Sinop
Curso capacita profissionais da rede de proteção de Sinop para escuta especializada
Sinop
Iniciou nesta terça-feira (11), em Sinop, o Curso de Escuta Especializada, que tem como objetivo capacitar profissionais da rede de proteção para o atendimento humanizado e intersetorial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A formação, que segue até quinta-feira (13), integra as ações da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Sinop.
O treinamento reúne profissionais das áreas da assistência social, saúde, educação, segurança pública, justiça, além de conselheiros tutelares e de direitos. A iniciativa busca garantir que o acolhimento das vítimas ocorra de maneira protegida, com o mínimo de exposição e evitando a revitimização.
A delegada Renata Evangelista destacou a relevância da qualificação e o impacto direto que ela tem na condução dos casos de violência infantil. “Esse curso é de extrema importância para que todos os membros da rede estejam utilizando o mesmo linguajar e capacitados no sentido de receber essa vítima quando algum tipo de abuso for reportado. É essencial que essa capacitação ocorra para que não haja revitimização, para que a vítima chegue à delegacia pronta para repassar o relato, sem precisar reviver a dor. Rememorar é viver duas vezes e nosso objetivo é evitar isso, capacitando os profissionais para acolher e ouvir com cuidado, garantindo informações consistentes e um atendimento acolhedor”, afirmou.
A juíza Melissa de Lima Araújo também ressaltou a importância da integração entre os diferentes setores que compõem a rede de proteção. Segundo ela, o trabalho conjunto é indispensável para garantir uma resposta efetiva às denúncias de violência. “Precisamos que todos os integrantes do sistema de garantia de direitos estejam aptos a receber essas denúncias, saber como agir e para onde encaminhar. Sem isso, não conseguimos garantir uma proteção efetiva. O Judiciário não trabalha sozinho. É fundamental que as informações cheguem de forma correta, que a criança tenha todo o suporte necessário e que possamos responsabilizar o agressor”, explicou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu enfatizou que a atual gestão municipal tem priorizado o fortalecimento dos conselhos e das políticas de proteção social. “Nossa gestão, capitaneada pelo prefeito Roberto Dorner, dá total apoio e valoriza os conselhos, seja o da criança e do adolescente, da mulher ou da pessoa idosa. A prefeitura é parceira e garante liberdade para que os conselhos atuem de forma plena no município, assegurando que cada cidadão tenha seus direitos protegidos”, destacou.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, reforçou o compromisso da administração com a formação contínua dos servidores e a integração entre as secretarias. “É uma sensibilidade da gestão apoiar o funcionamento dessa rede de profissionais ligados à proteção da criança e do adolescente. Para que ela funcione de forma eficiente, é preciso capacitar os técnicos, oferecer apoio e promover ações que garantam atendimento com carinho, atenção e competência. Essa é uma iniciativa do conselho municipal, mas que envolve toda a gestão e a sociedade civil organizada”, pontuou.
A presidente do CMDCA, Rúbia Naves, lembrou que o evento reúne cerca de 350 participantes e tem como propósito unificar o conhecimento e as práticas da rede. “Toda a rede precisa falar a mesma linguagem, sem rupturas. Quando uma criança relata uma situação de violação de direitos, por exemplo, a professora ou o diretor da escola deve saber o que fazer, para onde encaminhar e como agir. Essa capacitação vem justamente para fortalecer essa comunicação entre os setores, garantindo que a proteção alcance quem realmente precisa”, disse.
Ela também alertou para a realidade preocupante dos casos de violência infantil em Mato Grosso. “Nosso estado figura entre os que apresentam maior número de registros de violência contra crianças e adolescentes. Essa é uma triste realidade, e por isso precisamos estar capacitados para agir com eficiência, fortalecendo nossa rede de proteção”, completou Rúbia.
A defensora pública Luciana Barbosa Garcia destacou que o aprendizado coletivo e a troca de experiências são fundamentais para aprimorar o atendimento. “Estamos aqui para aprender e aperfeiçoar. A capacitação promove uma articulação inteligente entre os diferentes setores do sistema de garantia de direitos. É um processo contínuo de aprimoramento, de entendimento das atribuições de cada órgão e de fortalecimento do trabalho em equipe. Essa integração é essencial para garantir o cuidado e a proteção que nossas crianças merecem”, afirmou.
A palestrante e consultora em direitos humanos, Sueli Freitas, reforçou que a escuta especializada é uma ferramenta indispensável no enfrentamento à violência intrafamiliar. “Vivemos um momento de crescente violência contra crianças e adolescentes. É um público que exige atenção e cuidado. A capacitação tem o papel de preparar os profissionais para identificar sinais, encaminhar corretamente os casos e acolher de maneira humanizada. Sinop tem avançado nesse sentido, com uma rede que busca qualificação constante e compromisso com a proteção”, ressaltou.
Sueli também elogiou o empenho da administração municipal e das instituições envolvidas na realização do curso. “Essa ação é gigante. Requer envolvimento do poder público, das entidades e de toda a sociedade. É um trabalho que demonstra responsabilidade com o futuro das crianças e adolescentes do município”, afirmou.
O curso, promovido em formato intensivo, permite que os participantes compreendam não apenas os aspectos legais da escuta especializada, mas também a importância da empatia e da abordagem acolhedora durante o atendimento. Ao longo dos três dias de formação, a expectativa é que o grupo saia preparado para aplicar o conhecimento adquirido em suas rotinas de trabalho e ofereçam um atendimento mais integrado e eficiente.
Sinop
Entre desafios e descobertas, professores transformam vidas e constroem o futuro de Sinop
Neste 15 de outubro, Dia do Professor, a Prefeitura de Sinop homenageia os profissionais que fazem da educação uma ferramenta de transformação social. Na rede municipal de ensino, histórias como as das professoras Jéssica Vitorino Machado, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância, e Klaytiane Laura Nascimento Ramos, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Aleixo Schenatto, mostram diferentes dimensões dessa missão: acolher, ensinar, reconhecer as individualidades e persistir diante dos desafios.
Para Jéssica, trabalhar com crianças pequenas é ser uma ponte entre elas e o mundo. É apresentar novas experiências com cuidado e sensibilidade, respeitando o tempo de cada uma e criando oportunidades para o desenvolvimento individual e coletivo. A professora acredita que a Educação Infantil tem um papel fundamental justamente por representar, para muitas crianças, o primeiro contato com um ambiente de convivência e aprendizagem fora de casa. Nesse espaço, cada descoberta pode contribuir para a construção da autonomia, da autoestima e das relações sociais.
Uma experiência vivida em 2023 resume o significado desse trabalho. Ao final do ano letivo, um aluno de cinco anos a abraçou e agradeceu por ela ser sua professora e tê-lo ajudado. A criança enfrentava dificuldades familiares e era considerada um aluno difícil, exigindo atenção, acolhimento e direcionamento. Ao longo do ano, porém, Jéssica acompanhou mudanças importantes no comportamento e na autoestima do menino, tanto na escola quanto no ambiente familiar.
“É isso que nos marca como professores: a evolução individual e coletiva, as vidas transformadas pelo aprendizado. É saber acolher e possibilitar experiências que potencializem a criança em sua verdadeira essência”, relatou ela.
A lembrança demonstra que os resultados da educação nem sempre aparecem apenas nas atividades concluídas ou nos conteúdos aprendidos. Eles também estão nos vínculos construídos, na confiança conquistada e nas mudanças que ajudam uma criança a se desenvolver.
Ensinar é reconhecer que cada aluno tem seu próprio tempo
Professora da Emeb Aleixo Schenatto, Klaytiane Laura Nascimento Ramos reencontrou na docência um sonho que estava adormecido. Hoje, no quarto ano consecutivo trabalhando com uma turma de segundo ano, ela define a profissão como uma paixão, construída diariamente entre conquistas e desafios.
Uma das principais dificuldades, segundo ela, é lidar com os diferentes níveis de aprendizagem dentro da mesma sala. Em turmas com cerca de 28 alunos, cada criança chega com conhecimentos, experiências e necessidades próprias, o que exige atenção e estratégias diversificadas para acompanhar o desenvolvimento de todos. Outro desafio está relacionado à influência dos estímulos externos, especialmente o uso da tecnologia, que pode interferir no comportamento, na concentração e na atenção dos estudantes.
Para a professora, esse cenário exige cada vez mais dedicação dos profissionais, que precisam compreender a realidade dos alunos e buscar maneiras de manter o interesse pelo aprendizado. O cotidiano de Klaytiane evidencia uma dimensão importante da docência: ensinar não é aplicar a mesma fórmula para todos, mas reconhecer as diferenças e trabalhar para que cada estudante tenha condições de avançar.
As experiências das duas profissionais mostram que, embora os desafios mudem conforme a etapa de ensino, a essência do trabalho permanece. É necessário conhecer os alunos, compreender suas necessidades e acreditar no potencial de cada um.
“O futuro do Brasil está na mão de vocês”, destaca prefeito
“São as pessoas que educam nossos filhos. Pessoas que fazem a diferença. Nossos filhos vão aprender, nossos netos, do que vocês são capazes. Parabéns a todos. O futuro do Brasil está na mão de vocês”, declarou o prefeito.
A homenagem reforça o reconhecimento ao trabalho realizado nas unidades escolares, onde professores e demais profissionais da educação acompanham o desenvolvimento dos estudantes e contribuem para a formação de cidadãos.
Além da valorização dos profissionais, o fortalecimento da educação também passa pela oferta de ambientes adequados para ensinar e aprender. Na gestão do prefeito Roberto Dorner, a Prefeitura de Sinop já entregou cinco unidades escolares que passaram por obras de construção, reforma e ampliação, ampliando e qualificando a estrutura disponibilizada à comunidade escolar.
Entre as unidades entregues estão a Emeb Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, a Emei Clara Teixeira, a Emei Camping Clube, a Emeb Marizete Weber e a Emeb Profª Shieley da Costa Fortuna.
As entregas integram as ações da Administração Municipal voltadas à melhoria da infraestrutura da rede, proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e para o atendimento dos estudantes.
Neste Dia do Professor, a Prefeitura de Sinop reconhece que investir em educação significa cuidar tanto das condições de ensino quanto das pessoas que fazem esse trabalho acontecer. Por trás de cada avanço de um aluno, há profissionais que ensinam, orientam, acolhem e persistem, mesmo diante das dificuldades.
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Mato Grosso7 dias atrásCOMISSÃO ELEITORAL NÃO ACATA DECISÃO JUDICIAL DO TJ/MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande4 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc












