Diamantino

Prefeitura de Diamantino convida comunidade para participar da reunião do Plano Diretor no Diamantino Histórico

Publicado em

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cidades e Regularização Fundiária Urbana, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), convida toda a população para participar da reunião de elaboração do Plano Diretor Municipal, que acontecerá nesta quarta-feira (12.11), às 18h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Diamantino (ACID).

O encontro faz parte da série de reuniões comunitárias que serão realizadas em diferentes regiões do município, com o objetivo de garantir que o novo Plano Diretor seja construído de forma participativa e democrática. 

Durante a reunião, serão apresentadas as etapas e metodologias do processo de elaboração, além de abrir espaço para que os moradores contribuam com sugestões e apontem as principais demandas da região.

A Prefeitura reforça a importância da participação popular nesse momento, pois o Plano Diretor é o instrumento que orientará o crescimento urbano, a distribuição dos espaços públicos, moradias, áreas comerciais e de lazer, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado, sustentável e voltado às reais necessidades da população.

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública

Publicados

em

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.

Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.

“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”

O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.

Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato. 

Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

 

Prefeitura de Diamantino

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA