Cuiabá

Defesa Civil de Várzea Grande alerta população sobre baixa umidade do ar e reforça medidas de prevenção

Publicado em

Cuiabá

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Várzea Grande emitiu, nesta segunda-feira (27), um alerta à população sobre os riscos provocados pela baixa umidade do ar, que deve variar entre 20% e 30%. A condição é classificada como de perigo potencial e exige atenção, especialmente de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.

Segundo a Defesa Civil, além do aumento do risco de incêndios, a combinação entre baixa umidade e oscilações de temperatura pode agravar problemas respiratórios e elevar a demanda por atendimentos nas unidades de saúde do município.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Jovanil Flores, destaca que a colaboração da população é fundamental para reduzir os impactos típicos do período de estiagem.

“Sempre há uma grande preocupação quando começa o período de estiagem. Por isso, emitimos alertas e orientamos a população sobre os cuidados necessários, principalmente quanto à importância da hidratação. Também reforçamos que as pessoas não devem atear fogo em lixo, folhas secas ou qualquer outro material, pois essa prática aumenta significativamente o risco de incêndios”, ressalta Jovanil.

Recomendações à população

  • Beba bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.
  • Hidrate as vias respiratórias e os olhos com soro fisiológico, quando necessário.
  • Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h.
  • Utilize umidificador de ar ou mantenha recipientes com água e toalhas úmidas nos ambientes.
  • Mantenha a casa limpa para reduzir o acúmulo de poeira.
  • Evite exposição prolongada ao ar-condicionado sem manter uma boa hidratação.
  • Não realize queimadas em quintais, terrenos ou áreas de vegetação.
  • Não descarte bitucas de cigarro em locais com vegetação seca.

Em caso de incêndio urbano ou rural, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Prefeitura e Governo do Estado articulam plano de contingência para Orla do Porto

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo de Mato Grosso articulam um plano de contingência para a Orla do Porto, com ações voltadas à segurança e à recuperação da estrutura do espaço. A articulação ocorreu em reunião realizada no último dia 4 de setembro.

Na ocasião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Fellipe Corrêa, foi recebido pela secretária adjunta de Cidades da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafaela Damiani, que apresentou as ações previstas pelo Governo do Estado para a recuperação da Orla.

Segundo Rafaela Damiani, o Governo do Estado já trabalha na elaboração do projeto, que contempla a reforma do gabião nos pontos em que a estrutura apresenta problemas, a substituição do piso, incluindo os trechos com ladrilhos soltos ou trincados, e a melhoria da iluminação. O projeto também deverá prever uma intervenção geral no prédio do Museu do Rio.

A secretária adjunta informou ainda que a previsão é de que o projeto seja concluído até o final deste mês, para que a contratação da obra ocorra até o final do ano e os serviços possam começar no próximo ano.

Fellipe Corrêa destacou que a articulação com o Estado representa um avanço concreto para a recuperação da Orla do Porto, uma vez que o Governo do Estado já assumiu a elaboração do projeto e estabeleceu um cronograma para as próximas etapas.

“O Governo do Estado se comprometeu com o projeto e já está trabalhando na elaboração. A previsão é que o projeto fique pronto até o final do mês, que a contratação ocorra até o final do ano e que a obra possa começar no ano que vem”, pontuou.

Enquanto o projeto de revitalização avança, a Prefeitura também prepara medidas para ampliar a segurança na região. Entre as ações está a instalação de câmeras de monitoramento no Mercado do Porto e em áreas próximas, dentro de uma estratégia de ampliação do sistema de videomonitoramento da cidade.

A iluminação da Orla também integra o projeto conduzido pelo Governo do Estado. Com essa frente incluída na proposta de recuperação, o município concentrará esforços nas demais ações de sua responsabilidade, especialmente na área de segurança.

O secretário também informou que a Prefeitura pretende avançar na instalação de equipamentos de monitoramento em outros pontos da região. A medida faz parte de um conjunto de ações para melhorar a segurança e contribuir para a retomada da utilização dos espaços públicos.

A Prefeitura avalia ainda alternativas para a gestão futura de equipamentos da região, incluindo a possibilidade de concessão à iniciativa privada. A proposta está relacionada à busca de parceiros para a manutenção e exploração de estruturas após a recuperação dos espaços.

A intervenção deverá contribuir para recuperar a estrutura da Orla do Porto e criar condições para a retomada do espaço como área de convivência, lazer e turismo em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA