Sinop

Prefeitura debate construção do Plano de Habitação de Interesse Social que planeja Sinop para próxima década

Publicado em

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, promoveu uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (26), que debateu junto ao setor interessado, as políticas públicas que serão acrescentadas ao Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis) que balisará as ações, investimentos e aplicações das políticas públicas para os próximos 10 anos de Sinop. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.
 
A secretária da pasta, Scheila Pedroso, esclarece que o plano tem a missão de, além de organizar o crescimento territorial da habitação, também promover habitações de forma digna à população sinopense.
 
“Esse plano vai organizar o crescimento territorial da habitação, mas também proporcionar habitação de forma digna para essas pessoas. Trazer soluções onde o município pode implementar para sanar a necessidade do déficit habitacional de Sinop e também trazer essas famílias para locais já consolidados em áreas de segurança. Tirar aquelas famílias de área de invasão ou de área de risco e trazer essas alternativas mesmo enquanto políticas públicas, desde lei de assistência técnica, novos programas habitacionais no município, faixa 1, faixa 2, promover incentivo à habitação de interesse social através de incentivo fiscal ou de doação de áreas institucionais para que novas habitações surjam no município de Sinop”, esclareceu.

A secretária de Assistência Social, Sineia Abreu, esteve acompanhando as discussões e esclareceu que a iniciativa da pasta de Habitação de organizar o plano da próxima década é importante para identificar as famílias da faixa 1 que necessita dos trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social.

 

“É uma iniciativa muito importante da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, fazendo parcerias para produzir um plano para 10 anos para o município. Nós, enquanto Secretaria de Assistência Social, agradecemos muito, porque nós vamos ter a medida exata do que é o público do faixa 1, que são aqueles usuários da assistência social. E realmente, a secretária Scheila, está de parabéns pela iniciativa. Com certeza, isso vai ser um instrumento para a gente trabalhar em cima daquilo que vai ser necessário na área da habitação para os usuários da assistência social”, avaliou.

 

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Urbano, Luiz Henrique Magnani, avalia que a audiência pública de hoje, foi a etapa mais importante de processo, pois consolida as decisões tomadas pelo grupo de debate das etapas anteriores. Mas reconhece que todo o processo foi de extrema importância para entregar à população um plano que, de fato, vá ao encontro dos interesses da sociedade e do desenvolvimento do município.

 

“Então hoje é uma etapa primordial para o município, porque é onde se apresenta o resultado final de todo esse estudo que foi feito durante todos esses anos para que nós compilemos tudo isso aí e encaminhemos para Câmara de Vereadores, para aprovação final. Então assim, nós estamos no estágio final. Final do processo, eu disse hoje, até, no começo da minha fala, que é o começo do fim. A gente começou um trabalho de manhã para finalizar ele com resultado positivo, porque foi um trabalho árduo, um trabalho muito, até certo ponto, desgastante, mas que agora o resultado vai trazer propostas positivas para o município e uma abertura muito grande porque o município precisa disso para continuar desenvolvendo a habitação, continuar trazendo a habitação para o município que é muito importante, afinal, o nosso déficit habitacional é muito significativo”, explicou.

 

O presidente do Conselho Municipal de Habitação, Odalgir Sgarbi, explica que esse encontro representa um marco para a Habitação de Sinop. O último plano que servia para reger as políticas públicas da cidade, foi elaborado em 2010, ou seja, 15 anos de defasagem.

 

O Plhis é um trabalho muito importante para o desenvolvimento da habitação de toda e qualquer cidade, especialmente Sinop. Até porque nós viemos de um Plhis anterior, salve engano, de 2010, ou seja, mais de 15 anos de defasagem. Então números que tivemos que trabalhar, atualizar, ver o que é Sinop hoje. Sinop é uma cidade atípica no Brasil – uma cidade que cresce exponencialmente. Então haviam dados ultrapassados, que não tinha como servir de base para as políticas públicas e tudo mais. Então, esse projeto transcorreu aí ao longo do último ano, foi muito importante para atualizar esses dados, identificar o que é Sinop, entender o contexto atual, onde que está o problema da moradia em Sinop, onde a Prefeitura deve alocar os seus recursos, a sua política pública em relação à habitação”, finalizou ele.

 

O próximo passo, será encaminhar o plano formatado ao Poder Legislativo, para apreciação e aprovação, e, então, ser sancionado.

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Festeja Sinop:  3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop – em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – deu início, neste domingo (30), à programação do Festeja Sinop 2026 com a realização da 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e da Santa Missa na Praia do Cortado. Cerca de 90 embarcações participaram da procissão fluvial e aproximadamente mil pessoas acompanharam a celebração religiosa, realizada em uma supertenda montada na Praia do Cortado.

A Romaria partiu da Praia Barra do Rio Verde e percorreu cerca de 10 quilômetros pelo Rio Teles Pires até a Praia do Cortado. A procissão fluvial foi acompanhada por fiéis e famílias, em um momento de fé, união e valorização das belezas naturais do município. Na chegada, os participantes acompanharam a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus e concelebrada pelos padres Beto Konzen e Marcos Quaini.

Dom Canísio destacou a importância da Romaria como um momento de agradecimento a Deus e de valorização da natureza, especialmente das águas do Rio Teles Pires. “Com muita alegria, no início desse festejo dos 52 anos do município de Sinop, estivemos hoje pela manhã sobre as águas do Rio Teles Pires, na terceira Romaria nas Águas. Queremos trazer presente toda a obra da criação que Deus nos presenteou nesta cidade bonita e maravilhosa, que é também banhada por um rio tão importante, com tanta força e tanta água, que irriga e ajuda a promover a vida da natureza, dos peixes, da água, da floresta e também da vida humana”, afirmou.

O bispo ressaltou a responsabilidade da população na preservação da criação. “Essa Romaria tem esse objetivo de valorizar os benefícios que Deus nos concede ao criar a natureza. Tudo foi criado para o bem da pessoa humana e nós somos cuidadores, guardiões desta natureza, que é obra de Deus. O município de Sinop, ao completar 52 anos, é prova de que aqui o povo constrói a sua história a partir da obra de Deus, valorizando a água, a natureza, as árvores, a flora, a fauna e também a pessoa humana”, completou.

Moradora do Residencial Nossa Senhora Aparecida, Simone Besold participou da Romaria pela primeira vez com a família e destacou a experiência vivida na Praia do Cortado. “Foi maravilhoso. Foi a primeira vez que viemos participar. Trouxemos a nossa família para prestigiar e os nossos filhos vieram servir na Santa Missa. Foi algo muito grandioso ver o nosso bispo diocesano, com a idade e a vitalidade que ele tem. Ele fez uma belíssima celebração. Recomendo a todos participarem da Romaria. Quem puder vir pelas águas, venha, e quem puder acompanhar aqui na Praia do Cortado também.”, afirmou.

O prefeito Roberto Dorner destacou o crescimento da Romaria desde a primeira edição e a participação do público na celebração deste ano. “Nós conseguimos realizar a Romaria Náutica há três anos e, a cada ano, ela vem melhorando mais. O povo está aderindo e está achando bom. Hoje, você vê a tenda lotada de gente e ficamos felizes. Agradecemos a Deus por essa oportunidade de fazer tudo com alegria, tudo na paz e sem nenhum acidente. Vamos trabalhar para a nossa Sinop crescer cada vez mais, aumentando o turismo, os trabalhos, a educação e a saúde”, declarou.

Dorner também ressaltou o trabalho realizado para receber a população na Praia do Cortado. “O conjunto da força é que faz a diferença. Quando temos um grupo trabalhando em prol de uma situação, as coisas acontecem. Aqui estamos trabalhando com uma equipe muito grande e vimos o trabalho feito nesta praia, com a regularização das areias. Fizemos isso com carinho, porque a população de Sinop merece”, afirmou.

Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, a programação do Festeja Sinop contempla diferentes públicos e também contribui para movimentar a economia do município. “Sempre iniciamos com o dia dos católicos, com a Romaria e, dessa vez, com o show do Padre Fábio de Melo. A festividade de Sinop é de toda a população: católicos, evangélicos, com shows para todos os gostos, comemorando e celebrando os 52 anos dessa história tão linda que tem a cidade de Sinop”, destacou.

Paulinho também lembrou que os eventos atraem visitantes de outros municípios. “Eles acabam gastando aqui no nosso município, fomentando o comércio, os hotéis, os postos de combustível e as lojas. Enfim, toda a economia também é movimentada pelos eventos. Todo dinheiro investido, além de proporcionar lazer e entretenimento para a população, traz esse retorno para a economia”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, avaliou positivamente a abertura da programação e destacou a organização e a segurança do evento. “Hoje tivemos a bênção dessa maravilhosa Romaria, culminando com a Missa. Tudo muito bem organizado e sem acidentes. Vimos o respeito do sinopense por esse grande evento e ficamos muito felizes em poder realizar essa primeira parte. Agora, a partir das 17h30, teremos a abertura dos Jogos Olímpicos e, à noite, o show com o Padre Fábio de Melo. Tudo sempre gratuito, com toda a organização e estrutura para que a população possa se divertir e celebrar esse grande momento dos 52 anos do nosso município”, afirmou.

A 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires foi promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Igreja Católica, por meio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. A edição deste ano contou com um novo percurso, reduzido para aproximadamente 10 quilômetros, entre a Praia Barra do Rio Verde e a Praia do Cortado, com o objetivo de facilitar a participação de embarcações e ampliar a adesão dos fiéis.

A programação do Festeja Sinop segue neste domingo (30), no Estádio Municipal Massami Uriú, o Gigante do Norte, com a abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, às 17h30, e o show católico gratuito com o Padre Fábio de Melo, às 20h.

O Festeja Sinop 2026 será realizado de 30 de agosto a 14 de setembro pela Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara Municipal de Sinop e patrocínio do Grupo Sinop, Shopping Sinop, Sicoob Norte e Keeta, em celebração aos 52 anos de fundação do município. Toda a programação oficial pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura de Sinop e no site institucional.

Confira a programação completa do Festeja Sinop 2026:

30 de agosto (domingo)

8h – Romaria Náutica – Rio Teles Pires (Barra do Rio Verde até a Praia do Cortado).

9h – Santa Missa – Praia do Cortado.

17h30 – Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

20h – Show Católico com Padre Fábio de Melo – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

4 de setembro (sexta-feira)

20h – Shows regionais e show nacional com Edson & Hudson – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

5 de setembro (sábado)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Caiaques – Praia do Cortado.

8h – Banho Assistido – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – artistas regionais – Praia do Cortado.

6 de setembro (domingo)

7h – Torneio de Pesca – Categoria Barcos – Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

7 de setembro (segunda-feira – feriado nacional)

7h15 – Ciclo Festeja – Estrada Nanci até a Praia do Cortado.

9h – Festival de Praia – shows regionais – Praia do Cortado.

17h30 – Desfile Cívico e Festivo – Avenida Dom Henrique Froehlich.

19h – Marcha para Jesus – Praça da Bíblia até o Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

20h30 – Show Gospel com Maria Marçal – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

12 de setembro (sábado)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

13h – Show nacional com Júnior Marra – Praia do Cortado.

15h – Show nacional com Nilson Neto – Praia do Cortado.

13 de setembro (domingo)

8h – Festival de Praia – Praia do Cortado.

14h – Show nacional com Xanddy Harmonia – Praia do Cortado.

21h – Baile da Cidade com a Banda Acqua – DMD Centro de Eventos.

14 de setembro (segunda-feira – feriado municipal)

18h – Gravação de DVD de Wesley & Conrado com Jefferson Moraes, Pedro Paulo & Alex, Zezé Di Camargo, Hugo & Guilherme, Ícaro & Gilmar, Traia Véia e outros artistas nacionais – Estádio Municipal Massami Uriú (Gigante do Norte).

Prefeitura de Sinop

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA