Sinop

Economia: inscrições abertas para evento da Prefeitura de Sinop sobre Zona de Processamento de Exportação

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico, realizará um encontro estratégico sobre Zona de Processamento de Exportação (ZPE) – considerado um dos instrumentos mais relevantes para atração de indústrias, geração de empregos e expansão das exportações. O evento será realizado no dia 12 de março, às 18h, no Plenário Deputado Jorge Abreu, da Câmara Municipal de Vereadores.

O evento contará com a presença e palestra do presidente da Associação Brasileira de Zonas de Exportação (ABRAZPE), Helson Braga. Na ocasião, além da troca de ideias e experiências com empresários dos mais diversos setores, Helson irá discutir o tema “Potencial e impactos da ZPE na economia de Sinop”.

Conforme destaca o secretário da Sedec, José Pedro Serafini, todos os empresários e empreendedores que trabalham com importação ou exportação são convidados a participar. “Estamos chamando a todos que importam e exportam, não importa o quê, cereais, carnes, serviço, equipamentos, medicamentos, roupas, tudo isso. O Helson irá apresentar para todos nós de que forma Sinop pode se tornar uma ZPE e de que forma isso pode ajudar ainda mais a nossa economia local e regional”, explicou.

De acordo com Serafini, ZPE é uma espécie de área alfandegária do Governo Federal em que são concedidas isenções de impostos federais, para quem atua nessa região. Além disso, há a possibilidade de envolver as esferas do Estado e do Município nesse processo colaborativo.

Para que seja possível implementar uma ZPE, alguns requisitos precisam ser cumpridos. Sobre isso, Serafini enfatizou que Sinop tem todos as condições necessárias. “Sinop é a única cidade da região centro-oeste que atende condições para uma ZPE: aeroporto estruturado, duplicação da rodovia federal em andamento, ferrogrão a caminho e economia forte a nível regional”, listou.

Inscrições

Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição prévia no link a seguir: https://forms.gle/kZ7RsSfNYKLGKA5P7 

Conforme anunciou Serafini, na manhã seguinte à palestra (13 de março, sexta-feira), no Sindicato Rural, haverá reunião de fomento de negócios interempresarial aos participantes.

O evento é realizado pela Prefeitura, com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Sicoob Norte MT, Ibis Hotel, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), Sindicado Rural de Sinop, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), União das Entidades de Sinop (Unesin), Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Associação dos Hotéis de Sinop, Cooperativa Agro Industrial do Centro-Oeste (Coabra) e Cooperativa Agroindustrial do Norte de Mato Grosso (Coanorte).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop promove vacinação no Machado Supercenter neste sábado (6)

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (6) mais uma ação de vacinação itinerante no município. Desta vez, o atendimento ocorrerá no estacionamento do Machado Supercenter, localizado na Rua Alberto Baranjak, nº 505, no bairro São Cristóvão. A vacinação estará disponível das 8h às 15h30, com oferta de todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização (PNI).

A iniciativa tem como principal objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de imunização e ampliar a cobertura vacinal no município. A estratégia busca atender moradores que enfrentam dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante a semana, além de incentivar a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O coordenador de imunização da Secretaria de Saúde, João Breganó, destacou que a vacinação continua como uma das principais ferramentas de prevenção contra doenças infecciosas. “A vacina representa a forma mais segura e eficaz de proteção contra diversas doenças preveníveis. Quando a Prefeitura leva a vacinação para locais de grande circulação, como supermercados e espaços públicos, conseguimos ampliar o acesso da população e fortalecer a proteção coletiva”, afirmou.

João Breganó também ressaltou que as ações itinerantes aproximam os serviços de saúde dos moradores e contribuem diretamente para o aumento da cobertura vacinal no município. “Muitas pessoas trabalham durante a semana e não conseguem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Com essas ações em locais estratégicos e em horários diferenciados, conseguimos oferecer mais comodidade e ampliar o número de pessoas imunizadas. A atualização da caderneta vacinal protege não apenas quem recebe a vacina, mas toda a comunidade, porque reduz a circulação de doenças e evita surtos”, destacou.

Durante a ação, estarão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, penta, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, varicela, DTP, hepatite A e HPV, entre outras previstas no calendário nacional.

A Secretaria de Saúde orienta que os moradores apresentem documento oficial com foto e a caderneta de vacinação no momento do atendimento, que é por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA