Várzea Grande

Câmara de Várzea Grande autoriza mais de R$ 41 milhões para reforço de obras, esporte e cultura

Publicado em

Várzea Grande

Os vereadores de Várzea Grande aprovaram, durante a sessão ordinária realizada na terça-feira (23), dois projetos de lei que autorizam a suplementação de mais de R$ 41 milhões no orçamento municipal. As medidas garantem reforço financeiro para investimentos em infraestrutura, além de ações nas áreas de cultura, esporte e lazer.

As propostas promovem adequações em instrumentos que orientam o planejamento das contas públicas do município, incluindo o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). As alterações permitem a abertura de créditos adicionais suplementares para ampliar a capacidade de investimento da administração municipal.

Do montante aprovado, R$ 33,35 milhões serão destinados à Secretaria Municipal de Viação e Obras. O objetivo é fortalecer a execução de obras de infraestrutura, serviços de manutenção viária e intervenções urbanas em diferentes regiões da cidade.

Outra matéria aprovada autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 7,82 milhões para ações ligadas à cultura, ao esporte e ao lazer. Os recursos serão utilizados na ampliação de programas e projetos voltados ao desenvolvimento social, incentivo às práticas esportivas e promoção de atividades culturais e comunitárias.

As suplementações orçamentárias seguem os mecanismos previstos na legislação e são utilizadas para reforçar dotações já existentes quando há necessidade de ampliar investimentos além do que foi inicialmente estabelecido no orçamento.

Com a aprovação das propostas, o Legislativo municipal viabiliza os instrumentos legais necessários para a execução das políticas públicas planejadas pelo Executivo, assegurando recursos para setores considerados essenciais ao crescimento e à qualidade de vida da população.

Os investimentos devem contribuir para melhorias na mobilidade urbana, na infraestrutura da cidade e na ampliação do acesso da população a atividades esportivas, culturais e de lazer.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Lucas Beber assume conselho da Nova Rota e reforça participação do setor produtivo no avanço da BR-163

Publicados

em

O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, tomou posse nesta quarta-feira (24) como novo integrante do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste. A nomeação ocorreu durante uma visita técnica à sede da concessionária, com a presença do governador Otaviano Pivetta (Republicanos), representantes do Estado e diretores da empresa.

Indicado pelo Governo de Mato Grosso, que é acionista da concessionária, Beber afirmou que sua atuação no conselho terá como foco o acompanhamento dos investimentos e a aproximação entre a empresa e o setor produtivo.

“Nosso interesse é acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, estreitar a comunicação e levar à Nova Rota as demandas da cadeia produtiva sempre que necessário”, afirmou.

Durante a agenda, o governador Otaviano Pivetta destacou o ritmo das obras de duplicação da BR-163 e afirmou que a execução do projeto está ocorrendo em prazo inferior ao estabelecido inicialmente no contrato firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Estamos duplicando em quatro anos o que poderíamos fazer em oito anos, conforme o prazo da ANTT. Por entender a importância dessa rodovia, aceleramos as obras e, em pouco tempo, a BR-163, em Mato Grosso, será a autoestrada mais importante do Brasil”, pontuou.

Segundo o cronograma da Nova Rota do Oeste, 230 quilômetros de duplicação já foram entregues. Até dezembro de 2026, a previsão é concluir os 96 quilômetros restantes previstos no contrato original. Além disso, a concessionária executa outros 100 quilômetros de duplicação entre Várzea Grande e Jangada, trecho incorporado ao contrato em janeiro de 2025.

“Do ponto de vista financeiro, toda a duplicação da BR-163 está garantida”, afirmou Pivetta.

O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, ressaltou que o avanço das obras tem sido acompanhado por investimentos em tecnologia e controle de qualidade. Segundo ele, a concessionária alcançou reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido na rodovia.

“Em 2025 também recebemos o prêmio de melhor rodovia do país, e isso é fruto de muito trabalho. Temos um laboratório de controle de qualidade, um dos mais modernos do Brasil, onde acompanhamos tudo o que é executado na rodovia. Somente no ano passado, realizamos mais de 370 mil ensaios de qualidade, entre testes de compactação, concreto e asfalto, processando todas essas informações com inteligência artificial”, destacou.

Durante a visita técnica, o grupo formado pelo governador, pelo presidente do Conselho de Administração da Nova Rota e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Oliveira; por Lucas Beber; por Luciano Uchoa; e por equipes técnicas da concessionária conheceu estruturas como o Centro de Controle Operacional (CCO), a Torre de Controle e o Laboratório de Qualidade e Tecnologia.

Para o secretário Marcelo Oliveira, a abertura da concessionária para diálogo e acompanhamento das ações demonstra compromisso com as necessidades do Estado.

“A BR-163 é a principal rodovia de Mato Grosso, que, em dez anos, deve alcançar uma produção de 130 milhões de toneladas de grãos. Daí a importância de construir rodovias com qualidade para garantir o escoamento da safra”, afirmou.

Novo conselheiro

Com a posse de Lucas Beber, o Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste passa a contar com o presidente Marcelo Oliveira e os conselheiros Guilherme Rehder Quintella, Luiz Carlos Moreira Lima, Rafael Vitale Rodrigues e Lucas Costa Beber.

A indicação do presidente da Aprosoja-MT e presidente interino da Aprosoja Brasil atende a uma demanda do setor produtivo, que busca acompanhar os investimentos realizados na BR-163, considerada uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA