Cuiabá

Unidades de saúde de Cuiabá recebem novos equipamentos para diagnóstico da hanseníase

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Adjunta de Atenção Primária, adquiriu 150 kits de estesiômetros que serão distribuídos às Unidades de Saúde da Família (USFs) do município. A iniciativa fortalece a rede de Atenção Primária, amplia a capacidade das equipes na avaliação e no acompanhamento de pessoas com hanseníase e retoma a aquisição do equipamento após mais de dez anos.

O estesiômetro é um instrumento essencial para avaliar a sensibilidade dos nervos periféricos, permitindo identificar precocemente alterações neurológicas, acompanhar a evolução clínica dos pacientes e prevenir incapacidades físicas decorrentes da doença.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que o investimento demonstra o compromisso da gestão com a qualificação da assistência oferecida à população.

“O fortalecimento da Atenção Primária é uma das prioridades da nossa gestão. A aquisição desses estesiômetros garante mais qualidade no atendimento, contribui para o diagnóstico precoce da hanseníase e permite um acompanhamento mais eficaz dos pacientes, reduzindo o risco de sequelas e ampliando a qualidade da assistência prestada à população”, afirmou a secretária.

A aquisição integra as ações do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, que busca ampliar a capacidade de resposta das equipes de saúde diante de uma doença que ainda representa um importante desafio para a saúde pública.

Segundo a secretária adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, os equipamentos também fortalecem o trabalho desenvolvido pelas equipes das unidades de saúde, que atuam diretamente no diagnóstico e acompanhamento dos casos.

“A Atenção Primária é a principal porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde. Com esses equipamentos, nossas equipes terão ainda mais condições de realizar avaliações precisas, identificar alterações de sensibilidade de forma precoce e acompanhar os pacientes durante todo o tratamento, garantindo cuidado integral e prevenindo incapacidades”, ressaltou Cinara.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Projetos do Executivo estão parados desde 2025 e aguardam votação na Câmara de Várzea Grande

Publicados

em

Ao todo, 17 projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo à Câmara Municipal ainda aguardam votação dos vereadores de Várzea Grande. Entre as propostas pendentes estão matérias protocoladas desde 2025, que permanecem sem deliberação do Legislativo.

Entre os projetos que ainda aguardam análise, quatro foram protocolados em 2025. O mais antigo deles foi apresentado em 8 de agosto daquele ano e trata da criação do Fundo de Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Município de Várzea Grande.

A proposta busca instituir um fundo destinado ao desenvolvimento das políticas de gestão de pessoas no município. O projeto permanece entre as matérias encaminhadas pelo Executivo que dependem de análise e votação do Legislativo municipal.

Também está pendente o projeto que autoriza Várzea Grande a aderir ao Consórcio Interfederativo de Compras Públicas do Estado de Mato Grosso (CINCOP-MT). A iniciativa prevê a participação do município em uma estrutura de compras públicas compartilhadas, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os entes públicos.

Outro projeto encaminhado ainda em 2025 altera a Lei nº 5.386/2025, adequando normas relacionadas à Política Municipal de Assistência Social e ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A proposta também permanece entre as matérias que aguardam deliberação da Câmara.

Entre os projetos mais recentes está a proposta que institui o Polo Tecnológico e de Inovação de Várzea Grande (PIT-VG). O texto estabelece a área de implantação do polo, define critérios para o credenciamento de empresas de tecnologia e inovação, disciplina sua gestão e prevê a possibilidade de concessão de incentivos fiscais.

Na área ambiental, outro projeto prevê a criação do Parque Natural Municipal Bernardo Berneck. A proposta foi encaminhada ao Legislativo e consta entre as matérias que aguardam deliberação.

A relação inclui ainda um projeto voltado à segurança alimentar e nutricional. A proposta institui a Câmara Intersetorial Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN/VG) e cria o Fundo Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Várzea Grande (FUMSEA/VG), além de tratar da organização do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA/VG).

Os projetos abrangem diferentes áreas da administração pública, envolvendo políticas de gestão de pessoas, assistência social, desenvolvimento econômico, inovação, meio ambiente e segurança alimentar.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA