Primavera do Leste
UCT de Primavera do Leste abre no sábado (14) para reforçar estoques de sangue O+ e O- antes do Carnaval
Primavera do Leste
A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Primavera do Leste abrirá excepcionalmente neste sábado,14, das 7h às 11h, para uma campanha especial de doação de sangue pré-Carnaval. Segundo a coordenadora da UCT, Dayanne Batista de Castro, “a ação tem como objetivo reforçar os estoques, especialmente dos tipos O positivo e O negativo, que apresentam maior demanda neste período”.
A coleta será realizada somente por agendamento, e, neste momento, apenas doadores desses dois tipos sanguíneos serão atendidos, já que as demais tipagens estão com estoque estável. *O agendamento pode ser feito pelo telefone (66) 98138-0156.
Quem pode doar sangue – para ser doador, é necessário:
Apresentar documento oficial com foto;
Ter boa saúde e estar alimentado, evitando alimentos gordurosos;
Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsável);
Pesar 51 kg ou mais;
Ter dormido pelo menos quatro horas na noite anterior à doação.
Também é preciso não estar resfriado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não estar grávida ou amamentando (até um ano), não fazer uso de drogas e não ter contraído doenças como hepatite após os 10 anos, sífilis, doença de Chagas ou HIV.
Doadores que tenham feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 6 meses, ou procedimentos como endoscopia e colonoscopia nos últimos seis meses, ficam temporariamente impedidos de doar. A situação vacinal também será avaliada durante a triagem.
Como funciona a doação: todo o processo dura em média 40 minutos e inclui o cadastro, pré-triagem,
Entrevista clínica, coleta de sangue e lanche ao final da doação.
A campanha busca garantir segurança no atendimento durante o feriado prolongado, período em que a unidade ficará fechada e a demanda por sangue costuma aumentar.
A UCT está localizada na Avenida São João número 30, ao lado do Centro de Especialidades Médicas Oswaldo Cruz.
Prefeitura de Primavera do Leste
Mato Grosso
Saúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais
Os resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde durante a prestação de contas do programa Vira Saúde revelam uma mudança significativa no cenário da saúde pública de Primavera do Leste. O comparativo entre 2024 e a atual gestão demonstra não apenas a ampliação dos serviços, mas uma reestruturação que vem modificando a capacidade de atendimento do município em diferentes áreas.
Um dos exemplos mais evidentes está na rede farmacêutica municipal. Em 2024, a população contava com apenas seis unidades de atendimento. Atualmente, a rede opera com nove unidades em funcionamento, representando um crescimento de 50% na oferta de serviços e ampliando o acesso da população aos medicamentos por meio da descentralização do atendimento.
O avanço contrasta com uma realidade que por anos limitou a expansão dos serviços de saúde. Em pouco mais de um ano, a atual administração implantou a Farmácia do CAPS, estruturou a farmácia vinculada ao ESF 2, reorganizou a Farmácia de Alto Custo e colocou em funcionamento a primeira Farmácia Viva de Mato Grosso, iniciativa inédita no estado.
Os investimentos também avançam em áreas que permaneceram sem soluções estruturantes por vários anos. Entre as obras em andamento estão o Laboratório Central Municipal, considerado um dos projetos mais estratégicos da saúde local, a nova Unidade Básica de Saúde do bairro Buritis, já com mais de 80% das obras executadas, além da nova sede do CAPS Infantil e Núcleo de Saúde Mental e da Academia da Saúde.
A diferença entre os dois períodos administrativos também aparece na capacidade de planejamento e execução. Enquanto em 2024 não havia um conjunto de obras estruturantes em andamento capaz de ampliar significativamente a rede municipal, a gestão 2025-2026 colocou em prática projetos que devem elevar a capacidade diagnóstica, reduzir o tempo de espera por exames e ampliar a cobertura dos serviços básicos de saúde.
Para o prefeito Sérgio Machnic, os números demonstram que o município está deixando para trás antigas deficiências estruturais. “Estamos realizando investimentos que deveriam ter acontecido há muito tempo. Nosso compromisso é fortalecer a rede, ampliar o acesso da população e garantir que os serviços acompanhem o crescimento de Primavera do Leste. Saúde pública se faz com planejamento, investimento e capacidade de execução”, afirmou.
Outro indicador que evidencia a expansão da rede é o reforço no quadro de servidores. Desde o início da atual gestão, foram incorporados 132 novos profissionais à saúde municipal. Desse total, 75 ingressaram por concurso público e outros 57 por processo seletivo, ampliando a força de trabalho em diversas áreas e fortalecendo o atendimento direto à população.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a ampliação da estrutura física e das equipes tem sido fundamental para melhorar a capacidade de resposta da rede. “Estamos fortalecendo a saúde em todas as frentes. São novas unidades, mais profissionais, mais investimentos e uma organização dos serviços voltada para atender melhor a população”, afirmou.
Os dados apresentados pelo Vira Saúde mostram que a diferença entre a realidade encontrada em 2024 e a estrutura que está sendo construída em 2025 e 2026 vai além dos números. O município passa por um processo de modernização e expansão que busca recuperar demandas históricas, ampliar a oferta de serviços e preparar a rede pública para acompanhar o crescimento da cidade.
Com novas unidades, obras estratégicas em andamento, ampliação do quadro de servidores e investimentos inéditos em infraestrutura, a atual gestão consolida um dos maiores ciclos de fortalecimento da saúde pública municipal dos últimos anos, transformando planejamento em entregas concretas para a população.
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Política6 dias atrásCâmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas semanais; acompanhe
-
Mato Grosso5 dias atrásPRÉ-CAMPANHA NÃO É TERRA SEM LEI
-
Polícia3 dias atrásPM apreende veículo com 200 frascos de perfumes sem nota fiscal em rodovia estadual
-
Mato Grosso5 dias atrásPrefeito de Chapada afirma que acordo com a Energisa está sendo pago e rebate possibilidade de intervenção no SAAE
-
Cuiabá5 dias atrásHMC implanta agendamento imediato de consultas pós-operatórias para pacientes da ortopedia
-
Esportes6 dias atrásMédico confirma lesão e Neymar está fora dos amistosos antes da Copa
-
Política6 dias atrásDocumento lançado na Câmara lista 51 projetos de lei sobre dignidade menstrual








