Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado garantem R$ 6 milhões para implantação da Casa do Autista
Cuiabá
Uma parceria inédita entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado garantirá R$ 6 milhões para a construção do Complexo da Casa do Autista na capital, que será instalado no prédio do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas, no Centro. Com o projeto-executivo em fase adiantada de conclusão, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas nas próximas semanas, marcando um novo avanço na política de inclusão e atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.
O projeto conta com o apoio direto do Estado, por meio do vice-governador Otaviano Pivetta e do secretário de Educação, Amauri Monge, e tem como objetivo transformar o espaço em um centro de referência para atendimento integrado nas áreas de educação, saúde, inclusão social, esporte e lazer, além de fortalecer a rede de apoio às famílias.
O prédio do antigo Nilo Póvoas possui dois pavimentos, anfiteatro, quadra poliesportiva e dezenas de salas, o que possibilitará a implantação de múltiplos serviços especializados em um único complexo. Após a formalização do acordo de cooperação que transferiu a gestão do imóvel ao município, o local já passou por limpeza e organização para dar início à fase de obras.
O secretário de Educação, Amauri Monge, destacou que o projeto é resultado de uma construção institucional sólida. “Essa articulação feita com o vice-governador Otaviano Pivetta representa uma verdadeira aliança entre os poderes. Soma-se a isso o empenho da primeira-dama Samantha Iris e a meta definida pelo prefeito Abilio Brunini de consolidar uma política pública permanente voltada à inclusão e ao atendimento das pessoas com autismo em Cuiabá”, afirmou.
A primeira-dama e vereadora Samantha Iris tem liderado a articulação do projeto, buscando referências nacionais, parcerias técnicas e modelos de gestão capazes de garantir sustentabilidade e qualidade no atendimento. A iniciativa integra o planejamento estratégico da gestão do prefeito Abilio Brunini, que aposta na ampliação da rede de atendimento especializado como um dos eixos prioritários da administração.
Com a implantação da Casa do Autista no antigo Colégio Nilo Póvoas, Cuiabá avança para se tornar referência estadual no acolhimento, na inclusão e no cuidado com pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Abilio nomeia “Japonês da Federal” na Secretaria Municipal de Governo
O prefeito Abilio Brunini (PL) fez uma mudança no seu staff e nomeou o “Japonês da Federal“, Newton Hidenori Ishii, para ser o novo secretário-adjunto de Governo da Capital. A nomeação foi oficializada pelo Ato GP nº 381/2026 e tem validade a partir desta segunda-feira, 2 de março de 2026.
Ishii, que ganhou notoriedade nacional durante a Operação Lava Jato, atuará diretamente na Secretaria Municipal de Governo. Entre suas principais funções estão o auxílio na articulação institucional por meio de compliance, buscando dar maior eficiência técnica e administrativa à gestão.
Abilio destacou que o convite foi aceito para reforçar o cumprimento de normas e regras dentro da administração pública.
“Newton é uma figura conhecida, experiente e inteligente. Fiz o convite para que ele atue na prefeitura pelo período em que estiver em Cuiabá, e ele aceitou. Agora ele vai fortalecer nossa gestão, com capacitação de colaboradores para o cumprimento de normas e regras na gestão pública”, ressalta o prefeito Abilio.
-
Mato Grosso2 dias atrásEvento pelo Dia da Mulher reúne mais de 400 participantes em Trivelato com palestras, show e jantar especial
-
Mato Grosso2 dias atrásPrimavera do Leste recebe visita técnica internacional e amplia articulações para novas parcerias no agronegócio
-
Linha direta5 dias atrásCâmara Municipal de Várzea Grande oferece curso preparatório para processo seletivo
-
Cuiabá5 dias atrásUnimed Cuiabá reforça compromisso social e amplia serviços de saúde no Multiação 2026
-
Mato Grosso7 dias atrásContas de governo do ex-prefeito Fábio Faria são aprovadas pelo TCE/MT
-
Cuiabá5 dias atrásAbilio nomeia “Japonês da Federal” na Secretaria Municipal de Governo
-
Polícia5 dias atrásPM abre procedimento para identificar policiais acusados de estuprar adolescente em MT
-
Mato Grosso4 dias atrásDESTAQUE POLÍTICO: MDB de Mato Grosso reforça quadros com filiações e recebe nomes de peso para as próximas eleições





