Várzea Grande
Mutirão de exames oftalmológicos atende 50 pacientes e ajuda a reduzir fila de espera em Várzea Grande
Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realizou, no último sábado, mais um mutirão de exames oftalmológicos no Centro Mato-grossense de Oftalmologia (CMO), unidade credenciada ao programa Fila Zero. A ação garantiu atendimento para cerca de 50 pacientes que aguardavam por procedimentos especializados, contribuindo para a redução da fila de espera no município.
Durante todo o dia, foram realizados exames de tomografia ocular, paquimetria, campimetria e retinografia, procedimentos essenciais para o diagnóstico, monitoramento e tratamento precoce de diversas doenças da visão.
Entre os pacientes atendidos estava a aposentada Juzelia Salves de Oliveira, de 67 anos, que realizou uma tomografia ocular após passar por uma cirurgia de catarata em outubro do ano passado.
“Fiz a cirurgia de catarata em outubro e agora consegui fazer a tomografia para acompanhar como está a minha visão. É muito importante esse atendimento para nós, e foi tudo bem rápido”, relatou.
O pedreiro Silvério Manoel da Silva, de 55 anos, morador do bairro Monte Castelo, também comemorou a oportunidade de realizar o exame. Segundo ele, a espera pelo procedimento durava cerca de um ano e meio, desde que passou por uma cirurgia ocular.
Já Reginaldo Anjo Moraes e Silva, de 41 anos, morador da comunidade Água Vermelha e profissional da área da educação, procurou atendimento após sentir desconforto persistente no olho esquerdo.
“Entrou alguma coisa no meu olho há algum tempo e eu acabei deixando passar. O incômodo continuou e agora busquei ajuda para descobrir o que está acontecendo”, contou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou que os mutirões fazem parte da estratégia da gestão para ampliar o acesso da população aos serviços especializados e reduzir o tempo de espera dos pacientes.
“Nosso compromisso é cuidar das pessoas e garantir que elas tenham acesso aos exames e tratamentos de que precisam. Sabemos o quanto a visão impacta a qualidade de vida e a autonomia, especialmente dos idosos. Por isso, seguimos trabalhando para diminuir as filas e oferecer mais dignidade e resolutividade aos usuários do sistema de saúde”, afirmou.
A superintendente de Regulação, Márcia Figueiredo, ressaltou que a iniciativa integra um trabalho permanente de enfrentamento da demanda reprimida.
“Esses mutirões são fundamentais para acelerar o atendimento dos pacientes que aguardam exames especializados. Estamos atuando de forma contínua para dar mais celeridade aos encaminhamentos e ampliar o acesso aos serviços de saúde”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que novas ações já estão sendo planejadas para atender à demanda existente, reduzir as filas de espera e fortalecer a assistência oftalmológica oferecida à população de Várzea Grande.
Galeria de Fotos (6 fotos)
Várzea Grande
Câmara de Nova Guarita investiga vereador acusado de morar em outra cidade
A Câmara Municipal de Nova Guarita, a cerca de 709 quilômetros de Cuiabá, abriu um processo para investigar o vereador Marcelo Luke (PL), eleito pelo município, após uma denúncia de que ele teria se mudado para Nova Mutum, a aproximadamente 438 quilômetros de distância. A representação foi apresentada pela suplente do parlamentar, Luciane Regina de Souza, e aprovada pelo plenário na sessão realizada na última terça-feira (8).
A apuração foi formalizada por meio de ato publicado no Jornal Oficial dos Municípios na quinta-feira (10). Para analisar a denúncia, a Câmara formou uma Comissão Processante, composta pelos vereadores Cezar Alves Ferreira (MDB), Marta Teresinha Pit (União Brasil) e Donizete Martins (União Brasil). Os integrantes foram definidos por sorteio entre os parlamentares aptos a participar do procedimento.
Marcelo Luke será notificado para apresentar sua defesa por escrito no prazo de 10 dias. Nesse período, ele poderá indicar provas e apresentar até dez testemunhas. O procedimento assegura ao vereador o direito ao contraditório e à ampla defesa antes de qualquer conclusão sobre a denúncia.
A Câmara terá 90 dias corridos para concluir a investigação e realizar o julgamento do processo. Caso o prazo não seja cumprido, o procedimento deverá ser arquivado, conforme as regras aplicáveis ao processo político-administrativo.
Procurado pela reportagem, Marcelo Luke negou que tenha deixado Nova Guarita. O vereador afirmou que continua morando no município onde foi eleito e explicou que sua presença em Nova Mutum está relacionada à abertura de uma empresa do setor automotivo.
A denúncia, portanto, ainda está em fase de apuração e não há, neste momento, uma decisão que confirme que o vereador tenha transferido sua residência para Nova Mutum. A comissão deverá analisar os argumentos apresentados pela denunciante e pela defesa antes de chegar a uma conclusão sobre o caso.
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Mato Grosso3 dias atrásMOVIMENTAÇÃO POLÍTICA: Vandinho Patriota assume a terceira colocação no Novo e ainda faltam 23 dias para a eleição
-
Rondonópolis3 dias atrásAlessandra acusa adversário de “jogar baixo” e diz que candidatura incomoda por ameaça à disputa por cadeira na ALMT
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste recebe 11ª edição do Encontro de Carros Antigos neste fim de semana











