Cidades
Fiscais de contrato da Prefeitura de Cuiabá participam de curso no TCE
Cidades
Servidores da Prefeitura de Cuiabá, que atuam como fiscais de contrato, iniciaram nesta segunda-feira (10) a participação no curso “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” oferecido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
O curso que dura até sexta-feira (14) funciona em formato híbrido, ou seja, presencial e também em formato on-line a partir de transmissões pelo canal YouTube.
Em cinco aulas, o secretário-geral da Presidência do TCE-MT, Nilson Bezerra, tratará sobre temas como planejamento da contratação, conceito e tipos de contrato, e limites da designação de fiscais de contrato.
As aulas se estendem até o dia 14, sempre das 13h às 16h20, e são transmitidas ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo canal do órgão no YouTube.
#PraCegoVer#
A imagem ilustra o conselheiro Waldir Teis vestido com traje social, numa espécie de tribuna, com microfone na mão, falando a um grupo de pessoas que estão sentadas ouvindo as instruções.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Sinop
Ação da campanha Tchau Sufoco realiza mais de 250 atendimentos e auxilia consumidores na renegociação de dívidas
A ação reuniu instituições financeiras, empresas, entidades e diversos serviços públicos em um único espaço. Os consumidores tiveram acesso à consulta de situação cadastral, negociação de débitos, orientações financeiras e atendimento do Procon. Também foram ofertados serviços de vacinação humana e animal, atendimentos da Assistência Social, encaminhamentos habitacionais, vagas de emprego pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e orientações jurídicas e empresariais.
O diretor-executivo do Procon Sinop, Vilson Barozzi, explicou que a campanha busca oferecer oportunidades para que consumidores inadimplentes reorganizem a vida financeira e retomem o acesso ao crédito. “A campanha Tchau Sufoco tem esse nome justamente porque muitas pessoas possuem pendências de inadimplência, ou seja, deixaram de pagar suas contas no devido tempo. A inadimplência traz inúmeras consequências sociais. O que buscamos é tirar essas pessoas do sufoco. Durante todo o mês de agosto, a campanha estará disponível nas próprias sedes das empresas participantes. Trata-se de um compromisso social entre o Procon, a Associação Comercial e as demais empresas parceiras para estender a mão à população neste momento”, afirmou.
Vilson Barozzi também destacou que a iniciativa vai além da renegociação de débitos e busca incentivar mudanças de comportamento relacionadas à organização financeira. “Precisamos ajustar as contas para o bem comum. A população precisa fazer esse ajuste, contabilizar, pontuar e, principalmente, mudar de atitude. Muitas vezes as pessoas perdem o controle das finanças por não realizarem esse acompanhamento. Nossa finalidade é alertar e orientar os consumidores. O descontrole financeiro gera inúmeras consequências sociais. Quando combatemos a inadimplência, ajudamos a resolver muitos problemas sociais”, disse.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fábio Migliorini, ressaltou que a renegociação beneficia tanto os consumidores quanto as empresas. “Hoje, a principal dificuldade de muitas pessoas é o acesso ao crédito. Muitas famílias enfrentam o endividamento por motivos como doença ou mudança de emprego e isso traz uma série de dificuldades. Essa iniciativa oferece condições para renegociar, parcelar e até obter descontos significativos. Isso devolve dignidade para as famílias e também para os fornecedores, porque toda a cadeia econômica depende do cumprimento dessas obrigações. O consumidor restabelece seu crédito e a empresa ganha previsibilidade para receber. É uma relação em que todos saem ganhando”, afirmou.
O servidor público André Moraes aproveitou a ação especial para renegociar uma dívida com a concessionária de energia elétrica. Ele destacou a agilidade e o atendimento presencial oferecido durante a ação. “Eu vim aqui renegociar uma dívida que tinha com a Energisa. O atendimento foi ótimo, rápido e com profissionais muito prestativos. Acho fantástica uma ação como essa porque cria um espaço em que as pessoas conseguem conversar diretamente com um atendente. Hoje, muitas vezes, o consumidor fala apenas com sistemas automatizados. Aqui nós temos novamente esse contato humano, que faz toda a diferença”, afirmou.
Referência
A equipe do Procon de Sorriso esteve em Sinop para conhecer de perto o funcionamento da campanha Tchau Sufoco e avaliar a possibilidade de implantar o projeto no município. O diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel de Souza, afirmou que a campanha desenvolvida em Sinop se tornou referência para Mato Grosso. “O Procon Sinop é uma referência para todo o estado de Mato Grosso. Quando fui inserido no Sistema de Defesa do Consumidor, uma das primeiras lideranças com quem conversei foi o Vilson Barozzi. Quando ele me apresentou essas ações desenvolvidas em Sinop, meus olhos brilharam. Achei que seria impossível conciliar um órgão de fiscalização com entidades representativas do setor empresarial, mas ficou demonstrado que isso não apenas é possível, como também é benéfico para toda a sociedade”, afirmou.
O diretor-executivo do Procon Sorriso destacou ainda que a experiência prática reforçou o interesse em levar o projeto para o município vizinho. “Já estivemos em Sinop anteriormente para conhecer a parte teórica do projeto e hoje viemos acompanhar a ação na prática, juntamente com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Associação Comercial e da Câmara de Vereadores de Sorriso. A ideia é replicar esse case de sucesso no nosso município e alcançar resultados semelhantes aos conquistados aqui”, disse.
Tchau Sufoco
A campanha Tchau Sufoco segue até o fim de agosto, com expectativa de superar 30 mil atendimentos ao longo do mês. Os consumidores interessados devem procurar diretamente as empresas participantes para renegociar débitos e buscar orientações sobre organização financeira. Entre as instituições participantes estão Energisa, Águas de Sinop, Sicoob, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Gazin, Martinello, Aces, além de órgãos públicos municipais e estaduais.
-
Política7 dias atrásVetado projeto que instituía piso salarial para zootecnistas
-
Rondonópolis2 dias atrásCom novo recorde de participantes, 38ª Cavalgada da Exposul encantou milhares de pessoas pelo trajeto
-
Esportes7 dias atrásCuiabá arranca empate na Ilha do Retiro diante do Sport e volta a pontuar na competição nacional
-
Várzea Grande7 dias atrásPrefeitura apoia pesquisa da UFMT para monitoramento de lagartas em propriedades rurais de Várzea Grande
-
Mato Grosso6 dias atrásCom equipe alinhada, Comunicação ganha novo espaço na Câmara de Várzea Grande
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste leva experiência do Ambulatório de Feridas Crônicas e Complexas a congresso nacional de enfermagem
-
Cuiabá6 dias atrásGestão Flávia Moretti garante apoio do TCE para enfrentar dívida de precatórios e avançar em soluções para Várzea Grande
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrimavera do Leste é escolhida para sediar especialização estadual em Plantas Medicinais e Fitoterapia











