Cuiabá
Cuiabá libera vacinação contra gripe para toda a população
Cuiabá
A partir desta terça-feira (1º), a vacinação contra a Influenza está oficialmente liberada para toda a população em Cuiabá. A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que autorizou a ampliação do público-alvo da campanha, desde que os municípios mantenham o compromisso de reservar doses suficientes para os grupos prioritários.
Com isso, qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, poderá procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar. A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) reforça, no entanto, que a prioridade segue sendo a imunização das pessoas que integram os grupos mais vulneráveis às formas graves da doença.
“A ampliação do público tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, que ainda está muito abaixo do ideal. Estamos com apenas 34,26% do público-alvo imunizado, o que representa 92.775 doses aplicadas, de um total de 151 mil pessoas. Precisamos melhorar esse índice com urgência”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio.
Ela também destaca que os grupos prioritários continuam sendo foco da campanha, pois são os mais suscetíveis às complicações respiratórias. “As pessoas com maior risco de agravamento, como crianças, idosos, gestantes e doentes crônicos, devem continuar procurando a vacina. E agora, com a abertura para o público geral, recomendamos fortemente que contactantes desses grupos também se vacinem para protegê-los”, completou a secretária.
Quem pode se vacinar agora?
Com a nova etapa, todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a dose da vacina contra a gripe, desde que não apresentem quadro febril agudo ou sintomas gripais no momento da imunização.
Pessoas com febre de causa desconhecida ou com infecções respiratórias ativas devem aguardar a recuperação antes de receber a vacina. Essa medida evita confusões no diagnóstico e garante a eficácia da imunização.
A vacina é segura, gratuita e está disponível em todas as UBSs da capital. A SMS orienta a população a procurar o posto de saúde mais próximo para se proteger e ajudar a conter o avanço das doenças respiratórias na cidade.
#PraCegoVer
A imagem mostra as mãos de uma profissional de saúde preparando a vacina para ser aplicada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projeto social de dança reúne comunidade em apresentação de encerramento em Cuiabá
A comunidade Santa Maria Goretti, no bairro Coophema, recebeu o espetáculo de encerramento do projeto Constellation D2, iniciativa voltada ao ensino de dança regional, dança de rua e balé para crianças e adolescentes. O evento foi realizado na Obra Social Dom Bosco e reuniu familiares, participantes e representantes da Prefeitura de Cuiabá.
A ação integra um projeto social financiado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), por meio de termo de fomento firmado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. Os recursos utilizados foram arrecadados a partir da destinação do Imposto de Renda feita por contribuintes.
Durante a apresentação, os alunos exibiram coreografias desenvolvidas ao longo das atividades promovidas pelo projeto, que utiliza a dança como ferramenta de convivência, inclusão social e desenvolvimento pessoal.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, acompanhou parte do encerramento e destacou a importância da aplicação dos recursos em iniciativas voltadas à infância e adolescência.
“O projeto foi executado com recursos do Fundo da Infância e Adolescência, provenientes da destinação do Imposto de Renda. Esse encerramento também representa uma prestação de contas à população sobre a aplicação desses recursos em ações sociais”, afirmou.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Obra Social Dom Bosco e contou com acompanhamento da coordenação local durante a execução das atividades. Segundo a gestão municipal, iniciativas como essa contribuem para ampliar o acesso à cultura, fortalecer vínculos comunitários e oferecer atividades no contraturno escolar.
O Fundo da Infância e Adolescência é um mecanismo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que permite financiar projetos sociais voltados à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Em Cuiabá, os recursos são destinados a ações aprovadas pelos conselhos responsáveis e executadas por instituições parceiras.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá3 dias atrásInclusão não é favor: é direito constitucional
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura entrega novos veículos para fortalecer atendimentos na saúde pública de Primavera do Leste
-
Várzea Grande6 dias atrásVárzea Grande investe R$ 400 mil em drenagem para acabar com alagamentos no Formigueiro
-
Cuiabá7 dias atrásCuiabá mantém cenário de normalidade para meningite e reforça vacinação na rede municipal
-
Cuiabá6 dias atrásSecretaria da Mulher de Cuiabá oferece cursos gratuitos de unhas de gel e confeitaria
-
Polícia6 dias atrásOperações da Polícia Civil bloqueiam R$ 281 milhões em bens de facções criminosas
-
Política3 dias atrásSeif apresenta balanço do mandato e anuncia licença temporária
-
Política3 dias atrásConselho de Ética aprova 60 dias de suspensão para três deputados por ocupação do Plenário







