Sinop
Prefeitura de Sinop inicia instalação de lombadas modulares em vias públicas
Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta terça-feira (16) a instalação de lombadas modulares nas vias públicas do município. A primeira unidade foi implantada em frente à Escola Maria de Fátima Gimenez. A ação tem como objetivo aumentar a segurança viária e garantir mais tranquilidade para pedestres, alunos, pais e motoristas que circulam pela região.
De acordo com a pasta, 100 unidades foram adquiridas e serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade. A escolha levou em conta locais de maior risco, como travessias de pedestres, proximidades de escolas, creches, unidades de saúde e regiões com histórico de acidentes ou reclamações frequentes da comunidade.
O investimento foi de R$ 848 mil, destinados à compra de peças pré-moldadas, consideradas mais duráveis, ecológicas e de rápida instalação em comparação com as tradicionais lombadas de asfalto ou concreto. Segundo a Secretaria de Segurança e Trânsito, a adoção do modelo modular atende ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e representa uma solução sustentável, que alia eficiência, padronização e menor impacto à mobilidade urbana.
O secretário de Segurança e Trânsito, Wesney Sodré, destacou que a medida atende a uma demanda crescente da população e acompanha a expansão do município. “A mobilidade em Sinop se tornou mais complexa nos últimos anos. O número de veículos em circulação aumentou e, junto com isso, cresce a necessidade de garantir a segurança das pessoas. Esse é o papel da gestão pública: adotar soluções modernas, eficazes e sustentáveis para reduzir acidentes e organizar melhor o tráfego”, afirmou.
Ele reforçou ainda que as lombadas modulares representam uma evolução em relação ao modelo tradicional. “As lombadas de concreto ou asfalto apresentam muitas limitações. Elas não têm padronização dimensional, dificultam a fiscalização e a sinalização, além de não poderem ser removidas ou realocadas sem causar desperdício de recursos públicos. Já o modelo modular é prático, durável, fácil de instalar e pode ser adaptado conforme a necessidade. É uma solução mais inteligente e que respeita o dinheiro público”, disse o secretário.
O secretário também ressaltou que as lombadas modulares permitem intervenções rápidas e evitam transtornos à população. “Um dos grandes problemas das lombadas convencionais é o tempo de execução e o bloqueio prolongado das vias. Com os módulos, conseguimos implantar a estrutura em pouco tempo, sem grandes interdições e sem gerar prejuízos para a mobilidade”, disse.
Nos próximos dias, as demais lombadas modulares devem ser instaladas em pontos estratégicos da cidade para garantir mais segurança no trânsito.
Sinop
Prefeitura de Sinop destaca Projeto Cultura de Paz desenvolvido por estudantes da rede municipal
A iniciativa trabalha valores como respeito, cooperação e responsabilidades individual e coletiva, além de estimular o cuidado com os espaços e com os materiais utilizados no cotidiano escolar. As ações educativas e preventivas são desenvolvidas de forma integrada à rotina dos estudantes, contribuindo para fortalecer relações mais respeitosas e colaborativas.
Segundo o prefeito Roberto Dorner, oferecer um ambiente adequado para o desenvolvimento das crianças também passa pela construção de uma cultura de respeito dentro da escola. “Nada mais justo que ter um grupo de professores, cuidadores, que possam reforçar essa cultura de paz, para que nós possamos, cada vez mais, melhorar as notas das crianças e o respeito entre todos”, declarou.
A diretora da EMEB Ivete Dorner, Letícia Wilhelm, explica que o trabalho busca levar os valores para diferentes momentos da rotina dos estudantes. Entre as iniciativas está o Fiscal Misterioso, que estimula atitudes positivas relacionadas à frequência, alimentação, cuidado com materiais e espaços e relacionamento com professores e colegas. “O Fiscal Misterioso surgiu com a ideia de que nós precisávamos resgatar os nossos valores, a parte de comportamentos dos nossos alunos e disseminar isso para que pudesse chegar até os lares. Nós não sabemos quem é o fiscal, mas ele está o tempo todo nos observando, olhando o nosso comportamento, não com um caráter punitivo, e sim de estímulo às boas ações”, explicou.
Paralelamente, a escola também desenvolve o Recreio Dirigido, com brincadeiras e atividades recreativas e educativas. A proposta transforma o intervalo em mais um momento de convivência, interação e aprendizagem, oferecendo aos estudantes atividades diferentes ao longo do dia. “Estar numa escola de tempo integral é fazer essa diferença. Então, não é fazer ‘o mesmo do mesmo’ durante um dia todo. É buscar coisas novas, é trabalhar com esse diferencial, trabalhar com os valores dos nossos alunos”, acrescentou.
Para a diretora, a construção de um ambiente acolhedor envolve toda a comunidade escolar e precisa estar presente diariamente, desde os momentos de aprendizagem até as atividades de convivência. “O ambiente precisa ser propício. Nós temos um ambiente onde tem criança, brincadeiras, barulhos, mas não pode faltar o respeito. Precisa ser um ambiente harmonioso, gostoso, prazeroso. E o clipe que agora, nesse lançamento, nós vamos divulgar aos quatro ventos de Sinop e dizer: é um grito de paz, nós queremos paz”, concluiu.
Por meio da música, das atividades recreativas e das ações educativas, o Projeto Cultura de Paz reforça a importância da participação de toda a comunidade escolar na formação das crianças e adolescentes.
-
Mato Grosso4 dias atrásJanaina Riva declara apoio a Léo Bortolin em Primavera do Leste e promete dobrar as emendas dele para a região
-
Cuiabá4 dias atrásEmeb Abdala José de Almeida encerra Semana dos Migrantes e Refugiados com apresentação de danças e ato ecológico
-
Mato Grosso4 dias atrás“Só voto o Orçamento se tiver garantido 100% de cobertura para o Hospital do Câncer de Mato Grosso”, garante Léo Bortolin
-
Cuiabá4 dias atrásEducação publica Edital de chamada pública para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e show gratuito com Padre Fábio de Melo serão neste domingo (30)
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Cuiabá4 dias atrásPrefeita Flávia Moretti vistoria obra do Beco do Alameda: “Há 40 anos ninguém olha para cá e agora está resolvendo”, diz presidente do bairro
-
Política4 dias atrásLei abre caminho para corte de impostos sobre combustíveis











