Sinop
Junho Vermelho: UCT Sinop abre neste sábado (20) para receber doações de sangue
Sinop
Em alusão ao Junho Vermelho, campanha nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop (UCT Sinop) abrirá neste sábado (20), das 7h às 13h, para uma ação especial de coleta. A iniciativa busca ampliar os estoques do banco de sangue e facilitar o acesso de pessoas que não conseguem comparecer à unidade durante a semana por causa dos compromissos profissionais e pessoais.
A UCT Sinop está localizada na Rua das Amendoeiras, no Setor Comercial, anexa ao Hospital Regional. O sangue coletado na unidade abastece hospitais e unidades de saúde de Sinop, municípios da região Norte de Mato Grosso e, em situações específicas, também atende demandas da capital, Cuiabá.
O coordenador de Enfermagem da UCT Sinop, Marcelo Klement, destacou que a campanha do Junho Vermelho reforça a mobilização em torno da doação de sangue e ressaltou a importância da participação da comunidade. “Neste mês temos um aumento do incentivo para o pessoal vir doar. Neste ano, a Secretaria de Saúde e alguns parceiros estão fornecendo alguns brindes. Neste sábado estaremos abertos, recebendo o pessoal que quiser doar sangue. O horário de atendimento será das 7h às 13h. Por uma questão de garantir que todos saiam daqui com a coleta realizada até esse horário, costumamos distribuir fichas até as 12h”, explicou.
Marcelo Klement também agradeceu o envolvimento da população e destacou o papel de Sinop na captação de bolsas de sangue em Mato Grosso. “Nós, enquanto UCT de Sinop, somos extremamente gratos à população. Sinop não é o segundo maior município em população, mas é o segundo maior em captação de bolsas de sangue. Isso demonstra a solidariedade da nossa comunidade e a consciência da importância desse gesto, que salva vidas todos os dias”, afirmou.
O coordenador reforçou ainda os critérios para doação e alertou sobre a necessidade de alimentação antes da coleta. “O doador regular precisa ter entre 18 e 69 anos, mas jovens a partir dos 16 anos podem doar, desde que tenham mais de 51 quilos e estejam acompanhados e autorizados pelos responsáveis legais. A pessoa não deve estar em jejum. Ao contrário dos exames laboratoriais, para doar sangue é necessário estar alimentado, porque isso reduz as chances de reações após a coleta e garante mais segurança ao doador”, ressaltou.
Para doar, é necessário apresentar documento oficial com foto e informar o CEP do endereço. Os requisitos incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 quilos, estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Jovens de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis legais. Pessoas acima de 60 anos podem doar caso tenham iniciado o processo de doação antes dessa idade.
A unidade orienta que pessoas que consumiram bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, apresentaram sintomas gripais ou febre nos últimos sete dias, realizaram cirurgias recentes ou estejam em período gestacional ou de amamentação aguardem o prazo recomendado antes de realizar a doação. Quem tomou a vacina contra a gripe deve esperar 48 horas. Já para vacinas com vírus ou bactérias vivos, como sarampo e febre amarela, o intervalo necessário é de quatro semanas.
As coletas ocorrem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da UCT Sinop, no número (66) 99292-2634.
Sinop
Educação de Sinop participa do Enaed 2026 com apresentação de seminários e mostra pedagógica; inscrições abertas
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, participa, nos dias 21 e 22 de setembro, do XV Encontro Nacional da Educação (Enaed), promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), com apresentação de seminários e mostra prática pedagógica. A programação é voltada à formação, ao diálogo e à troca de experiências entre profissionais da educação. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de setembro para os interessados em participar.
A programação reúne professores, gestores, pesquisadores e acadêmicos em atividades que buscam ampliar as discussões sobre os desafios e as possibilidades da educação, fortalecendo a formação continuada e contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
De acordo com a coordenadora da Educação Básica da Secretaria de Educação de Sinop, Carla Ponce, o encontro representa uma oportunidade de diálogo e compartilhamento de experiências entre os profissionais. “O Enaed constitui um espaço de diálogo entre os profissionais da educação, professores, gestores, pesquisadores e alunos acadêmicos. Ele contribui para a discussão e para encontrar caminhos para a educação. Os debates e as trocas de experiências enriquecem ainda mais a prática pedagógica em sala de aula”, destacou ela.
A programação também contempla a XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sinop, espaço destinado à apresentação de experiências desenvolvidas pelos profissionais da rede. A iniciativa permite que os professores compartilhem práticas realizadas nas unidades escolares e conheçam experiências de outros educadores.
“Além de mostrar aquilo que está fazendo, por meio da mostra pedagógica, o professor também terá a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais da área. Teremos ainda as palestras, que agregam conhecimento, sempre com o objetivo de tornar a prática pedagógica em sala de aula cada vez melhor”, acrescenta Carla.
Inscrições e participação
Após realizar a inscrição geral no Enaed, os participantes devem também realizar a inscrição nas atividades específicas das quais desejam participar.
Os profissionais da Educação Infantil da rede municipal de Sinop, devem se inscrever na palestra “Pensamento computacional na Educação Infantil”, observando o período de acordo com sua hora-atividade, e escolher uma das oficinas ofertadas no dia 21 de setembro, também considerando o período correspondente à hora-atividade.
Já os profissionais do Ensino Fundamental devem escolher uma das oficinas ofertadas no dia 22 de setembro, de acordo com o período de sua hora-atividade. As oficinas possuem 35 vagas cada, por isso a recomendação é que os interessados realizem a inscrição com antecedência.
Mostra Pedagógica
Os professores que participarão da XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Sinop também devem observar as orientações para submissão dos trabalhos.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, dois autores. Cada participante poderá submeter trabalhos em duas categorias:
No caso de participação em duas categorias, os trabalhos deverão ser diferentes. O mesmo trabalho não poderá ser submetido em duas modalidades.
Seminário de Alfabetização também integra programação
Dentro da agenda de formação dos profissionais da rede municipal, Sinop também recebe, no dia 22 de setembro, o V Seminário Alfabetiza: Práticas de Alfabetização e Recomposição de Aprendizagens, realizado pela Secretaria de Educação, na UNEMAT.
A atividade contará com a participação de formadores do Instituto Brasil Solidário (IBS), e reunirá professores organizados em nove grupos conforme suas áreas de atuação.
Serão três grupos voltados à Alfabetização, para professores dos 1º e 2º anos; quatro grupos de Recomposição de Aprendizagens, destinados aos docentes dos 3º, 4º e 5º anos; e dois grupos de Educação Física e Projetos Complementares, direcionados aos educadores das Escolas de Tempo Integral.
A programação terá abertura geral e, posteriormente, quatro horas de atividades formativas distribuídas entre o auditório e as salas da universidade.
A Secretaria de Educação, considera que a participação em momentos de formação e troca de experiências contribui para fortalecer o trabalho desenvolvido nas unidades da rede e ampliar as possibilidades pedagógicas em sala de aula.
A programação conta ainda com ações do Instituto Brasil Solidário entre os dias 23 e 25 de setembro, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maria Aparecida Amaro de Souza, onde serão realizadas oficinas para estudantes do 2º ao 5º ano nas áreas de leitura, teatro, fotografia, música, desenho, pintura e atividades criativas.
A parceria também prevê a entrega de 1.700 novos livros para quatro escolas da rede municipal, além de materiais e equipamentos destinados ao fortalecimento das bibliotecas e das atividades pedagógicas.
Serviço
ENAED e XVI Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Ensino
Data: 21 e 22 de setembro
Local: Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Sinop
Inscrições: até 20 de setembro
V Seminário Alfabetiza: Práticas de Alfabetização e Recomposição de Aprendizagens
Data: 22 de setembro
Local: UNEMAT – Sinop
Oficinas do Instituto Brasil Solidário
Data: 23 a 25 de setembro
Local: EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza – Bairro São Cristóvão
-
Mato Grosso5 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Gigante do Norte recebe Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex e gravação de DVD de Wesley & Conrado na segunda-feira (14)
-
Mato Grosso5 dias atrásNeste sábado tem caminhada de Max Russi em Barra do Garças que ainda terá grande encontro na segunda (14/9)
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia tem entrada gratuita e show nacional de Xanddy Harmonia neste domingo (13)
-
Mato Grosso5 dias atrásWellington tenta calar sites, mas Justiça mantém reportagens sobre acusação de propina
-
Mato Grosso12 horas atrásDr. João relembra luta para manter portas da Santa Casa abertas e origem de expressão ‘de chapa e cruz’
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça transparência e abre UPA para visita técnica do Tribunal de Contas
-
Várzea Grande2 dias atrásCampeões do FETRAN 2026, alunos da EMEB Professor Paulo Freire são recebidos pela prefeita Flávia Moretti











