentares que comandarão o Legislativo cuiabano no biênio 2027/2028.
-
Cuiabá5 dias atrásEventos apoiados pela Prefeitura de Cuiabá tem programação até 8 de abril
-
Agricultura4 dias atrásAgronegócio brasileiro enfrenta desequilíbrio estrutural com safras recorde e dívida alta
-
Polícia7 dias atrásPolícia Civil prende 96 pessoas em 15 operações de combate ao tráfico na região metropolitana
-
Cuiabá7 dias atrásCâmara e Assembleia garantem aniversário de Cuiabá 2026
-
Várzea Grande1 dia atrásSob comando de Wanderley Cerqueira, Câmara de Várzea Grande mantém ritmo e consolida avanços em 2026
-
Entretenimento7 dias atrásMiguel Rômulo emociona com apresentação de Paixão de Cristo’ no Piauí: ‘Impactam’
-
Mato Grosso7 dias atrásComissão para validar remição de pena pela leitura é instituída em Nortelândia
-
Cuiabá6 dias atrásProcon de Cuiabá orienta consumidores para compras seguras na Páscoa e práticas abusivas

