Cuiabá

Isaac Newton conquista título do vôlei feminino nos JECs 2026; Pascoal Moreira Cabral destaca campanha de superação

Publicado em

Cuiabá

O Colégio Isaac Newton conquistou, na noite desta sexta-feira (12), o título do vôlei feminino categoria 15 a 17 anos, dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026. Na decisão disputada no Ginásio Verdinho, no bairro CPA I, a equipe venceu a Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral por 3 sets a 0 e garantiu mais um troféu para sua trajetória na competição.

A final reuniu duas equipes que vêm protagonizando as principais disputas do voleibol escolar cuiabano nos últimos anos. De um lado, o Isaac Newton confirmou o favoritismo construído ao longo da temporada. Do outro, o Pascoal Moreira Cabral voltou a alcançar uma decisão, reforçando a consistência de um trabalho desenvolvido há anos na escola pública.

Segundo o técnico do Pascoal Moreira Cabral, Demétrios Aguiar, a campanha até a final foi resultado do comprometimento das atletas e da continuidade do projeto esportivo da instituição.

“Teve bastante envolvimento e entrega dos atletas. É por esse motivo que conseguimos chegar mais uma vez, pela quinta vez, na final do campeonato de jogos escolares. Houve muito comprometimento e dedicação de um trabalho de base que realizamos há bastante tempo”, afirmou.

Mesmo com o vice-campeonato, o treinador destacou que o resultado faz parte do processo de formação esportiva. “Hoje nós perdemos e isso faz parte do processo que a gente desenvolve com os atletas. Precisamos entender essa questão para continuar trabalhando e buscar superar esse tipo de derrota no futuro”, acrescentou.

Pelo lado campeão, o técnico Márcio Henrique Sobie atribuiu a conquista à preparação realizada desde o início do ano. De acordo com ele, o grupo vem treinando diariamente e disputando competições em níveis mais elevados, sempre com foco no desenvolvimento esportivo e pessoal das atletas.

“Nós trabalhamos muito sério e levamos o esporte como desenvolvimento pessoal, não só como resultado. O objetivo é formar grandes cidadãos, com ética, disciplina e respeito. O resultado vem do trabalho que é feito diariamente”, destacou.

Uma das atletas campeãs, Isabela Collins, ressaltou que a união do grupo foi determinante para a conquista.

“Quando uma desanimava, a outra puxava para cima. A equipe permaneceu focada e alegre durante toda a competição”, disse. A estudante também afirmou que o título representa mais um capítulo importante para a tradição do voleibol do Colégio Isaac Newton.

Do lado do Pascoal Moreira Cabral, a atleta Maria Fernanda Silva Gueles destacou o significado da campanha para a escola.

“É uma tradição que a gente tem há cinco anos chegar a uma final contra o Isaac Newton. Mesmo sem tantos recursos, conseguimos chegar até aqui pela vontade e pela garra que temos”, afirmou. Para ela, a principal lição deixada pela competição é a perseverança. “O aprendizado é não desistir e continuar acreditando no trabalho da equipe”.

A presença das famílias também marcou a decisão. Pai da atleta Ana Beatriz Ouro, Célio Camilo dos Santos acompanhou a trajetória da filha durante a competição e comemorou a conquista do título.

“Fiz de tudo para acompanhar os jogos dela. Hoje consegui chegar para a final e estou muito feliz por vê-las campeãs”, relatou. Para ele, o esporte escolar contribui diretamente para a formação dos jovens e para a construção de projetos de vida.

Familiares das atletas do Pascoal Moreira Cabral também destacaram a importância do esporte na formação pessoal. A estudante universitária Melissa Gomes Lira elogiou o empenho da equipe e o trabalho realizado na escola pública. Já a mãe Ana Dias ressaltou que a participação na competição demonstra que dedicação e esforço podem superar limitações estruturais.

Para o coordenador da modalidade vôlei dos JECs 2026, Bruno Henrique Pinheiro, a competição apresentou crescimento técnico e aumento no número de equipes participantes. Segundo ele, a rivalidade entre Isaac Newton e Pascoal Moreira Cabral é reflexo da qualidade dos projetos esportivos desenvolvidos pelas duas instituições.

“Nesses últimos anos, as finais têm sido marcadas pela presença dessas equipes. Isso é resultado do bom trabalho realizado pelos profissionais que atuam nas escolas e do incentivo dado ao esporte escolar”, avaliou.

Bruno também destacou que a edição de 2026 superou as expectativas da organização, com a participação de novas equipes e o fortalecimento do voleibol escolar no município. “A cada ano estamos elevando o nível da competição e recebendo uma resposta muito positiva das escolas e dos profissionais envolvidos”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Assembleia Legislativa retoma sessões com aprovação de 28 projetos em plenário

Publicados

em

Com quatro pedidos de vista, um projeto de lei retirado da pauta, um arquivado e 28 projetos aprovados, as duas sessões ordinárias realizadas nesta quarta-feira (12) marcaram a retomada dos trabalhos legislativos em plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), após o recesso parlamentar. A próxima reunião será dia 19 de agosto, a partir das 9hs.

Entre as matérias aprovadas, está, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 693/2026, de autoria do Poder Executivo, aposto a Mensagem nº 91/2026, que autoriza o governo, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a celebrar convênio, termo de cooperação, termo de adesão ou instrumento congênere com a Associação Nacional dos Detrans (AND).

E o Projeto de Lei nº 2.061/2023, que dispõe sobre o uso do nome afetivo nos cadastros das instituições escolares, de saúde, cultura e lazer por crianças e adolescentes sob guarda provisória, durante o processo de adoção.

Além disso, também foram aprovados os projetos de Lei nº 1420/2024, que institui o Selo Produto Mato-grossense e estabelece outras providências; o 1952/25 que dispõe sobre a Política Estadual de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, institui o Sistema Estadual de Geologia e Recursos Minerais e o Conselho Estadual de Geologia e Recursos Minerais, e adota outras providências.

O PL 1075/2025 que institui a Política Estadual de Apoio às Costureiras, Alfaiates e Coletivos de Moda Popular, voltada à valorização, capacitação, formalização e fortalecimento da cadeia têxtil de Mato Grosso. E o 806/2026 que dispõe sobre medidas de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva em concursos públicos.

Também estão aprovados os projetos de lei: 489/2026, 548/2024, 1813/2024, 734/2025, 1727/2025, o PLC 53/2026, em 2ª votação, que altera a Lei nº 6.176, de 18 de janeiro de 1993, que dispõe sobre a organização e funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e dá outras providências, para alterar a composição do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e dá outras providências, de autoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Com parecer contrário foi arquivado o PL 786/2024 que dispõe sobre a necessidade de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos, em estacionamentos privados de uso coletivo, e em estacionamentos e vias públicas no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA