Cuiabá
Livro com histórias “da Vovó do Coxipó” é lançado e distribuídos para alunos de Cuiabá
Cuiabá
Para fortalecer a identidade cultural e ampliar o repertório educacional dos alunos da rede municipal de Cuiabá, será lançado nessa quinta-feira (16), o livro “Histórias da Vovó do Coxipó”, de autoria de Flavio Ferreira, em parceria com a Editora Memória Brasileira. O evento será realizado às 19h no Cine Teatro e contará com a participação de gestores das escolas da rede municipal de ensino.
A obra foi editada com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá e contempla a distribuição gratuita de parte da tiragem para a rede municipal. Cada unidade escolar receberá exemplares que servirão como material de apoio para atividades pedagógicas em sala de aula, incentivando o resgate da memória, da cultura e das tradições locais.
O lançamento integra um conjunto de ações desenvolvidas em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Cine Teatro Cuiabá, voltadas à ampliação do acesso à cultura para estudantes da rede pública municipal.
Entre essas iniciativas está o projeto “Cinema para Todos”, que já vem sendo realizado e promove sessões semanais de cinema para alunos da rede municipal, sempre às terças-feiras. A proposta é utilizar a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica, com a exibição de filmes que abordam a cultura e o patrimônio histórico.
A ação contribui para fortalecer a identidade cultural dos estudantes e ampliar o repertório educacional, conectando o conteúdo trabalhado em sala de aula a experiências culturais fora do ambiente escolar.
Durante o evento, gestores escolares também participarão de um momento de integração e alinhamento das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Serviço
- Evento: Lançamento do livro “Histórias da Vovó do Coxipó”
- Data: 16 de abril de 2026
- Horário: 19h
- Local: Cine Teatro Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá planta 150 mudas de árvores no bairro Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá plantou 150 mudas de árvores na Avenida Sebastião Gomes Guimarães, no bairro Pedra 90, nesta sexta-feira (16). A ação integra o Projeto Verde em Ação, que tem como objetivo ampliar a arborização urbana, contribuir para a redução do calor e melhorar a qualidade ambiental dos espaços públicos da capital.
O plantio foi realizado pelo município, por meio do Horto Florestal e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em parceria com o Programa Verde Novo e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Com a ação desta sexta-feira, o Projeto Verde em Ação chega a 890 mudas plantadas nas últimas quatro semanas. Antes do plantio no Pedra 90, a iniciativa contabilizava 740 mudas.
O diretor de Planejamento Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Fábio Moura, destacou a importância da participação dos moradores na conservação das árvores e pediu a colaboração da comunidade para garantir o desenvolvimento das mudas.
“Gostaria de pedir também à população, às casas aqui em volta, que nos ajudem a manter essas mudas. Se houver algum dano, procurem a Secretaria, procurem o Horto Florestal, que a equipe vem até o local para fazer a substituição. Temos que garantir a sobrevivência das árvores”, afirmou.
A arborização urbana contribui para amenizar os efeitos das altas temperaturas, melhorar as condições ambientais e ampliar as áreas verdes destinadas à convivência da população.
A continuidade do projeto busca expandir a cobertura vegetal em diferentes regiões de Cuiabá e incentivar o cuidado coletivo com os espaços públicos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião12 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












