Cuiabá
Secretaria da Mulher abre inscrições para workshop gratuito de empregabilidade feminina no Tijucal
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), abre inscrições para o Workshop de Empregabilidade Feminina, que será realizado nesta quinta-feira (21), no bairro Tijucal, em Cuiabá.
Com foco no fortalecimento da autonomia e da inserção feminina no mercado de trabalho, a ação integra o projeto Cuiabá Emprega Mulheres, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho.
O workshop será realizado das 13h às 17h, na Escola Estadual Dr. Estevão Alves Corrêa, e oferecerá orientações práticas sobre mentalidade profissional, posicionamento no mercado, como se destacar em entrevistas de emprego, construção de currículo estratégico e noções essenciais de direitos trabalhistas para mulheres.
As interessadas podem se inscrever gratuitamente por meio do link: https://forms.gle/KqrB4qUCMRUKyQCn6. Ao todo, serão oferecidas 70 vagas para participação no evento.
Segundo a secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, a iniciativa se destaca por levar qualificação profissional gratuita diretamente às comunidades, ampliando o acesso à informação e criando oportunidades reais para mulheres da região do Tijucal e bairros próximos. “A proposta é preparar as participantes para processos seletivos, fortalecer a autoconfiança e ampliar as chances de empregabilidade.”
A programação do projeto segue no próximo sábado (23), com a realização da Feira de Empregabilidade e Serviços para Mulheres, das 8h às 12h, no Ginásio Poliesportivo Arena Tijucal. O evento contará com empresas realizando entrevistas de emprego, oferta de vagas, espaço kids e diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, estética, jurídica, cidadania, assistência social e orientação profissional.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande
Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.
Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.
A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.
Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.
Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.
Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.
Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.
A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).
Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
Coluna VIP MT6 dias atrásExpo sul 2026 Rondonopolis
-
Mato Grosso6 dias atrásMax lidera corrida à Assembleia Legislativa; Lúdio, Beto, Samantha e Bortolin aparecem na sequência
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove ação de acolhimento e cidadania para pessoas em situação de rua – Prefeitura de Primavera do Leste Primavera do Leste
-
Mato Grosso15 horas atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá15 horas atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso15 horas atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Várzea Grande6 dias atrásGuarda Municipal interdita trecho da avenida Artur Bernardes após caminhão enroscar em fiação e derrubar cabos energizados na via
-
Cuiabá15 horas atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar











