Primavera do Leste
Processo Seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação é lançado pela UFR em parceria com a Universidade Aberta do Brasil
Primavera do Leste
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), publicou nesta sexta-feira o edital do Processo Seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação, ofertado na modalidade a distância. A iniciativa reforça o compromisso das instituições com a expansão do ensino superior público e gratuito, especialmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional.
Ao todo, 150 vagas gratuitas estão disponíveis, distribuídas entre os polos presenciais de Primavera do Leste, Cuiabá, Paranatinga, Sapezal e Sorriso, fortalecendo a interiorização do ensino e ampliando o acesso de estudantes de diferentes municípios.
De acordo com a coordenação, “a formação em Agrocomputação surge como resposta às novas demandas do agronegócio moderno, que exige cada vez mais profissionais capacitados tanto nas tecnologias digitais quanto nos processos produtivos agrícolas”.
Outro ponto de destaque do edital é a forma de seleção. Os candidatos poderão optar pela nota do ENEM, de qualquer edição entre 2015 e 2024, ou, se preferirem, utilizar o histórico escolar do Ensino Médio. O objetivo é facilitar o ingresso e permitir que mais estudantes tenham oportunidade de participar.
As inscrições são totalmente gratuitas e estarão abertas entre os dias 05 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, em formato totalmente online. O curso, por sua vez, segue o modelo de Educação a Distância (EAD), mas conta com encontros e atividades presenciais obrigatórias nos polos credenciados.
Para mais informações e acesso ao edital completo, os interessados devem consultar o portal oficial da UFR no link: 🔗 ufr.edu.br/cev/processo-seletivo-agrocomputacao-2026
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
TCE-MT emite parecer favorável à aprovação das contas de 2025 de Primavera do Leste
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Primavera do Leste, referentes ao exercício de 2025. A decisão, sob responsabilidade do prefeito Sérgio Machnic, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal durante sessão realizada em 29 de setembro de 2026.
O resultado consta no Parecer Prévio nº 31/2026, referente ao Processo nº 202.997-9/2025, publicado em 8 de outubro de 2026. A análise considerou aspectos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial do município, além do cumprimento de limites legais e constitucionais e de indicadores relacionados às políticas públicas.
Entre os dados avaliados, o relatório aponta que o município aplicou 27,51% dos recursos considerados no cálculo em manutenção e desenvolvimento do ensino, acima do mínimo constitucional de 25%. Na saúde, a aplicação foi de 27,06%, também superior ao mínimo legal de 15%. O documento registra ainda que as despesas com pessoal do Poder Executivo corresponderam a 47,01% da Receita Corrente Líquida, dentro do limite legal de 54%.
Com a emissão do parecer prévio, o processo será encaminhado à Câmara Municipal de Primavera do Leste, a quem cabe o julgamento definitivo das contas anuais de governo, conforme previsto na legislação.
A Prefeitura deverá observar as recomendações e determinações apontadas pelo Tribunal, dando continuidade às medidas de aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e de gestão dos recursos públicos.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Mato Grosso1 dia atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Mato Grosso3 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Mato Grosso3 dias atrás“Alexandre fora”: Medeiros promete colocar impeachment do STF na pauta do Senado
-
OAB3 dias atrásOrdem dos Advogados lança Programa Empreende OAB e oferece mais qualificação para a advocacia de MT
-
Mato Grosso3 dias atrásMauro Mendes e Zé Medeiros são eleitos senadores por Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásDebate termina em troca de acusações entre Pivetta, Wellington e Natasha
-
Mato Grosso3 dias atrásOtaviano Pivetta é reeleito governador de Mato Grosso no primeiro turno
-
Mato Grosso3 dias atrásLéo Bortolin é eleito deputado estadual por Mato Grosso com 51.040 votos












