Cuiabá
Saúde de Cuiabá atualiza locais e horários para retirada de medicamentos controlados
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, atualizou os locais e horários para retirada de medicamentos controlados na rede pública. A nova organização já está em vigor e estabelece nove unidades de saúde como pontos oficiais de dispensação, todas com equipe farmacêutica especializada, conforme determina a Portaria nº 344/98 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O novo documento substitui integralmente as listas anteriores e tem como objetivo padronizar o atendimento, garantir mais segurança na dispensação e ampliar o acesso da população aos medicamentos do programa de saúde mental. Entre as mudanças, está a descontinuação da retirada de medicamentos na região do Grande Terceiro. Os pacientes que utilizavam o serviço naquele local devem agora procurar a unidade do bairro Praeiro.
Os medicamentos disponibilizados fazem parte da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e são dispensados nas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde habilitados, que contam com farmacêutico responsável para garantir o controle adequado e o cumprimento das normas sanitárias.
De acordo com a Secretaria, a dispensação ocorre exclusivamente em unidades que contam com farmacêutico responsável, garantindo o controle adequado dos medicamentos e o cumprimento das exigências legais para substâncias sujeitas a controle especial.
Locais, endereços e horários de dispensação
Clínica da Família (CPA I) – Rua Óbidos, CPA I
Horário: 08h às 12h e 13h às 21h
USF Jardim Imperial – Rua Goiaba, nº 01, Jardim Imperial
Horário: 07h às 11h
USF Praeiro – Avenida General Mello, s/nº, Praeiro
Horário: 13h às 17h
USF Jardim Independência – Avenida São Sebastião, nº 1078, Cidade Alta
Horário: 07h às 11h
USF Santa Isabel – Avenida Paes de Barros, s/nº, Santa Isabel
Horário: 13h às 17h
USF Tijucal – Avenida Espigão, nº 1312, Tijucal
Horário: 08h às 12h
USF Parque Cuiabá – Rua D, nº 4, Parque Cuiabá
Horário: 13h às 17h
–Centro de Especialidades Médicas (CEM) Centro – Rua Baltazar Navarros, nº 405, Bandeirantes
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
CEM Coxipó – Rua 24 de Agosto, s/nº, Vista Alegre
Horário: 08h às 12h e 13h às 17h
Medicamentos disponibilizados
A rede municipal disponibiliza medicamentos utilizados no tratamento de transtornos mentais e neurológicos, incluindo antidepressivos, anticonvulsivantes e antipsicóticos. Entre eles estão: ácido valpróico (xarope e comprimido), amitriptilina, biperideno, carbamazepina (comprimido e suspensão), clonazepam (comprimido e solução oral), clorpromazina (comprimido e gotas), diazepam, fenitoína, fenobarbital (comprimido e gotas), fluoxetina, haloperidol, imipramina, levomepromazina (comprimido e solução oral), carbonato de lítio, prometazina e tioridazina (50 mg e 100 mg).
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a dispensação é realizada mediante apresentação de receituário médico especial, conforme exigido pela legislação vigente. A orientação é para que os usuários fiquem atentos aos novos locais e horários, garantindo mais agilidade no atendimento e evitando deslocamentos desnecessários.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Governo apresenta balanço de metas e investimentos na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Execução Orçamentária para apresentação das metas físicas do Governo do Estado relativas ao primeiro semestre de 2026.
A exposição do encontro foi organizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado, a Seplag, e se refere a investimentos de todas as secretarias do Estado na gestão de Mato Grosso.
Nesse encontro, 17 secretarias e autarquias apresentaram um balanço de investimentos nas áreas, como segurança pública, por exemplo.
A titular da pasta, coronel Susane Tamanho, foi a primeira a fazer a exposição. Ela disse que muitas ações estão planejadas e executadas, incluindo a presença das eleições em segundo turno e mais segurança e prevenção para se evitar a violência no Estado.
“Muitas ações sendo planejadas. A gente tem agora o segundo turno das eleições, que é uma mobilização muito grande das forças de segurança. No primeiro turno, a gente teve 5.300 agentes envolvidos. Nós já estamos com ações desde o início do ano, planejadas, coordenadas, fortalecimento de regionais onde a gente vê possíveis avanços de criminalidade, com operações Território Livre, operações de fronteira”, descreveu a secretária.
E assim, cada secretaria foi apresentando seus resultados de investimentos. Isso porque, nessa fase do processo, não se fala em valores, mas de metas para o Estado.
E, por falar em metas, o secretário-adjunto de Planejamento e de Mato Grosso Digital, Sandro Brandão, comenta sobre as áreas de investimentos e o total, em porcentagem, concluídos até agora, isto faltando menos de três meses para terminar o ano.
“Nós já tivemos um desempenho de 71% do que foi previsto para o ano. Ou seja, no primeiro semestre a gente já extrapolou o que, em teoria, deveria ser 50%. Há uma expectativa muito grande de conseguir entregar tudo, inclusive extrapolar o que estava planejado aí para o ano de 2026”.
Apesar dos investimentos pesados do Governo do Estado, estimados em mais de 70%, sem terminar o exercício, o presidente da comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) reparou que falta reforçar investimentos em algumas áreas.
“A Defensoria Pública não poderia ser deixada ao lado, como está ficando. Então, nós já tentamos vários anos colocar isso como pauta principal e não temos conseguido. A Assembleia realmente precisa trabalhar melhor essa parceria com o governo para que isso possa acontecer”.
Para a Rádio Assembleia, Adão de Oliveira.
Fonte: ALMT – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande4 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












