Várzea Grande

Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos realiza reunião semanal para alinhar ações preventivas e emergenciais

Publicado em

Várzea Grande

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade e na comunicação entre os órgãos envolvidos

Representantes de diversas secretarias municipais que compõem o Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para discutir medidas de prevenção e resposta a possíveis ocorrências durante o período de chuvas.

Criado pela prefeita Flávia Moretti (PL), o Comitê tem como objetivo integrar as secretarias municipais e garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de risco, minimizando os impactos das chuvas e prevenindo alagamentos.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade das ações e na comunicação integrada entre os órgãos envolvidos.

Entre os assuntos tratados, destacou-se a remoção de lixos e entulhos arrastados pelas águas das últimas chuvas e a elaboração de materiais informativos, em formato impresso e digital, para orientar os moradores sobre a destinação correta dos resíduos. O descarte irregular de lixo tem sido um dos principais fatores que contribuem para o entupimento de bocas de lobo e o consequente alagamento de vias em regiões mais vulneráveis.

Também foi apresentada a proposta de cercamento de áreas de córregos e passagens de água, como forma de prevenir o descarte irregular de resíduos. A ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, será discutida entre os gestores para definir a melhor forma de implantação. O objetivo é impedir que restos de construção, galhos, móveis e outros tipos de entulho sejam depositados em córregos, canais e margens de rios, evitando o bloqueio do fluxo natural das águas.

Outro ponto discutido pelo comitê foi o monitoramento das áreas de risco ocupadas de forma irregular, que dificultam a execução de ações legais e preventivas por parte do poder público. Esses locais continuam sendo acompanhados pela Defesa Civil, que atua em conjunto com as demais secretarias.

IN LOCO – O Comitê teve sua primeira atuação durante a chuva do último sábado (18) e também na noite de quarta-feira (22), quando as equipes estiveram mobilizadas em diversos pontos da cidade para garantir o escoamento das águas e evitar transtornos à população. A avaliação até o momento é de que a situação está sob controle, mas o grupo reforça que é necessário seguir atuando e monitorando continuamente as áreas críticas.

O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, classificou a reunião como produtiva e reforçou a importância da colaboração da população.

“As equipes estão mobilizadas e prontas para agir sempre que necessário, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, que acaba prejudicando toda a cidade”, destacou o secretário.

ATENÇÃO – Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 98475-7112 ou a Guarda Municipal pelo 153.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Alunos da Emeb Líbia da Costa Rondon participam de oficinas e reforço escolar

Publicados

em

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Líbia da Costa Rondon, localizada no bairro 24 de Dezembro, estão ampliando seus conhecimentos por meio das atividades oferecidas pelo programa Escola em Tempo Ampliado (ETA). Além do reforço escolar para esclarecimento de dúvidas, os estudantes participam de oficinas de letramento, raciocínio lógico, esportes e práticas de cultivo e manuseio da terra.

De acordo com a diretora da unidade, Vânia Mendes, 60 alunos do 4º e 5º anos participam do programa. “Em um período do dia, eles frequentam as aulas regulares e, no contraturno, participam das oficinas. Os estudantes envolvidos nessas atividades têm apresentado um bom desempenho em sala de aula, e os resultados têm surpreendido os professores”, destacou.

A diretora ressalta que o ETA é uma estratégia comprovadamente eficaz para elevar a qualidade do ensino na rede municipal. “Os alunos têm acesso a momentos de aprendizado teórico e prático, e essa integração é muito importante, principalmente para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem ou estão em situação de vulnerabilidade. Além disso, por meio do programa, os participantes recebem uma alimentação nutritiva e de qualidade”, afirmou.

Além de fortalecer o rendimento escolar, o Programa Escola em Tempo Ampliado também contribui para estreitar a relação entre escola, família e comunidade, reafirmando o papel da educação como instrumento de transformação social.

A iniciativa busca ainda oferecer um ambiente mais acolhedor, seguro e protetivo para crianças e adolescentes, favorecendo a convivência, o fortalecimento da autoestima e a construção de novos projetos de vida.

Atualmente, o Programa ETA está presente em 42 escolas da rede municipal e atende 2.520 estudantes.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA