Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá forneceu alimentação especial a 848 alunos em 2025

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá forneceu alimentação especial a 848 alunos matriculados em escolas e creches durante o ano de 2025. Os dados são da Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNE), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME).

As principais patologias atendidas foram APLV (alergia à proteína do leite de vaca – 147 alunos), intolerância à lactose (167 alunos), TEA (Transtorno do Espectro Autista – 207 alunos), alergia ao ovo (35 alunos), doença celíaca, diabetes tipo 1, refluxo gastroesofágico, doença renal e alergias múltiplas (quando há várias alergias alimentares ao mesmo tempo).

Além dessas patologias, houve também o atendimento de alunos com restrição à carne suína devido à motivação religiosa e alguns casos mais específicos, como alunos com distrofia muscular (condição genética), síndrome de Down e paralisia cerebral.

“É um compromisso da gestão do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samatha Iris em garantir nas escolas boas condições de aprendizagem aos alunos e alimentação aos alunos especiais. Temos uma equipe de nutricionistas e gastrônomos comprometidos com a qualidade da merenda escolar e em atender às condições específicas quando demandados. Somos muito agradecidos a esses profissionais”. destaca o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

As principais patologias atendidas pela equipe de nutrição da Prefeitura de Cuiabá foram as seguintes: APLV (alergia à proteína do leite de vaca) – 147 alunos, intolerância à lactose – 167 alunos, TEA (Transtorno do Espectro Autista) – 207 alunos, alergia ao ovo – 35 alunos, doença celíaca, diabetes tipo 1, refluxo gastroesofágico, doença renal e alergias múltiplas, casos em que várias alergias alimentares são registradas.

Além dessas patologias, houve também o atendimento de alunos com restrição à carne suína devido à motivação religiosa e alguns casos mais específicos, como alunos com distrofia muscular (condição genética), síndrome de Down e paralisia cerebral.

Para conseguir atender a esses alunos, a equipe de nutricionistas da Prefeitura de Cuiabá elaborou cardápios especiais individualizados. Esse procedimento avaliou cada particularidade, chegando até a disponibilizar produtos específicos.

Nos casos dos bebês do Berçário de CEIC (Centros Educacionais Infantis) e CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil), que utilizam apenas o leite como única forma de alimento, a Coordenadoria de Nutrição Escolar enviou as fórmulas infantis próprias para as patologias dessa idade.

São exemplos as fórmulas à base de soja, fórmulas isentas de lactose, fórmulas com proteína extensamente hidrolisada e ainda a fórmula à base de aminoácidos livres, que chega a ter um custo de R$ 400,00 por lata.

Para os alunos maiores, os cardápios especiais tiveram preparações adaptadas a cada patologia com a inclusão de alimentos como tapioca, macarrão de arroz, adoçante, azeite de oliva, leite sem lactose, leite de soja, aveia, geleia diet e geleia sem açúcar, biscoito de arroz, entre outros.

Orientações para solicitar o cardápio especial para 2026

Os pais ou responsáveis devem apresentar no ato de matrícula do aluno um laudo que descreva a patologia alimentar. São aceitos laudos/relatórios de médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Após essa identificação inicial, o gestor da unidade escolar, deve encaminhar esse documento para a CNE (Coordenadoria de Nutrição Escolar), junto com as seguintes informações: data de nascimento do aluno, turma e período que está matriculado, nome e telefone dos responsáveis.

Para as crianças que possuem restrição à carne suína são aceitos tanto declaração emitida pela entidade religiosa como também declaração preenchida pelos responsáveis do aluno.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Casa Cuiabana avança para etapa final e se aproxima da assinatura de contratos

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, segue com os trâmites finais do primeiro ciclo do Programa Casa Cuiabana. Atualmente, o processo está na etapa de análise das inconformidades apontadas pela Caixa Econômica Federal e das defesas apresentadas pelos candidatos por meio do Município.

A previsão é de que a lista final dos beneficiários seja publicada até setembro, contemplando 192 apartamentos no Residencial Tijucal e 500 no Residencial Comodoro.

Após a conclusão desta fase, o próximo passo será o início do Trabalho Técnico Social com as famílias consideradas aptas. Essa etapa inclui o sorteio dos endereços das unidades habitacionais, checklist dos apartamentos, entrega oficial com assinatura dos contratos, cursos de geração de trabalho e renda, educação sanitária e patrimonial, organização comunitária, constituição da associação de moradores, entre outras ações.

Desde o lançamento do programa, todas as etapas previstas no edital vêm sendo cumpridas com o objetivo de garantir transparência, segurança jurídica e assegurar que as unidades habitacionais sejam destinadas às famílias que atendam integralmente aos critérios estabelecidos pela política habitacional. As inscrições ocorreram entre os dias 15 de julho e 19 de setembro de 2025, período em que foram registrados 83.991 cadastros. Em 10 de outubro de 2025, a Prefeitura divulgou a relação das inscrições deferidas no Programa Casa Cuiabana. O primeiro sorteio foi realizado em 12 de dezembro de 2025, contemplando mil candidatos, sendo 500 titulares e 500 integrantes do cadastro de reserva.

Todos os sorteados tiveram entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026 para comparecer à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária e comprovar as informações declaradas no cadastro.

Em fevereiro de 2026, foi divulgada a primeira lista preliminar de análise de compatibilidade dos candidatos sorteados no Programa Casa Cuiabana, publicada em edição suplementar da Gazeta Municipal. A relação contemplou 189 candidatos classificados como compatíveis e 420 como incompatíveis. Os candidatos considerados incompatíveis puderam interpor recurso administrativo entre os dias 23 e 27 de fevereiro.

Em março de 2026, a Secretaria convocou os 189 candidatos sorteados considerados compatíveis na etapa de análise documental para assinatura da Declaração de Beneficiário. Já os 420 candidatos classificados como incompatíveis tiveram prazo recursal entre os dias 23 e 27 de fevereiro, conforme estabelecido pela Portaria nº 04/2026/SMHABT.

Em abril de 2026, foi divulgada a segunda lista preliminar de análise de compatibilidade dos candidatos sorteados no Programa Casa Cuiabana. A relação reuniu 269 candidatos compatíveis e 104 incompatíveis, referentes aos Grupos II e III. Entre os dias 6 e 10 de abril, com exceção do dia 8, os candidatos considerados incompatíveis puderam apresentar recursos. Os 269 candidatos classificados como compatíveis na etapa de análise documental também foram convocados para assinatura da Declaração de Beneficiário.

Ainda em abril, a Prefeitura realizou um novo sorteio de 500 candidatos para substituir participantes eliminados por inconsistências ou apresentação de informações falsas. Os novos selecionados foram destinados ao empreendimento Tijucal, uma vez que as vagas do Residencial Comodoro já haviam sido preenchidas no primeiro sorteio. O novo sorteio ocorreu em 23 de abril.

Os novos sorteados, entre titulares e suplentes, foram convocados para apresentar a documentação comprobatória entre os dias 18 e 22 de maio, na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.

Em maio de 2026, foi publicada a primeira relação de candidatos desclassificados no âmbito do Programa Casa Cuiabana, referente ao sorteio realizado em 12 de dezembro de 2025. A relação também incluiu candidatos que apresentaram recursos após a análise documental, conforme previsto na Portaria nº 03/2025. Os nomes que não constam nessa relação ainda não representam uma definição de contemplação ou exclusão, pois alguns casos permanecem em análise, aguardando retorno da Caixa Econômica Federal. A publicação antecipada teve como objetivo evitar atrasos no andamento do processo.

A previsão é de que os apartamentos do Residencial Comodoro sejam entregues em outubro e os do Residencial Tijucal em dezembro.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária disponibiliza os telefones (65) 99291-0744 e (65) 99297-0832. O cidadão também pode buscar atendimento presencialmente na sede da Secretaria, localizada na Praça Alencastro, nº 158, térreo da Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA