Várzea Grande

Guarda Municipal apreende motocicleta furtada e conduz adolescente à Central de Flagrantes

Publicado em

Várzea Grande

A Guarda Municipal de Várzea Grande (GMVG) deteve, na tarde desta sexta-feira (01), um adolescente de 17 anos que conduzia uma motocicleta com registro de furto na cidade de Cuiabá. A abordagem ocorreu durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do bairro Santa Isabel, na Avenida José Luís da Silva.

Conforme relato da guarnição, o jovem foi avistado conduzindo uma motocicleta sem placa de identificação, em desacordo com a legislação de trânsito. Diante da situação, foi dada ordem de parada, prontamente acatada pelo condutor.

Durante a abordagem, o adolescente informou não portar documentos pessoais e afirmou não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foi realizada busca pessoal, não sendo localizado nenhum material ilícito.

Na vistoria do veículo, os agentes constataram que a motocicleta apresentava sinais identificadores suprimidos, como numeração de chassi e motor, impossibilitando a identificação imediata. Diante da suspeita de irregularidade e possível crime de supressão de sinal identificador de veículo automotor, o jovem foi conduzido à Central de Flagrantes de Várzea Grande para as providências cabíveis.

A condução ocorreu sem o uso de algemas, uma vez que não houve resistência, tentativa de fuga ou risco à integridade física dos envolvidos, sendo garantidos os direitos constitucionais e a integridade do conduzido.

Já na unidade policial, após consultas realizadas por meio do sistema informatizado oficial da Polícia Judiciária Civil, foi possível identificar o adolescente e confirmar os dados do veículo. A motocicleta foi identificada como uma Honda/CG 150 Fan, com registro de furto ocorrido no dia 29 de abril de 2026, na Rua Argentina, bairro Ribeirão da Ponte, em Cuiabá.

O adolescente permaneceu à disposição da autoridade policial e o veículo foi apreendido e apresentado para os procedimentos legais.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Lutadoras: aulas gratuitas ensinam mulheres a se defender e ganhar confiança

Publicados

em

Com foco na defesa pessoal, as alunas do Programa Lutadoras do polo Beira Rio aprendem técnicas para se desvencilhar de uma possível agressão e, principalmente, criar uma oportunidade para fugir e buscar ajuda. A unidade tem vagas abertas e oferece aulas gratuitas de Jiu-Jitsu às segundas e quartas-feiras e às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h20, no polo localizado na base da Polícia Militar, no Beira Rio. Faça sua inscrição AQUI.

Executado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, com apoio do Núcleo da Primeira-Dama, o programa conta com 32 turmas, distribuídas em 17 polos nas regiões Sul, Norte, Leste e Oeste da capital.

Durante os treinamentos realizados no polo Beira Rio, as participantes aprendem técnicas como o armlock, conhecido como chave de braço. A aluna Nana Chara, moradora do Residencial Santa Terezinha, começou a participar do projeto há pouco mais de um mês e destaca a importância dos conhecimentos adquiridos nas aulas.

“Aprendemos Jiu-Jitsu e técnicas de defesa pessoal. Um exemplo é o armlock, uma chave de braço, que pode ser usado quando o agressor tentar te enforcar. Com o conhecimento da técnica, você consegue se defender, tirar o braço dele e aplicar a chave de braço. A ideia não é lutar contra o agressor, é aplicar uma técnica, criar uma oportunidade para se soltar e fugir. O mais importante é conseguir se defender e sair daquela situação em segurança”, explicou Nana Chara.

Para as alunas, o Lutadoras vai além do aprendizado de técnicas de luta. O programa também contribui para o fortalecimento da confiança, para os cuidados com a saúde por meio da prática esportiva e para a convivência entre as participantes. É o caso de Clarice Regina, moradora do bairro Grande Terceiro. “Para mim, as aulas têm sido muito boas porque eu sentia muitas dores nas articulações e agora está melhorando. As aulas fazem bem para a saúde e para a mente. Estou gostando muito”.

De acordo com a instrutora Camila Amorim Ferreira, diante de uma situação de agressão, o objetivo da defesa pessoal não é permanecer lutando, mas criar uma oportunidade para chegar a um local seguro e buscar ajuda.

“A defesa pessoal não começa só no contato. A defesa pessoal já começa quando você escaneia o ambiente. Se você está em um ambiente aberto, você jamais vai entrar em luta corporal com o seu agressor. Em vez de querer entrar em luta corporal, você vai aplicar uma técnica para conseguir se desvencilhar do agressor e sair correndo. É agir com sabedoria”, afirmou Camila.

A estratégia muda quando a mulher está em um ambiente fechado, sem uma rota de fuga imediata. Nessa situação, segundo a instrutora, é necessário utilizar mais recursos aprendidos durante os treinamentos, já que não há espaço para simplesmente se afastar do agressor.

Como participar

As interessadas em participar de um dos polos podem realizar a inscrição por meio do formulário eletrônico disponível no link. O formulário também pode ser acessado na página principal da Prefeitura de Cuiabá.

Confira abaixo os locais e as modalidades:

Região Sul

Complexo do Passaredo: Judô, segunda e quarta, das 18h20 às 19h40; Capoeira, terça e quinta, das 18h20 às 19h40.

CRAS Osmar Cabral: Karatê, segunda e quarta, das 18h20 às 19h40; Capoeira, terça e quinta, das 19h20 às 20h40.

Centro Comunitário Tijucal: Taekwondo, segunda e quarta, das 16h às 17h20; Capoeira, terça e quinta, das 16h às 17h20.

Centro Comunitário Pedra 90: Capoeira, segunda e quarta, das 16h às 17h20; Capoeira, terça e quinta, das 16h às 17h20.

Região Norte

CRAS Dr. Fábio: Karatê, segunda e quarta, das 18h20 às 19h40; Capoeira, terça e quinta, das 18h20 às 19h40.

Centro Comunitário Florianópolis: Karatê, segunda e quarta, das 16h às 17h20; Muay Thai, terça e quinta, das 17h às 18h20.

CRAS CPA: Muay Thai, segunda e quarta, das 17h às 18h20; Capoeira, terça e quinta, das 17h às 18h20.

Secretaria Municipal de Cultura: Judô, segunda e quarta, das 19h às 20h20; Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 17h às 18h20; Turma Avançada de Jiu-Jitsu da Secretaria da Mulher, segunda e quarta, das 18h às 19h20.

Região Leste

Creche Dom Aquino: Capoeira, segunda e quarta, das 18h20 às 19h40; Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 18h20 às 19h40.

CRAS Pedregal: Capoeira, segunda e quarta, das 18h20 às 19h40; Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 18h20 às 19h40.

Beira Rio: Jiu-Jitsu, segunda e quarta, das 16h às 17h20; Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 16h às 17h20.

CRAS Planalto: Capoeira, segunda e quarta, das 19h às 20h20; Karatê, terça e quinta, das 17h às 18h20.

Região Oeste

CRAS Novo Colorado: Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 18h20 às 19h40.

Canjica, EMEB Elza Luiza: Capoeira, segunda e quarta, das 18h20 às 19h20.

Guia, no SIMININA: Capoeira, terça e quinta, das 16h às 17h.

Centro de Referência da Mulher, temporariamente com aulas na Secretaria Municipal da Mulher devido à reforma: Jiu-Jitsu, segunda e quarta, das 16h às 17h20; Jiu-Jitsu, terça e quinta, das 16h às 17h20.

CRAS Jardim Araçá: Jiu-Jitsu, segunda e quarta, das 19h às 20h20; Muay Thai, terça e quinta, das 19h às 20h20.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA