Cuiabá

Transporte coletivo começa mais cedo e terá linha exclusiva para Corrida de Reis

Publicado em

Cuiabá

O transporte público terá início mais cedo nos bairros da Capital, no próximo domingo (11), com ônibus circulando a partir das 4h da manhã, uma hora antes do horário habitual, para atender o público da Corrida de Reis. Haverá linha especial, a E01, para o trajeto direto ao Parque Novo Mato Grosso, com a primeira viagem às 4h30, saindo do Shopping Pantanal. A cada cinco minutos estão previstas novas viagens entre as 4h30 e 7h30, com desembarque dentro do Parque Novo Mato Grosso. Já o retorno funcionará com a última saída do local do evento, às 11h da manhã.

No domingo, o transporte é gratuito em Cuiabá desde junho do ano passado, por decisão do prefeito Abilio Brunini, e, nesta data, o benefício se estenderá também à linha especial. Mesmo com a gratuidade, o embarque será feito mediante o uso do cartão de transporte, para controle de registro.

Devido à Corrida de Reis, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atuará também na organização do trânsito e do transporte, com equipes realizando interdições e controle em pontos específicos dentro do Parque Novo Mato Grosso.

“A operação para a Corrida de Reis envolve ações de transporte e de trânsito. No trânsito, a equipe será responsável pela condução dos corredores de elite, incluindo os batedores da elite masculina e da elite PCD, com um efetivo total de seis batedores nos 10 km da corrida”, afirmou a secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda.

No Parque Novo Mato Grosso, a operação de transporte será distribuída nos acessos ao parque e ao estacionamento, onde está prevista a disponibilidade de aproximadamente 8.800 vagas para corredores que utilizarem veículo próprio, além de uma área específica para desembarque e posterior embarque dos participantes. Os agentes de trânsito atuarão na interdição de pontos do estacionamento para agilizar a organização, além da organização e fiscalização do embarque e desembarque nos pontos de ônibus, que ocorrerão na entrada do parque, utilizando a primeira alça.

“A ação será durante toda a manhã, inclusive organizando os grupos para o retorno, para evitar aglomerações. Não há horário fixo de saída dos ônibus para o retorno do evento, pois sairão conforme a demanda, mesmo sendo um na sequência do outro”, explicou a secretária.

Toda a logística disponibilizada pela Prefeitura de Cuiabá visa atender os participantes e espectadores no deslocamento até o Parque Novo Mato Grosso. A orientação é otimizar o tempo de locomoção, tendo em vista que o local fica fora do perímetro urbano de Cuiabá.

O tempo médio de deslocamento por meio do transporte coletivo é de cerca de 40 minutos. Os corredores devem se programar com antecedência para não perderem a largada, caso dependam do transporte público. A prova começa às 6h30, com o público PCD, às 6h45 para a categoria feminina e às 7h para a elite masculina e o público geral.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

Publicados

em

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA