Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá intensifica ações de prevenção ao câncer de boca com campanha “Maio Vermelho”
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Saúde Bucal, realizará ao longo do mês de maio a campanha “Maio Vermelho”, voltada à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. A iniciativa contará com uma programação especial em unidades de saúde da capital e ações concentradas na Praça Alencastro, entre os dias 18 e 22 de maio.
A campanha busca alertar a população sobre os riscos da doença, considerada um importante problema de saúde pública no Brasil. O câncer de boca atinge milhares de pessoas todos os anos, principalmente homens acima dos 40 anos, e possui relação direta com fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção e falta de cuidados com a saúde bucal.
O mês de maio foi escolhido para a mobilização por reunir duas importantes datas ligadas ao tema: o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrados em 31 de maio.
Durante todo o mês, entre os dias 11 e 29 de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades Odontológicas de Cuiabá promoverão palestras educativas direcionadas aos usuários que aguardam atendimento odontológico. As ações vão abordar os sinais de alerta da doença, formas de prevenção, importância do diagnóstico precoce e hábitos saudáveis para manutenção da saúde bucal.
Já na Praça Alencastro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital, a população terá acesso a uma programação especial entre os dias 18 e 22 de maio, com três ações simultâneas.
A primeira delas será o atendimento clínico para investigação de possíveis lesões suspeitas de câncer de boca. Caso seja identificada alguma alteração, o paciente será encaminhado imediatamente para início do processo de diagnóstico e tratamento especializado.
Outra ação será a atualização de cadastro e fila de espera para tratamento odontológico nas Clínicas Odontológicas e Centros de Especialidades Odontológicas, destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, equipes da saúde bucal também realizarão orientações à população e divulgação da Carta de Serviços Odontológicos que compõem a Rede de Atenção à Saúde Bucal de Cuiabá, informando os atendimentos disponíveis na rede municipal.
O diagnóstico precoce é um dos principais aliados no combate ao câncer de boca. Feridas na boca que não cicatrizam, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, dificuldade para mastigar e dores persistentes são alguns dos sinais que merecem atenção e avaliação profissional.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá realiza obras e reforça segurança na Avenida Arquimedes Pereira Lima
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, realiza uma intervenção na Avenida Arquimedes Pereira Lima, no cruzamento com a Avenida Parque Barbado, nas proximidades do Córrego do Barbado, com o objetivo de reorganizar o trânsito e garantir mais segurança para ciclistas e motoristas. A obra está prevista para ser concluída até quarta-feira, 1º de julho.
Os condutores, ao sair do bairro, cortavam caminho utilizando a ciclovia como rota alternativa para desviar do fluxo de veículos da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar à rotatória, quando o correto era percorrer um curto trajeto para acessar a via e chegar à rotatória, o que gerou várias denúncias na imprensa e junto à Semob.
Diante da situação de total imprudência por parte dos condutores e do iminente perigo de acidentes, a Semob realizou uma vistoria técnica no local e elaborou um projeto para restabelecer a função original da ciclovia. Uma mureta está sendo construída no início da ciclovia, com assentamento de meio-fio e sarjeta até a esquina.
“O espaço sempre foi destinado exclusivamente ao tráfego de bicicletas, mas, por alguma circunstância, acabou sendo aberto, permitindo o acesso irregular de veículos. Com a intervenção, a área está sendo novamente segregada por meio da implantação de meio-fio, impedindo o trânsito de automóveis e devolvendo a ciclovia aos ciclistas”, explicou a secretária da Pasta, coronel Francyanne Lacerda.
A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras, em parceria com a Semob, que também será responsável por reforçar a sinalização viária em toda a região. Após a conclusão dos serviços, equipes de fiscalização vão monitorar o local para coibir novas infrações e garantir o cumprimento das normas de trânsito.
“Além de aumentar a segurança viária e preservar a infraestrutura da ciclovia, a obra assegura que cada espaço da via seja utilizado conforme sua finalidade, promovendo uma circulação mais organizada e segura para todos os cidadãos”, frisou Francyanne.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cultura18 horas atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Esportes3 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Várzea Grande5 dias atrásOdair Martins assume Loja Maçônica em VG
-
Esportes7 dias atrásMixto perde para o Gama no Dutrinha e se complica para avançar à 3ª fase da Série D
-
Cuiabá2 dias atrásPrefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
-
Primavera do Leste7 dias atrásInauguração de terminal ferroviário consolida novo marco do desenvolvimento logístico para Primavera do Leste e Mato Grosso
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste inaugura terminal ferroviário e consolida novo marco no desenvolvimento logístico de Mato Grosso
-
Diamantino5 dias atrásPrefeitura de Diamantino realiza terceira entrega de maquinários e equipamentos para cooperativas e associações do município












