Sinop

Ações especiais de vacinação contribuem para avanço da cobertura vacinal em Sinop

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no sábado (7), mais uma ação especial de vacinação no município. A ação aconteceu no pátio do Machado Atacado Supercenter, localizado na Rua Colonizador Ênio Pipino, nº 505, no bairro São Cristóvão. Das 8h às 15h30, uma equipe da Coordenação de Imunização esteve atendendo a população com a atualização da caderneta de vacinas. Foram disponibilizados todos os imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Na oportunidade, mais 52 imunizantes foram aplicados. Com isso, o município já ultrapassou as 21,7 mil doses de vacinas aplicadas somente neste ano. O público com maior aplicações é crianças com idade entre 2 e 4 anos, com mais de 5,2 mil doses injetadas. Semanalmente, a Coordenadoria de Imunização de Sinop realiza ações descentralizadas com o intuito de facilitar à população o acesso aos serviços básicos de saúde. Em dias e horários alternativos, a população tem a opção de regularizar o recebimento das doses em atraso e garantir proteção contra diversas doenças preveníveis.

O coordenador de Imunização do município, João Gustavo Breganó, destacou que a ação integra o conjunto de estratégias para ampliar a cobertura vacinal e ressaltou a importância da população em participar dessas ações e contribuir com o alcance da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).

“A vacinação representa o principal meio de prevenção contra doenças que podem causar complicações e sequelas. A Secretaria de Saúde mantém ações itinerantes aos finais de semana com o objetivo de aproximar esse serviço da população e ampliar o acesso aos imunizantes. Todos os imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização estarão disponíveis durante a ação. A orientação é que a população leve o cartão de vacinas para garantir a aplicação correta das doses. O atendimento no sábado representa uma oportunidade para quem possui dificuldade de acesso durante a semana”, explicou ele.

Das 21.755 doses já aplicadas, 788 são do imunizante contra dengue (Qdenga). Esse imunizante, em específico, foi incorporado ao PNI do Sistema Único de Saúde (SUS) e disponibilizado, a partir de fevereiro de 2024, ao grupo prioritário de 10 a 14 anos. São duas doses aplicadas em intervalo de três meses entre elas. Desde o início da imunização, Sinop já aplicou 8.590 doses. “Essa é uma vacina importante para nossa cidade e região, pois sofremos todos os anos com altos casos da doença. Moramos em uma região hiperendêmica de dengue. Pais e mães não deixem de levar seus filhos para serem imunizados contra ela”, disse o coordenador de Imunização.

Durante as mobilizações, são disponibilizadas vacinas como BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral, Varicela, DTP, Hepatite A e HPV, conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada pessoa.

Mesmo com as ações itinerantes, a Secretaria de Saúde informa que a vacinação não altera o fluxo natural das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no período de funcionamento de cada unidade. Os endereços e horários de atendimento das UBS estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Sinop, no endereço www.sinop.mt.gov.br/portal/telefones/2/0/0.

Próxima ação

 

A próxima ação especial itinerante de vacinação, está programada para acontecer no sábado, 14 de março, no estacionamento do Machado Atacado Vitória Régia. Os atendimentos serão das 8h às 15h30, com a disponibilização de todos os imunizantes do plano nacional.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

CAPSi e CAPS de Sinop recebem destaque na Assembleia Legislativa de MT por promoção à saúde mental

Publicados

em

O município de Sinop mais uma vez é destaque no estado de Mato Grosso ao ser reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso pelos excelentes trabalhos desenvolvidos na área da saúde. Desta vez, as instituições Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) foram homenageadas pelos atendimentos realizados.

As moções de aplauso foram concedidas pelo deputado estadual Carlos Avallone como forma de reconhecimento aos profissionais e às instituições públicas por se destacarem na promoção da saúde mental no estado de Mato Grosso.

Larissa Azevedo, coordenadora do CAPSi, celebrou a homenagem e considera o título como um reconhecimento ao trabalho árduo realizado por toda a equipe da instituição, que tem como foco o atendimento a crianças e adolescentes com demandas em saúde mental.

“Receber uma moção de aplauso da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Carlos Avallone, é motivo de grande orgulho para toda a equipe do CAPS Infantojuvenil. Esse reconhecimento valoriza o trabalho que realizamos diariamente, com dedicação, escuta qualificada e cuidado com nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, disse.

Larissa acrescenta ainda que “é também a confirmação de que a saúde mental tem ganhado a atenção que merece e de que estamos contribuindo de forma efetiva para o bem-estar da população de Sinop. Seguimos ainda mais motivados a fortalecer nossos serviços e ampliar o acolhimento”, comentou.

As instituições CAPS e CAPSi já realizaram, neste ano, mais de 11.8 mil atendimentos psicossociais. No ano passado, as instituições acumularam 22.125 mil atendimentos.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA