Cuiabá
Missa dos 305 anos no Coxipó do Ouro abre caminho para celebração ampliada em 2027
Cuiabá
A missa que marcou os 305 anos da primeira celebração em solo mato-grossense, realizada no último sábado (21), na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Coxipó do Ouro, pode ter sido também o ponto de partida para um projeto ainda maior.
Durante a homilia e reforçando a ideia ao final da celebração, o padre Raul Felipe da Cruz Berto sugeriu, em tom espontâneo e descontraído, a possibilidade de uma comemoração mais ampla em 2027, quando serão celebrados os 306 anos da primeira missa realizada em 21 de fevereiro de 1721, marco da presença católica na região hoje conhecida como Coxipó do Ouro, em Cuiabá.
A proposta não surgiu como anúncio formal, mas como um desejo lançado à comunidade e às lideranças religiosas. “Quem sabe, no próximo ano, possamos celebrar ainda maior, com mais padres, quem sabe com os bispos do regional. Temos tempo para sonhar e organizar”, afirmou o sacerdote, destacando que a ideia pode amadurecer ao longo dos próximos meses.
Continuidade de um marco histórico
A celebração deste ano relembrou os 305 anos da primeira missa celebrada pelo padre Jerônimo Botelho, em um território ainda em formação, antes mesmo da construção do templo erguido em 1825. Cerca de 60 pessoas participaram da missa, número que reforçou o caráter comunitário do encontro e, ao mesmo tempo, evidenciou o potencial de crescimento da celebração nos próximos anos.
Desde 2025, o 21 de fevereiro integra oficialmente o calendário municipal, após a sanção da Lei nº 7.242 pelo prefeito Abílio Jacques Brunini Moumer. O reconhecimento institucional consolidou a data como marco da história religiosa e cultural da capital.
A eventual ampliação da celebração em 2027 dialoga justamente com esse novo momento: a data já não é apenas tradição comunitária, mas também patrimônio oficialmente reconhecido do município.
Organização e articulação cultural
A missa deste sábado contou com organização da Secretaria Municipal de Cultura. A secretária adjunta de Cultura, Vilmara da Silva Vidica, acompanhou de perto os preparativos e a articulação para que a celebração ocorresse dentro do calendário oficial instituído no ano passado.
Para ela, a construção de uma comemoração ainda mais estruturada no próximo ano é um caminho natural. “Quando falamos da primeira missa em solo mato-grossense, falamos de um marco da nossa história. A cultura também passa pela preservação da memória e das nossas origens. Se houver a possibilidade de ampliar a celebração em 2027, certamente será um trabalho construído em conjunto, com diálogo e planejamento”, afirmou.
A atuação da pasta neste ano envolveu apoio logístico, articulação institucional e integração da celebração ao calendário cultural do município, etapas fundamentais para garantir que o evento ocorresse com organização e respeito à relevância histórica da data.
Entre memória e futuro
Na homilia que recordou as leituras proclamadas em 1721, incluindo a passagem “Basta-te a minha graça” e a Parábola do Semeador, o padre Raul traçou um paralelo entre a semente lançada há três séculos e a fé que se espalhou por todo o Centro-Oeste brasileiro.
A sugestão de uma celebração ampliada em 2027 surge como desdobramento simbólico dessa mesma imagem: a semente que continua germinando.
Aos 305 anos, a data reafirma sua força como referência espiritual e identitária. Aos 306, poderá representar também um novo passo na valorização histórica e cultural do Coxipó do Ouro, unindo Igreja, poder público e comunidade em torno de um patrimônio que atravessa gerações.
Se a ideia amadurecer, 2027 poderá marcar não apenas mais um aniversário, mas um capítulo ampliado de um marco que começou em 1721 e segue vivo na memória e na fé do povo cuiabano.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeito lança projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola” com oferta de 2,6 mil vagas gratuitas em Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, lança às 16h desta terça-feira (2) o projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola”, uma iniciativa que amplia o acesso gratuito ao esporte para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos da capital. O evento será realizado no Centro de Treinamento Manoel Dresch, do Cuiabá Esporte Clube, no Distrito Industrial.
A proposta reforça a política pública da gestão municipal de integrar esporte, educação e inclusão social. Reformulado e ampliado, o programa disponibiliza 2.600 vagas imediatas em diversas modalidades esportivas, distribuídas em ginásios, quadras e espaços públicos de diferentes regiões da cidade.
Além de incentivar a prática esportiva, o projeto busca estimular o bom desempenho escolar, a disciplina, o respeito e a formação cidadã. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o esporte é uma ferramenta estratégica para afastar crianças e adolescentes da violência, promover hábitos saudáveis e fortalecer os vínculos comunitários.
Entre as modalidades oferecidas estão futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, badminton, tênis de mesa, beach tênis, capoeira, hóquei indoor, treinamento funcional, dança, ginástica e atividades voltadas ao público sênior. Todas as aulas serão conduzidas por profissionais habilitados e acontecerão em polos espalhados pela capital.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo aplicativo Cuiabá Smart. Também haverá atendimento presencial nos locais das atividades para auxiliar os interessados.
A cerimônia de lançamento contará com a presença de autoridades municipais, representantes do esporte cuiabano, professores e alunos que serão beneficiados pela iniciativa.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do projeto “Bom de Esporte, Bom de Escola”
Quando: Terça-feira (2), às 16h
Onde: Centro de Treinamento Manoel Dresch, Cuiabá Esporte Clube, Distrito Industrial
Quem: Prefeito Abilio Brunini, secretário municipal de Esporte e Lazer Jefferson Neves, autoridades, professores e alunos participantes do programa.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Coluna VIP MT7 dias atrásEL TEMPLO 2026 Sinti Contas
-
Mato Grosso7 dias atrásWellington Fagundes, Janaína Riva e Thiago Silva transformam show religioso em palco político e público reage
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Coluna VIP MT7 dias atrásSUNSET PRINCIPE DO ALCOOL
-
Política5 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Entretenimento7 dias atrásExposul 2026 Prefeito Claudio Ferreira garante aporte para entrada gratuita e grandes shows nacionais.
-
Cuiabá7 dias atrásPELA PRIMEIRA VEZ PREFEITO CLAUDIO FERREIRA GARANTE ENTRADA GRATUITA TODOS OS DIAS NA EXPOSUL
-
Política7 dias atrásLei estabelece limite de 30 dias para INSS pagar salário-maternidade








