Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza força-tarefa para limpar bolsões de descarte irregular

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizará uma força-tarefa para limpeza de bolsões de descarte irregular nos bairros Altos do Coxipó e Brasil 21, incluindo o Contorno Leste. A ação ocorrerá na sexta-feira (13), durante todo o dia; no sábado (14), no período da manhã; e na segunda-feira (16), ao longo do dia. Começará pelo Altos do Coxipó.

Serão utilizadas quatro máquinas, sendo duas pás carregadeiras e duas retroescavadeiras, e 10 caminhões na remoção de resíduos acumulados, entulhos, restos de poda, materiais inservíveis e demais descartes irregulares. O objetivo é promover a revitalização dos espaços, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das proximidades, bem como da população.

O trabalho também visa prevenir a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de evitar o entupimento de bocas de lobo e possíveis alagamentos.

A ação integra o cronograma contínuo de zeladoria urbana do município, reforçando as diretrizes determinadas pelo prefeito Abilio Brunini, visando à manutenção da limpeza pública, à preservação ambiental e à saúde coletiva.

A população pode contar com o serviço de cata-trecos para o recolhimento e descarte correto, evitando o descarte irregular de materiais. “Só este ano, 70 bairros já foram atendidos com o cata-trecos. A colaboração da população é muito importante para manter a cidade limpa, realizando o descarte correto de resíduos e utilizando os serviços disponibilizados pelo município”, ressaltou o diretor de resíduos sólidos da Limpurb, Anderson Matos.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, destaca tratar-se de uma responsabilidade que envolve tanto o poder público quanto o cidadão.

“Cuidar de Cuiabá é responsabilidade de todos, poder público e cidadãos. Temos que ter a consciência de pertencimento, a cidade é nossa, cada um precisa fazer sua parte em zelar para que as ações tenham o resultado que se espera. A força-tarefa vai resolver no momento, mas precisamos do incentivo da população em manter limpo e denunciar casos de descarte irregular junto à Secretaria de Ordem Pública”, frisou.

Serviço

O cata-treco pode ser acionado pelo WhatsApp 65 99243-6502.

Denúncias de descarte irregular podem ser formalizadas por meio do Web Denúncias: https://sorp.cuiaba.mt.gov.br

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

UPA Leblon mantém tempo de espera dentro dos protocolos e reforça atendimento com médicos extras

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital contam com médicos extras para atender à demanda diária da população e garantir assistência dentro dos protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Na terça-feira (2), a UPA Leblon, também conhecida como UPA Leste, operou com seis médicos clínicos gerais durante o expediente, além de médico do box de emergência, pediatras, dentistas e médicos visitadores. Durante o período diurno, a unidade registrou apenas cinco pacientes internados na sala de medicação. No período noturno, esse número caiu para três.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a presença de equipes reforçadas tem garantido a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população.

“Nossa determinação é assegurar que nenhum paciente fique sem assistência. Por isso, monitoramos diariamente a demanda das unidades e, quando necessário, reforçamos as equipes médicas para garantir um atendimento ágil, seguro e dentro dos protocolos estabelecidos pelo SUS. Os dados da UPA Leblon demonstram que a unidade está funcionando de forma organizada e atendendo a população dentro dos tempos preconizados pela classificação de risco”, afirmou.

Os dados demonstram que o fluxo de atendimento na unidade seguiu dentro da normalidade. No consultório adulto, havia 27 pacientes aguardando atendimento durante o expediente diurno. Desses, 12 foram classificados com pulseira verde, que identifica casos pouco urgentes e cujo tempo de espera pode chegar a 120 minutos, conforme o Protocolo de Manchester, utilizado nacionalmente para classificação de risco. O tempo médio de espera registrado para esse grupo foi de 1 hora e 8 minutos.

Outros nove pacientes receberam pulseira roxa, destinada ao atendimento prioritário, conforme previsto na Lei Federal nº 10.048/2000. Nessa categoria estão pessoas com deficiência, idosos com 65 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Também integram esse grupo os pacientes identificados com pulseira preta, utilizada para sinalizar alergias.

A unidade ainda registrou seis pacientes classificados com pulseira amarela, que indica gravidade moderada. O tempo médio de espera para esses casos foi de aproximadamente uma hora. Não havia pacientes classificados com pulseiras laranja ou vermelha, destinadas a situações muito urgentes ou emergências com risco iminente de morte.

No consultório pediátrico, o tempo médio de espera foi de 40 minutos.

A classificação de risco adotada nas UPAs segue o Protocolo de Manchester, metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelo Ministério da Saúde para organizar os atendimentos conforme a gravidade de cada caso, priorizando os pacientes que necessitam de assistência mais rápida.

O secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, ressaltou que os indicadores registrados na UPA Leblon demonstram a eficiência do fluxo de atendimento.

“Os números mostram que a unidade está operando dentro dos parâmetros estabelecidos para uma UPA. O tempo de espera observado está compatível com a classificação de risco dos pacientes, e a presença de médicos extras contribui para dar mais agilidade ao atendimento e maior segurança aos usuários”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as UPAs atendem casos de urgência e emergência e que a classificação de risco é fundamental para garantir que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro, independentemente da ordem de chegada.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA