Cuiabá

Empresa Cuiabana de Saúde Pública convoca 15 técnicos de enfermagem para início imediato

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), publicou nesta quarta-feira (22) a 18ª convocação de candidatos classificados no cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025/ECSP. A nova chamada contempla 15 profissionais para o cargo de técnico de enfermagem, que deverão se apresentar para entrega de documentos e início das etapas de admissão.

Conforme a Portaria nº 235/2025/ECSP, os convocados devem comparecer entre os dias 22 e 24 de outubro, das 8h às 11h30, na sede da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, localizada na Rua Orivaldo M. de Souza, s/nº, bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

Durante o comparecimento, será necessária a apresentação de documentos originais e cópias exigidos no edital, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidões negativas da Justiça Estadual e Federal, diploma de formação técnica e registro profissional no respectivo conselho, entre outros listados no anexo da portaria.

De acordo com o diretor-geral da ECSP, Israel Silveira Paniago, as convocações seguem ordem de classificação e ocorrem de forma gradual, de acordo com a necessidade da empresa e o planejamento de recomposição do quadro técnico das unidades de saúde municipais.

“Nosso objetivo é fortalecer continuamente as equipes assistenciais e garantir que a rede pública de saúde de Cuiabá mantenha seu funcionamento pleno, com profissionais qualificados e comprometidos com o atendimento à população”, destacou Paniago.

Os nomes dos convocados estão disponíveis na Gazeta Municipal de Cuiabá, edição nº 1229, publicada nesta quarta-feira (22).

Processo Seletivo

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública publicou em março deste ano, na Gazeta Municipal, o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2025/ECSP, destinado ao recrutamento e seleção de profissionais sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O objetivo é preencher vagas e formar cadastro reserva para diversas funções na área da saúde.

O edital contempla cargos de níveis médio, técnico e superior, com atuação prevista no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e no Hospital São Benedito (HMSB). O processo é conduzido pela área de Gestão de Pessoas da ECSP, com validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Os contratos também têm duração inicial de 90 dias, prorrogáveis conforme a necessidade da instituição.

Entre os cargos previstos estão: médicos especialistas (cardiologista, pediatra, cirurgião vascular, entre outros); enfermeiro assistencial; técnico de enfermagem; farmacêutico; fonoaudiólogo; oficial administrativo (recepcionista, porteiro, manutenção).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Educação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá realizou, na sexta-feira (16), o evento Educação Especial Inclusiva: Diálogos em Rede, que reuniu cerca de 150 profissionais no auditório Maestro China, na sede da pasta. O encontro marcou o encerramento de um ciclo de atividades desenvolvido ao longo do ano letivo, em parceria com o Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), e promoveu a troca de experiências, a apresentação de práticas pedagógicas e o planejamento de ações para 2027, considerando os conhecimentos construídos ao longo de 2026. Atualmente, 55 alunos com deficiência visual são atendidos pelo município.

Segundo a coordenadora da Educação Especial da SME, Neuraídes Ribeiro, a parceria proporcionou aos professores das salas de recursos multifuncionais vivências práticas sobre a realidade das pessoas com deficiência visual, além de conhecimentos específicos sobre o braile e sua aplicação no processo de aprendizagem dos estudantes.

“Quando os professores vão até o Instituto dos Cegos, conhecem o ambiente e compreendem como a pessoa com deficiência visual lida com as situações do dia a dia. Somado ao conhecimento específico do braile, isso contribui para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, explicou.

Para Neuraídes, é fundamental reconhecer as capacidades e potencialidades desses estudantes, que vão além das barreiras impostas pela deficiência visual. O aprimoramento das práticas pedagógicas contribui para garantir uma educação inclusiva que respeite as particularidades dos estudantes e favoreça seu desenvolvimento integral.

A programação contou com a apresentação da banda Os Bengalas, formada por pessoas com deficiência visual vinculadas ao Instituto dos Cegos. Os músicos desenvolvem atividades artísticas em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso, demonstrando as possibilidades de participação e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência. Uma das integrantes da banda é a professora de música do Instituto, Sabrina Vitória Souza Santos, que já foi aluna da rede.

“Quando olhamos para uma pessoa com deficiência visual, precisamos pensar em seu desenvolvimento para toda a vida. Apesar da barreira visual, são pessoas com total condição de se desenvolver no contexto da aprendizagem e também profissionalmente, a exemplo dos músicos”, ressaltou.

A diretora pedagógica do Instituto dos Cegos, Délia Claudete Schneider, destacou a importância das formações realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para compartilhar conhecimentos, refletir sobre as práticas pedagógicas e construir propostas para 2027, com base científica e experiências exitosas.

“A inclusão exige condições adequadas para o desenvolvimento dos estudantes, e o Instituto está à disposição para apoiar as escolas, fortalecendo o trabalho conjunto com os profissionais da educação diante dos desafios e das diferentes necessidades da Educação Especial”, ressaltou.

Ivone Machado, diretora de ensino da SME, explicou a importância da parceria com o Instituto dos Cegos, com foco na formação continuada dos profissionais que atendem alunos com deficiência visual.

“Atualmente, temos cerca de 55 estudantes com essa condição na rede, e a capacitação é fundamental para aprimorar as práticas pedagógicas, garantindo mais qualidade no atendimento e no processo de ensino-aprendizagem”, frisou.

O secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, participou da abertura e afirmou que a inclusão é uma parte muito importante da educação.

“Eu sempre falo que os professores têm um desafio enorme pela frente e o enfrentam todos os dias, mas, quando se fala da parte de inclusão, o desafio é um pouco maior, em função de, às vezes, não terem condições suficientes lá na ponta para fazer os atendimentos necessários. O nosso propósito, na Secretaria, é dar esse suporte para que vocês, professores, tenham o apoio e consigam executar um trabalho de excelência para as pessoas que precisam”, pontuou.

O evento reuniu coordenadores pedagógicos, professores das salas de recursos multifuncionais e representantes do Instituto dos Cegos, fortalecendo a integração entre os profissionais e as instituições parceiras.

AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO

Atualmente, o Icemat atende 16 estudantes da rede municipal de ensino, e a meta é encaminhar 100% dos alunos com deficiência visual para atendimento especializado pelo Instituto. A convivência com outras pessoas que compartilham da mesma condição visual contribui para a construção de uma autoimagem positiva e para o reconhecimento das próprias potencialidades.

Para 2027, está prevista a continuidade da parceria para o atendimento dos alunos da rede municipal, a formação continuada dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado e a implantação do Núcleo de Produção e Adaptação de Material para Estudantes com Deficiência Visual, que está em fase de estruturação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA