Várzea Grande
Prefeitura lança questionário inédito para mapear segurança alimentar
Várzea Grande
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, cerca de 30 mil famílias vivem atualmente em situação de vulnerabilidade em Várzea Grande. O questionário permitirá que cada morador participe ativamente do diagnóstico
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou questionário online que busca mapear a situação da segurança alimentar da população. O levantamento é o primeiro com esse perfil realizado na cidade e servirá como base para a criação de políticas públicas voltadas à erradicação da fome e à promoção de uma alimentação saudável.
O estudo marca a adesão do Município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. O sistema tem como objetivo assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), por meio da integração entre governo e sociedade civil na formulação e execução de políticas públicas.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, cerca de 30 mil famílias vivem atualmente em situação de vulnerabilidade em Várzea Grande. O questionário permitirá que cada morador participe ativamente do diagnóstico, respondendo sobre suas condições de acesso à alimentação, renda e qualidade nutricional.
O link para participação já está disponível no site oficial da Prefeitura: www.varzeagrande.mt.gov.br, em forma de pop up, assim que acessa o endereço eletrônico.
O lançamento da pesquisa ocorre após o 1º Encontro sobre Segurança Alimentar, Nutricional e Erradicação da Fome, realizado ontem (15), na Câmara Municipal. O evento reuniu autoridades, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para discutir caminhos de combate à fome e à má nutrição no Município.
Com base nas respostas coletadas, a Prefeitura pretende elaborar planos de ação e políticas permanentes voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional, garantindo alimentação acessível e de qualidade para todas as famílias.
Galeria de Fotos (31 fotos)
Várzea Grande
Prefeitura retira 360 toneladas de lixo descartado irregularmente na Cohab Primavera
A Prefeitura de Várzea Grande realizou, nesta quarta-feira (21.10), uma operação de limpeza e retirada de resíduos na região da Cohab Primavera. Durante a ação, foram removidos aproximadamente 30 caminhões de lixo, com uma média estimada de 12 toneladas por veículo, totalizando cerca de 360 toneladas de materiais descartados irregularmente.
De acordo com o subsecretário Plácido Neto, a operação foi necessária diante do grande volume de resíduos acumulados na área. Mesmo com placas que proíbem o descarte irregular, o local continua sendo utilizado para o despejo de lixo e entulho, exigindo novas intervenções das equipes de limpeza.
A situação preocupa pelos impactos ambientais e pelos riscos à saúde pública, especialmente durante o período chuvoso. O acúmulo de resíduos pode favorecer a proliferação do mosquito transmissor da dengue, além de comprometer a conservação dos espaços públicos e as condições de circulação na região.
Morador da região há aproximadamente 30 anos, Jonatas Sanches elogiou a iniciativa da Prefeitura e destacou a importância da limpeza para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
“Eu achei maravilhosa a iniciativa, principalmente porque vai deixar limpo. Agora, com essa chuvarada, a gente também evita o risco da dengue”, afirmou Jonatas.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, explicou que a retirada do material exige uma grande operação logística devido ao volume acumulado. Segundo ele, o objetivo é restabelecer as condições de mobilidade, proporcionar mais segurança à população e reforçar a importância do descarte correto dos resíduos.
“É fundamental a colaboração da população para evitar que o problema volte a ocorrer. O descarte irregular compromete os espaços públicos, e a destinação adequada dos resíduos contribui para a preservação ambiental e a saúde coletiva”, explicou Gerson.
Canal de denúncia
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo e entulho pelo telefone (65) 98464-7476, conforme orientação da placa instalada no local.
-
Opinião6 dias atrásAssistência social, habitação e oportunidades: uma agenda para enfrentar a pobreza
-
Polícia4 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Várzea Grande5 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Mato Grosso2 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Opinião1 dia atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Cuiabá6 dias atrásEducação Especial Inclusiva reúne 150 profissionais para compartilhar práticas e planejar ações para 2027
-
Mato Grosso12 horas atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
OAB7 dias atrásCejusc Agro: Gisela Cardoso destaca papel indispensável da advocacia na solução de conflitos no campo












