Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá atende 3,5 mil crianças em avaliação nutricional

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá concluiu nesta terça-feira (11) a avaliação nutricional de estudantes matriculados em creches e escolas públicas. No total, 3.567 crianças foram atendidas neste ano. As políticas de segurança alimentar na rede pública de ensino atendem a uma das determinações do prefeito Abilio Brunini.

Nos períodos matutino e vespertino, crianças matriculadas na Escola Tereza Lobo, localizada no bairro Dom Aquino, tiveram o IMC (Índice de Massa Corporal) medido pelo nutricionista Vinicius Martin e por três estagiárias da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) que integram a Coordenadoria de Nutrição Escolar, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os resultados serão entregues à direção escolar, que será responsável por comunicar aos pais ou responsáveis a avaliação nutricional.

A coordenadora de Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani Minas Novas, explica que esse trabalho é essencial para garantir a execução de um plano nutricional que assegure a segurança alimentar, um dos direitos das crianças e adolescentes garantidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Essa atividade de medir o IMC das crianças é justamente para auxiliar na identificação daqueles que apresentam desvios no estado nutricional. São exemplos crianças com desnutrição, excesso de peso ou obesidade. A partir dessa identificação, enquanto setor responsável pela alimentação dos alunos, realizamos ações que podem minimizar esses problemas, como planejar e melhorar os cardápios escolares e promover atividades de educação alimentar”, explica.

Se, eventualmente, alguma criança for identificada com problemas nutricionais decorrentes de insegurança alimentar, a equipe de nutricionistas recomenda hábitos de alimentação saudável, incentivando o consumo de frutas e hortaliças e, quando necessário, encaminhando para atendimento na rede pública de saúde.

“Tudo isso favorece a promoção da saúde e do aprendizado, já que crianças bem nutridas têm melhor desempenho escolar, concentração e frequência. Assim, a avaliação nutricional permite que a Prefeitura de Cuiabá realize intervenções precoces, prevenindo doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida das crianças”, conclui a coordenadora de Alimentação Escolar, Dryeli Sthefani.

Ao longo de 2025, foram atendidas crianças das escolas Caic Francisca de Arruda, Constança Figueiredo Palma, Irmã Maria Betty, Joana D’Arc, Quintino Freitas, São Sebastião, Tereza Benguela e Vereador Paulo, além dos Centros Municipais de Educação Infantil Auro Ida e Leonel Brizola.

#PraCegoVer

A foto ilustra uma criança em sala de aula, vestida com o uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, tendo a altura medida com equipamentos de madeira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Feriado com interdições para avanço de obras e realização de procissões na Capital

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que haverá intervenções viárias em diferentes regiões de Cuiabá durante o feriado desta quinta-feira, 4 de junho. As medidas são necessárias para a execução de serviços de infraestrutura urbana e foram programadas para a data devido ao menor fluxo de veículos, reduzindo os impactos à mobilidade da população. As intervenções ocorrerão em diferentes horários. Também haverá interdições parciais em vários locais para a realização de seis procissões religiosas em razão da celebração de Corpus Christi.

Na Avenida Miguel Sutil, no bairro Pico do Amor, ocorrerá interdição parcial nos cruzamentos com a Avenida General Mello e com a Rua Osvaldo Cruz, a partir das 6h. Os serviços exigirão alterações temporárias no tráfego, sendo necessária atenção redobrada por parte dos condutores que circularem pela região.

Também haverá interdição total, a partir das 7h30, da Rua Tenente Thogo da Silva Pereira, no Centro, no trecho compreendido entre a Rua Joaquim Murtinho e a Rua Barão de Melgaço.

A partir das 10h, na Rua Presidente Afonso Pena, no bairro Quilombo, haverá interdições para a realização de serviços na rede de esgoto. Os trabalhos ocorrerão nos trechos compreendidos entre a Rua Presidente José Linhares e a Rua Presidente Epitácio Pessoa, bem como entre a Rua Tenente Eulálio Guerra e a Avenida São Sebastião. A execução será realizada de forma gradual, com autorização para o fechamento de apenas uma quadra por vez, buscando minimizar os transtornos à circulação de veículos e pedestres.

A orientação aos motoristas é que planejem seus deslocamentos com antecedência, respeitem a sinalização temporária implantada nos locais e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas.

Os agentes de trânsito acompanharão os pontos de intervenção a fim de garantir a segurança viária durante toda a execução das atividades.

Apoio operacional

Agentes estarão atuando no apoio operacional às seis procissões religiosas previstas para o feriado. O trabalho consiste no acompanhamento do deslocamento dos fiéis entre as igrejas, com bloqueios temporários que são realizados e liberados conforme o avanço das procissões.

06h20 – Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens. Saída da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, na Praça Santos Dumont, com deslocamento até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça do Cai Cai.

06h30 – Paróquia São José Operário. Saída da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Paulista, com deslocamento até a Capela São João Batista, no bairro Grande Terceiro.

07h30 – Paróquia Coração Imaculado de Maria. Saída da Comunidade São Francisco, no bairro Vila da Serra I, com deslocamento até a Comunidade São José, no bairro Primeiro de Março.

16h15 – Capela São Pedro de Alcântara. Saída da Capela São Pedro de Alcântara, no bairro Boa Esperança, percorrendo algumas ruas do bairro e retornando ao ponto de partida.

17h – Arquidiocese de Cuiabá, Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus. Saída do Ginásio Poliesportivo São Gonçalo, com deslocamento pela Avenida Tenente Coronel Duarte e Avenida Getúlio Vargas até a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

18h30 – Paróquia Sagrada Família. Saída do Parque Tia Nair, seguindo pela Avenida Érico Preza, Avenida Governador Dante de Oliveira Martins e Rua Itália Malpice de Barros, finalizando na Paróquia Sagrada Família, no bairro Carumbé.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA