Primavera do Leste
Reunião entre municípios e defesas civis discute solução definitiva para famílias em situação de risco no Vale Verde
Primavera do Leste
Uma força-tarefa envolvendo as administrações municipais de Primavera do Leste e Poxoréu, as Defesas Civis dos dois municípios, secretários municipais e procuradores de ambas as prefeituras discutiu em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), na Prefeitura de Primavera do Leste, um tema objetivo e claro: dar solução definitiva à situação de dezenas de famílias que vivem em área de risco na região do Vale Verde, ameaçadas por erosões e pelo grande volume de água das chuvas.
A área é pertencente a Poxoréu, mas Primavera tem dado todo o apoio necessário e vale destacar que a reunião marca a primeira agenda técnica conjunta entre os municípios e o Estado para tratar especificamente do problema, uma vez que o prefeito Sérgio Machnic, tem demonstrado preocupação desde que assumiu a gestão, com o agravamento da situação e cobrou providências efetivas antes que haja vítimas.
Durante a reunião, o prefeito Sérgio Machnic reforçou que a prioridade é preservar vidas. “Olha a missão de cada um: salvar vidas. Nós estamos reunidos porque alguém está com risco de vida”. Ele destacou que a gestão está disposta a buscar e aplicar os recursos necessários para resolver a situação de forma definitiva.
“Esse é o meu papel: correr atrás dos recursos para executar a obra. O que a gente não pode é deixar isso acontecer e alguém perder a vida”.
O prefeito lembrou que inclusive foi prometido a ele pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, que o estado iria construir as casas para as famílias serem retiradas da área. “Mas infelizmente depois disso nada mais tivemos de concreto, então é preciso que nós, gestores municipais de Primavera e Poxoréu tomemos a iniciativa, apoiados neste caso, pela Defesa Civil estadual, que não tem culpa do problema e só tem nos ajudado”, pontuou.
Durante a reunião, foi destacado que Primavera do Leste já possui projeto em andamento para captação e redirecionamento da água das chuvas que escorre desde a BR-070 até a região de Furnas. A proposta prevê a drenagem e o desvio do fluxo pluvial, o que deve reduzir em até 60% o volume de água que hoje desce em direção à área afetada pela erosão.
Segundo o secretário Valfredo Rodrigues, o levantamento técnico ainda não foi totalmente concluído, mas a estimativa inicial aponta que o investimento ultrapassa os R$ 30 milhões, valor que deverá ser custeado pelo município de Primavera do Leste. “Ainda não concluímos todo o levantamento, mas a estimativa inicial já passa dos 30 milhões de reais. É uma obra de grande magnitude, que será custeada por Primavera”, frisou.
A medida é considerada fundamental para atacar a causa do problema, reduzindo a força da água que agrava a ‘voçoroca’.
Retirada das famílias exige ação social e planejamento
Outro ponto central da reunião foi relativo à retirada das famílias que vivem na área de risco. A medida envolve um processo mais amplo que vai além da desocupação imediata. A realocação exige planejamento, assistência social, definição de áreas adequadas, possível construção de novas moradias e acompanhamento das famílias. O trabalho deverá envolver as equipes de Assistência Social, Planejamento e Obras dos dois municípios.
A procuradoria reforçou que já existem determinações judiciais para retirada de algumas famílias, mas que é necessário estruturar o processo para garantir segurança jurídica e amparo social.
A coordenadora da Defesa Civil municipal, Cris Corrêa também destacou que, além da remoção, será necessária fiscalização rigorosa para evitar novas ocupações na área afetada. Diante disso, além da retirada será necessário fazer melhorias para reduzir e até mesmo acabar com o assoreamento da região, uma vez que muitas pessoas têm desmatado a região de APP e o trabalho tem sido feito incansavelmente pelas equipes.
Mas isso também passa pela secretaria de Obras dos dois municípios, mas o secretário de Obras de Primavera, Vitor Diniz, garantiu que a pasta está preparada para dar suporte técnico e operacional.
“A Secretaria de Obras está totalmente à disposição para contribuir com o andamento da melhor e mais rápida forma possível, tanto na retirada das famílias quanto na execução das obras necessárias”.
O secretário de Planejamento de Poxoréu, Mayk Silva destacou que o município irá continuar apoiando todas as ações necessárias, mobilizando as demais secretarias que estão envolvidas. “Inclusive em nome do nosso prefeito Luciano Sol, quero agradecer toda a parceria que vem sendo implementada junto com a Secretaria de Obras de Primavera, com o secretário Vitor Diniz, o que tem contribuído muito para as melhorias no local e agora precisamos fazer ainda mais”, finalizou.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Sargento Filisberto explicou que cada município precisa formalizar seus decretos dentro de sua competência, permitindo o encaminhamento para reconhecimento federal, etapa necessária para liberação de recursos. “O Estado não pode atropelar o município. A gente apoia tecnicamente e orienta para que o processo seja encaminhado corretamente”.
Ao final do encontro, ficou definido como encaminhamento principal a formação de uma equipe integrada, composta pelas Defesas Civis e pelas secretarias de ambos os municípios, para acompanhar de forma permanente o andamento das ações. A proposta é que o grupo atue de maneira coordenada, com divisão clara de responsabilidades, cronograma técnico e acompanhamento contínuo, garantindo agilidade na retirada das famílias, avanço dos projetos estruturais e fiscalização da área.
Com projeto estruturante em desenvolvimento, previsão de investimento superior a R$ 30 milhões e articulação conjunta entre Estado e municípios, a gestão busca transformar medidas emergenciais em solução definitiva.
Prefeitura de Primavera do Leste
Primavera do Leste
Concurso público da prefeitura de Primavera do Leste terá provas neste domingo; veja como consultar o local
Os candidatos inscritos no Concurso Público nº 001/2026 da Prefeitura de Primavera do Leste já podem consultar os locais de realização das provas, marcadas para este domingo (18). As avaliações serão aplicadas em diferentes unidades de ensino do município e na Faculdade Anhanguera, nos períodos da manhã e da tarde.
O ensalamento foi divulgado pelo Instituto Atame, responsável pela organização do certame. As provas da manhã terão início às 8h, enquanto as avaliações da tarde começam às 14h, considerando o horário oficial de Mato Grosso.
Para descobrir o local exato onde fará a prova, o candidato deve acessar o link oficial disponibilizado pelo Instituto Atame. Ao abrir a página, será apresentado um QR Code que, após ser escaneado, permitirá consultar as informações referentes ao local de aplicação da avaliação.
A orientação é que os participantes façam a consulta antecipadamente, confirmando o endereço da unidade e o período correspondente ao cargo para o qual se inscreveram. Dessa forma, poderão organizar o deslocamento e evitar imprevistos no dia do concurso.
Locais de prova pela manhã
As avaliações com início às 8h serão realizadas nos seguintes locais:
EMEF Mauro Wendelino Weis: Monitor Social. Avenida Tancredo Neves, 360, bairro Castelândia.
EMEF Professora Maria Eugênia Godoy da Silva: Professor de Educação Física. Avenida São João Bosco, quadra 47, Jardim Luciana.
EMEF 13 de Maio: Agente de Monitoramento e Técnico de Manutenção. Avenida David Riva, 1.069, Jardim Riva.
EE Professora Alda Gawlinski Scopel: Auxiliar de Consultório Dentário; Cirurgião-Dentista 20h – Paciente PNE; Controlador Interno (Ciências Contábeis); Fonoaudiólogo; médicos especialistas em Cirurgia Oncológica, Endocrinologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Psiquiatria e Urologia, todos com carga horária de 20 horas. Avenida São João, 212, Centro.
EMEF Tia DeJane Pereira da Silva: Procurador Municipal – prova objetiva. Rua Cajueiro, 59, bairro Primavera III.
EMEF São José: Psicólogo. Rua Lesmo, 160, Jardim Milano.
O endereço da EMEF São José foi atualizado por meio do Edital Complementar nº 008/2026, publicado em 7 de outubro.
Locais de prova à tarde
As avaliações com início às 14h serão realizadas nos seguintes locais:
EMEF São José: Monitor de Serviços Educacionais. Rua Lesmo, 160, Jardim Milano.
EMEF Mauro Wendelino Weis: Monitor de Serviços Educacionais. Avenida Tancredo Neves, 360, bairro Castelândia.
EMEF Tia DeJane Pereira da Silva: Procurador Municipal – prova discursiva. Rua Cajueiro, 59, bairro Primavera III.
EMEF Professora Maria Eugênia Godoy da Silva: Assistente Social; Cirurgião-Dentista 20h – Periodontia; Fonoaudiólogo Educacional; Médico 20h – especialista em Oncologia Clínica; e Técnico em Higiene Dental. Avenida São João Bosco, quadra 47, Jardim Luciana.
EE Professora Alda Gawlinski Scopel: Médico 40h – Clínico Geral; Técnico em Laboratório; e Terapeuta Ocupacional. Avenida São João, 212, Centro.
EMEF Professora Josilene Rosa de Moraes Trindade: Enfermeiro Padrão. Avenida Amazonas, 402, Primavera II.
EMEF 13 de Maio: Enfermeiro Padrão. Avenida David Riva, 1.069, Jardim Riva.
Faculdade Anhanguera: Professor Pedagogo. Avenida Paulo César Aranda, 241, Jardim Riva.
Orientações para o dia da prova
A organização recomenda que os candidatos cheguem aos locais de aplicação com pelo menos 60 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início da avaliação.
É obrigatório apresentar documento de identificação original, conforme as regras estabelecidas no edital de abertura, além de caneta esferográfica de material transparente, com tinta azul ou preta.
Os participantes devem conferir atentamente as informações disponibilizadas pelo sistema de consulta, especialmente o endereço da unidade e o período da prova.
Consulte seu local de prova
Para verificar onde fará a avaliação, o candidato deve acessar o link oficial abaixo e seguir as instruções apresentadas na página, utilizando o QR Code (primeiro arquivo da página) para consultar seu local de prova.
CLIQUE AQUI E CONSULTE SEU LOCAL DE PROVA: https://portal.institutoatame.org.br/edital/ver/32
A consulta antecipada é fundamental para que os candidatos cheguem ao endereço correto e estejam preparados para as provas deste domingo (18), em Primavera do Leste.
Prefeitura de Primavera do Leste
-
Coluna VIP MT5 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT5 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino6 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia4 dias atrásOperação mira influenciadora digital de VG por jogos ilegais e lavagem e bloqueia R$ 102 milhões
-
Várzea Grande7 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino7 dias atrásDiamantino realiza Semana das Crianças na Biblioteca-Parque e atende mais de 160 alunos da rede municipal
-
Política4 dias atrásCasa 22 será inaugurada hoje em Cuiabá para mobilizar apoio a Flávio Bolsonaro
-
Opinião13 horas atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza












