Primavera do Leste
Conselho Municipal de Turismo de Primavera do Leste toma posse e promete impulsionar potencial turístico da cidade
Primavera do Leste
Tomou posse nessa quinta-feira (18) a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão de caráter consultivo e deliberativo que pretende impulsionar o setor em Primavera do Leste. A cerimônia de posse aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o servidor público Thadeu Júnior, coordenador de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult) estará à frente do Conselho, que promete impulsionar o segmento econômico do turismo na cidade.
Em sua fala de posse, Thadeu Júnior contou que sua primeira missão será organizar e colocar para funcionar o próprio Comtur, para em seguida procurar viabilizar estrutura para impulsionar o turismo na cidade. “O Comtur esteve desativado por um tempo e agora queremos dar um pontapé e marcar uma nova era do turismo em Primavera. O nosso primeiro passo será organizar a casa para que depois possamos buscar recursos para que o incentivo ao turismo saia do papel. Daqui para a frente será bastante trabalho, mas queremos fazer o turismo acontecer na cidade”, anunciou.
Para o secretário Leopoldino André, titular da Secult, o setor do turismo em Primavera do Leste é pouco explorado e ele acredita que essa realidade começa a mudar a partir da posse da nova diretoria do Comtur. “O prefeito Sérgio Machnic sempre nos pediu uma atenção especial com o turismo e creio que juntos podemos fazer muito, promovendo discussões, ouvindo opiniões. Nossa cidade cresce muito e é importantíssimo priorizar o turismo. Primavera tem muitas belezas naturais e há muita coisa que podemos construir. Nós temos um potencial turístico enorme, mas que ainda é desconhecido e temos que trabalhar em cima dessa situação para viabilizar um mapa das nossas atrações turísticas, para que aí possamos atrair os turistas”, explanou.
Presente na cerimônia, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Fábio Parente reforçou a importância econômica do turismo e se colocou a disposição para ajudar na elaboração e execução de ações que fortaleçam o segmento na cidade. “Tenho certeza que daqui para frente a questão do turismo vai começar a andar e dar certo por aqui e vocês podem contar com a Sedec como parceira para tudo que vocês precisarem. O turismo é uma potência na economia no mundo inteiro e nossa cidade agora de fato começa a debater essa questão à sério a partir de agora e creio que a cidade ganhará muito com isso”, pontuou.
Thadeu Júnior informou ainda que além de se dedicar a questões de organização interna do Comtur, já mantém contato com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para estabelecer uma parceria que possibilite o levantamento dos potenciais pontos turísticos da cidade para a confecção de um inventário, o que de fato possibilitará a elaboração de uma política municipal de desenvolvimento do turismo na cidade.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Após incêndio, Prefeitura avança em plano para recuperação do antigo aterro sanitário de Primavera do Leste
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, segue monitorando o antigo aterro sanitário do município após o incêndio registrado no último sábado (18). As equipes permanecem atuando no local com ações de rescaldo, monitoramento dos pontos de calor e planejamento das próximas etapas para recuperação definitiva da área.
O incêndio teve início após faíscas provenientes de uma rede elétrica atingirem a vegetação seca, favorecidas pelas altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos intensos. As chamas alcançaram um ecoponto de pneus existente no local. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os pneus eram armazenados temporariamente até a retirada por empresa especializada, porém houve redução na demanda da indústria recicladora, aumentando o tempo de permanência do material.
O combate às chamas mobilizou uma força-tarefa formada pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros, empresas parceiras e voluntários. A operação durou aproximadamente 10 horas e conseguiu controlar o incêndio antes que ele atingisse outras áreas, evitando danos ambientais ainda maiores.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, os trabalhos agora se concentram na estabilização da área e na preparação para o início da recuperação ambiental.
“Nós vamos fazer essa ação essa semana agora, que é o trabalho de aguardar o resfriamento. Depois disso fazer a limpeza da área, demolir o barracão que ficou condenado com a queima, fazer o aceiro e continuar todo esse trabalho de prevenção. Esse antigo lixão está vivendo seus últimos meses como área de transbordo e ecoponto de pneus, porque já existe um PRAD, um Plano de Recuperação de Área Degradada, protocolado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, aguardando apenas análise e aprovação. Esse plano vai definir todas as ações necessárias para a recuperação definitiva da área”, explicou.
Segundo o secretário, o Plano de Recuperação de Área Degradada prevê uma série de intervenções técnicas, como a retirada de estruturas remanescentes, limpeza completa do terreno, nivelamento da área, plantio de grama em toda a extensão do antigo lixão, instalação de chaminés para liberação controlada dos gases produzidos pelos resíduos e construção de bacias de contenção para o chorume gerado durante os períodos chuvosos.
A proposta também contempla o isolamento total da área e sua readequação ambiental, seguindo todas as exigências dos órgãos competentes.
Paulo Rocha destacou ainda que o município já trabalha na futura concessão da gestão dos resíduos sólidos, que deverá contemplar a implantação de um novo aterro sanitário licenciado em um raio de até 20 quilômetros de Primavera do Leste.
“A empresa concessionária deverá adquirir uma área, construir um aterro sanitário dentro de todas as normas técnicas e ambientais e também executar o PRAD do antigo lixão. Com isso, Primavera deixará de transportar seus resíduos para outro município e passará a contar com uma estrutura própria, moderna e ambientalmente adequada”, afirmou.
Atualmente, o município não possui aterro sanitário em operação. O espaço existente funciona apenas como área de transbordo temporário, onde os resíduos permanecem por até 24 horas antes de serem encaminhados para um aterro licenciado em outro município.
A Prefeitura reforça que continuará acompanhando permanentemente a área atingida pelo incêndio e executando medidas preventivas para evitar novos focos, especialmente durante o período de estiagem, quando o risco de queimadas é significativamente maior. Além disso, a gestão municipal reafirma o compromisso com a recuperação ambiental do antigo aterro sanitário e com a implantação de uma solução definitiva para a destinação dos resíduos sólidos em Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Várzea Grande6 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política6 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Política4 dias atrásRegulamentação de ‘filtro de relevância’ para recursos ao STJ vai à sanção
-
Política4 dias atrásComissão da Câmara aprova projeto que declara nulo casamento de menores de 16 anos de idade
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre
-
Cultura3 dias atrás“Elefante”: espetáculo debate Alzheimer e racismo estrutural
-
Política5 dias atrásDamares faz balanço de atividades da CDH no primeiro semestre













