Cuiabá

Hospitais de Cuiabá oferecem brinquedotecas para crianças internadas

Publicado em

Cuiabá

Crianças internadas na ala pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) contam com profissionais à disposição que as auxiliam na utilização de brinquedos e no desenvolvimento de atividades educacionais.

Os espaços de brinquedoteca estão disponíveis em ambas as unidades hospitalares. No Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, há brinquedos de pelúcia, bonecos da Turma da Mônica, super-heróis, dados, dinossauros, casinhas de plástico, caminhões e outros.

A diretora da unidade, Marlucia de Souza Pereira Costa, explica que a brinquedoteca tem a função de promover o desenvolvimento psicossocial, reduzir o trauma da hospitalização e contribuir para a alegria e o conforto no ambiente hospitalar.

“É um espaço sinônimo de alegria, onde os pais interagem com seus filhos, sendo acolhidos por profissionais e famílias. A humanização aqui é diferenciada. Muitas unidades hospitalares do Brasil não dispõem dessa estrutura que oferecemos”, afirma.

Na ala pediátrica do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, atuam dois fisioterapeutas com pós-graduação em arteterapia e uma psicopedagoga. “Quando a criança está internada e não tem condições de sair da ala pediátrica, nós levamos os brinquedos até a sala de internação, promovendo um momento de bem-estar e descanso psicológico. É um trabalho muito satisfatório”, revela a fisioterapeuta Fernanda Hipólito.

No espaço da brinquedoteca do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), as crianças recebem o apoio da pedagoga hospitalar Elizangela Dias. Ela formula atividades educacionais para manter a aprendizagem escolar durante o período de internação.

“O primeiro passo é verificar a idade da criança. Por exemplo, no dia 21 de setembro foi o Dia da Árvore. Para as crianças menores, eu vou até a sala de internação com desenhos impressos de árvores, recomendo a pintura e explico a origem da data. Aqueles que têm alta médica podem vir até nosso espaço para sentar em bancos coloridos e brincar. Enquanto estão internadas, as crianças ficam fora da sala de aula, mas, graças ao nosso trabalho, seguem aprendendo”, explica.

No Hospital Municipal de Cuiabá, a brinquedoteca conta com bancos e cercas coloridas, paredes decoradas com desenhos de peixes e cavalos-marinhos de plástico e, também, espaços que incentivam a recuperação da saúde dos pequenos logo após a alta.

Cada criança que recebe alta médica registra, com tinta, a marca das mãos no “Mural dos Anjos”. Já as que deixam a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) recebem um “Certificado de Superação”, assinado e carimbado por toda a equipe médica.

“É um espaço de cuidado da saúde e acolhimento afetivo e psicológico. Quando uma criança está internada e o período coincide com a data de aniversário, nossa equipe prepara um bolo para a comemoração”, revela a coordenadora da ala pediátrica do HMC, Rosenil de França Magalhães.

Benefícios

A brinquedoteca proporciona um atendimento mais humanizado à criança e à sua família. Crianças em situação de internação ficam submetidas a sentimentos de estresse e confusão, podendo interpretar a hospitalização como uma forma de punição.

O brincar ameniza esses traumas, oferecendo à criança uma nova perspectiva do hospital e ajudando-a a se preparar para vivenciar situações com as quais não tem familiaridade. A brincadeira faz parte do processo de recuperação e modifica a rotina da criança.

#PraCegoVer

A foto mostra uma sala com brinquedos infantis em armários e também nas paredes. Há ainda mesas com decoração infantil, compondo a brinquedoteca do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ilde Taques intensifica articulação para disputar presidência da Câmara de Cuiabá

Publicados

em

O vereador Ilde Taques (Podemos) afirmou nesta quinta-feira (16) que continua em articulação para viabilizar sua candidatura à Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. Segundo ele, o momento é de intensificar o diálogo com os demais vereadores, independentemente de posicionamento político, com o objetivo de consolidar apoios até a votação.

Taques ressaltou que o processo depende de construção coletiva e que a definição passa, necessariamente, pela capacidade de articulação dentro da Casa.

“É um processo eleitoral, como todos os outros. Até o dia da eleição, a gente tem que trabalhar o voto. São 27 vereadores; independentemente de base ou posição independente, todos votam. E a gente, até o dia 25, vai continuar trabalhando esse voto dos pares”, afirmou.

Ilde também detalhou a composição da chapa que vem sendo construída, reunindo parlamentares de diferentes partidos. A vereadora Paula Calil (PL) foi convidada para assumir a primeira secretaria, enquanto Eduardo Magalhães (Republicanos) deve ficar com a vice-presidência e Michelly Alencar (União) com a segunda vice-presidência.

“Nós estamos definindo apenas uma vaga de segundo secretário. Hoje nós temos a cabeça de chapa com Ilde, presidente. A vereadora Paula foi convidada para ser primeira secretária. O vereador Eduardo Magalhães, como vice-presidente. E a vereadora Michelly como segunda vice-presidente”, explicou

Ao comentar a possibilidade de mudança no regimento interno que permitiria reeleições consecutivas, o vereador demonstrou preocupação com os impactos para a democracia.

“Isso seria um retrocesso para a Câmara Municipal de Cuiabá. Se isso acontecer, o presidente pode ficar seis anos no poder, se perpetuando. Isso é muito ruim para a democracia e para o cidadão cuiabano. Imaginem só seis anos com o mesmo presidente. Eu não acredito que isso vá acontecer”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA