Sinop
Prefeitura de Sinop firma compromisso para criação do Abril Verde Permanente no município
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, firmou nesta terça-feira (7) um compromisso intersetorial para a criação do Abril Verde Permanente no município. A iniciativa busca fortalecer a política de saúde do trabalhador e da trabalhadora, com foco na prevenção de acidentes e na promoção de ambientes laborais mais seguros.
A iniciativa da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Sinop reuniu representantes do poder público, entidades sindicais e setor produtivo, com o objetivo de consolidar ações contínuas voltadas à segurança e à saúde no trabalho. A medida também segue diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que orienta ações no Sistema Único de Saúde com foco na prevenção e na atenção integral.
O diretor de Vigilância em Saúde do município, Jorge Bevilaqua, destacou a importância da construção coletiva da iniciativa. “Estivemos reunidos com autoridades municipais, representantes dos sindicatos, das classes trabalhadoras e das classes empregadoras, com o objetivo de firmar uma política de cuidado à saúde do trabalhador e da trabalhadora, especialmente na saúde mental. Nós verificamos que há inúmeros acidentes de trabalho não notificados, o que traz prejuízo tanto para o trabalhador quanto para o empregador”, explicou.
Ele reforçou que a proposta busca beneficiar toda a cadeia produtiva. “Nós queremos beneficiar trabalhadores e empregadores. Um trabalhador com condições dignas produz mais, com efetividade. A empresa que oferece essas condições tem menos afastamentos, reduz custos e aumenta sua produtividade. Isso beneficia toda a sociedade”, disse o diretor de Vigilância em Saúde do município.
A coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município, Leila Berlet, reforçou sobre o papel da prevenção como eixo central da política. “Nosso setor é relativamente novo em Sinop e tem foco na prevenção do adoecimento no trabalho. Com esse momento, sensibilizamos empregadores e trabalhadores. Reunimos entidades que representam empresas e sindicatos que têm acesso direto ao trabalhador para apresentar o setor e explicar a importância das notificações. Todos somos usuários do SUS. Quando ocorre um acidente de trabalho ou uma doença relacionada ao trabalho, o atendimento ocorre na rede pública. Nossa proposta busca reduzir afastamentos, diminuir essas ocorrências e garantir um ambiente de trabalho com mais qualidade para todos”, explicou.
A procuradora do Trabalho, Paula Bueno Ravena, comentou que vê esse compromisso entre as instituições como um avanço significativo para o direito do trabalho. “Esse momento é marcante. O direito do trabalho é vivo e estamos fazendo considerações importantes aqui. Eu vejo esse momento com os olhos e o coração cheios de alegria. Se todos nós estivermos dispostos, vamos construir um mundo de trabalho melhor. Eu achei a carta muito interessante. Nós, como Ministério Público do Trabalho, vamos assinar esse compromisso, porque essa é uma questão de primeira ordem. Se a nossa preocupação é a segurança da vida, da saúde e da segurança do trabalhador, essa carta aqui é quase um sonho”, afirmou durante o encontro.
Participaram da reunião representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Sinop, do 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Sinop, do Escritório Regional de Saúde de Sinop, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) dos trabalhadores da Prefeitura de Sinop, do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista do Norte do Estado de Mato Grosso (Sintracom), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário da Região Norte do Estado de Mato Grosso (Siticom), do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Norte de Mato Grosso (Sinttronormat), da União das Entidades de Sinop (Unesin), do Conselho Municipal de Saúde de Sinop, além de secretarias municipais da Prefeitura de Sinop.
Com a formalização do compromisso, a expectativa é que ações permanentes sejam desenvolvidas para reduzir acidentes de trabalho e promover saúde de forma contínua. O município também prepara, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Sinop, o evento ‘Abril Verde’, que será realizado no dia 28 de abril, das 8h às 16h, na OAB Sinop. A programação contará com palestras e debates voltados à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. O evento é gratuito e o link para inscrições será divulgado em breve.
Sinop
Prefeitura de Sinop entrega 20 ônibus novos e tecnológicos para o transporte público coletivo nesta sexta-feira (17)
A Prefeitura de Sinop realiza, nesta sexta-feira (17), às 8h, na área externa do Estádio Municipal Massami Uriú – Gigante do Norte, a entrega oficial da nova frota do transporte público coletivo do município. A solenidade marca um momento histórico para a mobilidade urbana da cidade, com a implantação de um sistema moderno, mais eficiente e alinhado às necessidades da população.
Logo após a cerimônia, os 20 novos ônibus zero quilômetro participarão de uma carreata pelas principais vias da cidade e, na sequência, já entrarão em operação nas novas rotas ampliadas. Para celebrar o lançamento e permitir que a população conheça de perto todas as melhorias, o transporte será gratuito até o final do dia desta sexta-feira (17).
A nova fase do transporte coletivo de Sinop foi planejada para oferecer mais qualidade, conforto e tecnologia aos usuários. Os veículos são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, entradas USB para carregamento de celulares, sistema de reconhecimento facial, além de acessibilidade com rampas e assentos especiais para pessoas com obesidade. Cada ônibus conta, ainda, com quatro câmeras de segurança, garantindo mais tranquilidade durante os trajetos.
Outro avanço importante é o tempo de integração do bilhete, estipulado em 1h30. Ou seja, o passageiro pode descer em um ponto e, dentro desse período, utilizar outro ônibus sem ter que pagar novamente (desde que seja no mesmo sentido da rota inicial; não pode ser no sentido inverso). Dessa forma, o passageiro só paga nova passagem caso deseje retornar à região de origem ou se deslocar para outra linha. Os passageiros que descerem no terminal poderão mudar para qualquer outra linha sem cobrança (como já ocorre atualmente).
Ao todo, são sete linhas, com percursos estendidos e mais horários disponíveis aos usuários. Após o lançamento e a entrega dos veículos à população, a Prefeitura de Sinop divulgará todos os detalhes sobre as linhas, horários e valores do novo sistema de transporte coletivo.
-
Entretenimento5 dias atrásEXPONÁPOLIS 2026 é lançada com grande programação, entrada gratuita e etapa do campeonato de rodeio da Arena Dreams
-
Mato Grosso2 dias atrásDr. João dá início a capacitação inédita sobre hanseníase para agentes de saúde na ALMT
-
Cuiabá6 dias atrásIlde convida Dilemário para chapa e diz que falta apenas um nome para fechar disputa
-
Cuiabá2 dias atrásAbilio propõe empréstimo de R$ 111,6 milhões por 10 anos
-
Polícia6 dias atrásAssassino confesso nega intenção de matar jovem asfixiada: “estava virado dois dias”
-
Mato Grosso5 dias atrásCidinho Santos anuncia vinda de Flávio Bolsonaro à Norte Show no dia 22
-
Mato Grosso5 dias atrásAMM lança podcast sobre gestão municipal e políticas públicas
-
Coluna VIP MT1 dia atrásAniversario de Cuiabá 307 anos





