Cuiabá
Prefeito conhece e afirma que apresentará modelo de transporte ART ao governador
Cuiabá
Nesta quinta-feira (6), durante a agenda oficial na China, o prefeito de Cuiabá anunciou que irá sugerir ao governador Mauro Mendes e ao vice-governador Otaviano Pivetta a adoção do ART (Autonomous Rail Transit) como novo modal de mobilidade para a capital. O sistema, utilizado em diversas cidades chinesas, opera com veículos articulados, 100% automáticos, sem necessidade de trilhos, estações complexas ou obras estruturantes, podendo circular em qualquer via já existente, com baixo custo de implantação e alta eficiência.
Abilio Brunini afirmou que a visita às empresas fabricantes de ART e veículos automáticos confirmou que a tecnologia é totalmente compatível com a realidade de Cuiabá. “Valeu a pena estarmos aqui para assistir tudo isso. Andamos bastante, mas valeu a pena. Agora vamos conversar com o governador, com o vice Otaviano Pivetta, com Mauro Mendes, e mostrar que o caminho é esse. Nós não queremos mais ônibus para Cuiabá. Não é o BRT a solução. A solução é esse modal inteligente, econômico, eficiente, moderno e seguro. Vamos pra cima”, declarou o prefeito.
O vereador Demilson Nogueira, que acompanha a missão junto ao prefeito, ao secretário municipal Fernando Medeiros e ao vereador Eduardo Magalhães, destacou que o modelo oferece exatamente o que Cuiabá precisa: inovação sem demolição. “Tô muito feliz. A solução existe, a gente viu ela aqui. E não é cara. E o mais importante: não precisa quebrar nada. Só melhorar a infraestrutura e colocar para rodar”, afirmou.
A quinta-feira encerrou uma das agendas mais intensas da comitiva na China, com visitas técnicas às empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos veículos automáticos e do sistema ART. A delegação teve acesso a demonstrações práticas, centros de controle, linhas em operação e reuniões com engenheiros responsáveis pelos projetos.
Desde segunda-feira, a missão percorreu Beijing, Shanghai, Suzhou e Yiwu, dialogando com autoridades e representantes chineses sobre mobilidade inteligente, sustentabilidade, inovação industrial, comércio internacional e atração de investimentos. O prefeito reforça que o objetivo é revolucionar o transporte coletivo da capital e abrir novas frentes econômicas que conectem Cuiabá ao mercado asiático.
Com apoio da Câmara Municipal, a missão também conta com a participação da ISA – Instância dos Vereadores, que segundo o prefeito, terá papel essencial na transparência e na divulgação das alternativas de transporte que serão apresentadas ao Executivo e à população.
A comitiva retorna ao Brasil com estudos, propostas, relatórios técnicos e possibilidades reais de parceria internacional para transformar a mobilidade urbana de Cuiabá nos próximos anos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Pedal da Semob celebra oito anos com edição especial e consolida incentivo ao esporte e à convivência em Cuiabá
A edição desta terça-feira (21) do Pedal da Semob marcará a comemoração dos oito anos de um projeto que se consolidou como uma das principais ações permanentes de incentivo ao ciclismo, à atividade física e à ocupação dos espaços públicos em Cuiabá. Desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Esportes e Atividades de Rua, vinculada à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a iniciativa reúne atualmente mais de 400 ciclistas a cada semana.
Criado em 2018 para estimular agentes de trânsito a adotarem hábitos mais saudáveis, o projeto ampliou seu alcance ao longo dos anos e passou a reunir famílias, ciclistas amadores, crianças, idosos e pessoas com deficiência, transformando-se em um espaço de esporte, lazer, integração social e incentivo à mobilidade ativa.
Como parte da programação comemorativa, os participantes farão uma parada no novo Armazém Mamur para um momento de confraternização e hidratação, com distribuição de frutas, caldo, açaí e outros alimentos para reposição de energia antes da continuidade do percurso.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Mateus Silva Alves, o projeto representa muito mais do que uma atividade esportiva, ao reunir saúde, cidadania e solidariedade em uma única iniciativa.
“O Pedal da Semob, além de incentivar a prática esportiva, é também uma importante ferramenta na conscientização para um trânsito seguro. Somado a isso, trata-se de uma atividade voltada para fins sociais, com a arrecadação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, o que reforça ainda mais a grande importância dessa iniciativa para a população cuiabana”, destacou.
Além de incentivar a prática esportiva, o Pedal da Semob também promove a educação para o trânsito e fortalece a convivência comunitária. Ao longo de sua trajetória, o grupo percorreu diferentes regiões da capital, passando por praças, parques, Centro Histórico e diversos bairros, aproximando a população dos espaços públicos e contribuindo para movimentar o comércio local.
O projeto também acumula resultados na área social. Durante as oito edições do Pedal Ecológico, foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos destinadas a instituições e famílias em situação de vulnerabilidade.
A concentração para a edição comemorativa será realizada, como de costume, na Orla do Porto II, a partir das 19h. Às 20h, os participantes recebem orientações de segurança antes da saída. Todo o trajeto conta com acompanhamento de agentes de trânsito, apoio da Polícia Militar, veículo de apoio para bicicletas, carro de som e viaturas que garantem a segurança dos ciclistas.
O Pedal da Semob é gratuito e aberto à população, sem necessidade de inscrição prévia. Crianças e adolescentes podem participar desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis.
SERVIÇO
Pedal da Semob – Edição comemorativa de 8 anos
Data: terça-feira (21 de julho)
Horário: concentração às 19h e saída às 20h
Local: Orla do Porto II – Cuiabá
Participação: gratuita e aberta ao público. Menores devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política5 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura4 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política6 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Política6 dias atrásProjeto que pune divulgação de imagens de vítimas de crimes e acidentes volta à Câmara













