Primavera do Leste

Prefeito recebe proposta para instalação de unidade do Senai em Primavera do Leste

Publicado em

Primavera do Leste

O prefeito Sérgio Machnic se reuniu nessa sexta-feira (19) com o deputado estadual e vice-presidente da Federação da Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) Carlos Avalone e com o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Mato Grosso. Na pauta, a apresentação de uma proposta para a instalação de uma unidade do Senai em Primavera do Leste.


 


A proposta de vinda da unidade do Senai foi muito bem recepcionada pelo gestor municipal, que já autorizou a abertura de processo para viabilizar um prédio para abrigar a instituição. “Nossa cidade tem crescido todos os dias e temos a projeção de chegarmos a 200 mil habitantes nos próximos 8 a 10 anos. E temos para o ano que vem a chegada dos trilhos da ferrovia e com ela vem muitas empresas e principalmente indústrias. Eu entendo que precisamos sim qualificar a nossa mão-de-obra porque senão gente de fora chega e abocanha os melhores empregos que vão surgir. Então, essa proposta de vinda do Senai para cá é muito bem vida e vamos começar fazer os estudos necessários para viabilizar essa parceria o mais breve possível. Agradeço a iniciativa do meu amigo de longa data Carlos Avalone em nome da cidade”, externou Sérgio Machnic.


 


Carlos Avalone destacou o crescimento acelerado da cidade e reforçou a necessidade urgente do município investir em estrutruas voltadas para a qualificação da mão-de-obra local. “Primavera do Leste é um caso incrível, pois cresce todos os dias sem parar. Todas as vezes que chego aqui é um susto, principalmente quando fico sabendo das informações que o prefeito passa. Recebi uma visita da Rumo essa semana e me disseram que vão trazer o ano que vem pelo menos 300 empresas para cá e sem dúvida Primavera é a bola da vez na questão da industrialização. E com a ferrovia chegando a cidade tem que estar preparada para recepcionar essas empresas e oferecer a mão-de-obra que elas precisam”, afirmou.


 


O diretor regional do Senai em Mato Grosso Carlos Braguini reforçou a importância da qualificação da mão-de-obra local diante do crescimento da indústria local. “O município de Primavera demonstra com números um crescimento industrial seja ancorado nas commodities agrícolas, seja ancorada por outra estratégias industriais e econômicas, e todas têm necessidade de pessoas capacitadas especialmente em áreas que são intensivas em tecnologia. As indústrias quando se instalam e começam a operar precisam de profissionais cada vez mais capacitados no uso de equipamentos sofisticados. E é aí que o Senai entra para formar essa força de trabalho”, explicou.


 


Ele conta ainda que além das profissões novas e mais tecnológicas, o Senai também capacita trabalhadores de áreas já tradicionais “A nossa proposta é que tenhamos aqui um espaço que possibilite ao Senai trazer a capacitação técnica para a população. O município ganha muito com isso, pois permite à população ter acesso a melhores empregos”, completou.


 


 Logo após uma breve reunião de apresentação das informações iniciais para formatação da parceria que promete trazer uma unidade do Senai para Primavera do Leste, a comitiva acompanhou o prefeito Sérgio Machnic e secretários municipais, além de alguns vereadores, a uma visita a um prédio que poderá ser locado para abrigar nova estrutura na cidade.


 


A visita da comitiva da Fiemt e do Senai foi acompanhada pelos Secretários Municipais de Administração Carlos Laete, de Governo Valfredo Rodrigues, de Esportes Márcio Lélis, pela Procuradora-Geral do município Tainara Ravanelo e pelo consultor especial Ernane Dias, além dos vereadores Herbert Viana, Irmão Rogério e Anderson Silva.


 


O Senai é uma instituição privada que compõe o Sistema S e oferece cursos de qualificação com foco em preparar mão-de-obra qualificada para atuar na indústria.

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Primavera do Leste

Prefeitura mobiliza força-tarefa e impede que incêndio se espalhe para outras áreas em Primavera do Leste

Publicados

em

A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Infraestrutura, atuou de forma imediata no combate ao incêndio registrado neste domingo (18) no antigo aterro sanitário municipal. O fogo teve início por volta das 11h da manhã, após uma faísca da rede elétrica atingir a vegetação seca e materiais combustíveis existentes na área.


O principal objetivo da força-tarefa foi impedir que as chamas se expandissem para outras áreas do entorno. Graças à rápida mobilização das equipes, o incêndio foi contido ainda no mesmo dia, preservando áreas vizinhas e evitando maiores danos ambientais.


Assim que a ocorrência foi identificada, foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e empresas privadas, que disponibilizaram caminhões-pipa para reforçar o combate.


Ao todo, participaram da operação dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três caminhões da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro caminhões da iniciativa privada, garantindo uma resposta rápida e eficiente durante todo o dia.


Após aproximadamente 12 horas de trabalho ininterrupto, por volta das 23h, as equipes conseguiram controlar completamente o avanço das chamas, impedindo que o fogo alcançasse outras áreas. Em seguida, foi iniciado o trabalho de rescaldo e monitoramento, que continua para eliminar pequenos focos remanescentes e evitar qualquer possibilidade de reignição.


O secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, destacou que toda a estrutura foi mobilizada imediatamente após o chamado.


“Logo que recebemos o chamado, a Prefeitura foi mobilizada, assim como o Corpo de Bombeiros e empresas parceiras. Tivemos dois caminhões-pipa do Corpo de Bombeiros, três da Secretaria de Infraestrutura e outros quatro da iniciativa privada auxiliando no combate. Permanecemos aqui durante todo o dia e seguimos até as 23 horas realizando o rescaldo. O incêndio está controlado e continuaremos monitorando a área para evitar novos focos”, afirmou.


Paulo Rocha ressaltou ainda que o trabalho continuará nos próximos dias com ações preventivas.


“Esse foi mais um grande esforço da Prefeitura. Agora iniciaremos um trabalho de limpeza, construção de aceiros, organização da área e reforço das ações preventivas para evitar novos focos, porque o período de seca está apenas começando”, destacou.


A Prefeitura reforça que o antigo aterro sanitário seguirá sendo monitorado e pede a colaboração da população para evitar queimadas e qualquer prática que possa provocar incêndios, principalmente durante o período de estiagem. Em caso de focos de fogo, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


 

Prefeitura de Primavera do Leste

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA