Várzea Grande
Rede Municipal de Várzea Grande amplia formação do Projeto Cultivar para fortalecer práticas pedagógicas
Várzea Grande
Profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande participam, durante toda esta terça-feira (8), de uma formação do Projeto Cultivar, realizada no Ginásio do “Fiotão” (Centro de Referência Várzea Grande). A capacitação reúne profissionais da rede para aprofundar o conhecimento sobre os materiais do projeto e fortalecer práticas pedagógicas que estimulam o movimento, a psicomotricidade e a aprendizagem de forma mais ativa.
O Projeto Cultivar está disponível em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino, incluindo escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Os materiais são destinados ao uso coletivo e podem ser utilizados pelos professores em diferentes atividades com os estudantes.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), Paula Valéria Alves, a formação teve início em agosto e tem como objetivo apresentar aos profissionais não apenas os materiais, mas também as possibilidades pedagógicas de utilização dos recursos em sala de aula e nas atividades de movimento.
“Esse projeto vem com a formação para que os profissionais conheçam o material e também entendam como funciona uma escola mais ativa, uma escola que se movimenta. É um material mais específico para psicomotricidade e para as aulas de Educação Física, mas também possui materiais voltados às regras de jogos e modalidades esportivas, como vôlei e basquete”, explicou Paula.
Nesta primeira etapa, a formação é direcionada aos professores da Educação Infantil dos CMEIs, que atendem crianças de quatro e cinco anos, além dos Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs) do período vespertino. Os profissionais trabalham diretamente com atividades voltadas ao desenvolvimento das crianças.
Segundo Paula, os materiais também contemplam recursos específicos para o desenvolvimento da psicomotricidade na primeira infância, com jogos de raciocínio lógico, coordenação motora fina, praxia e lateralidade.
A programação terá continuidade no período noturno, quando a formação será destinada aos professores do Ensino Fundamental que atuam no projeto, além dos professores de Educação Física e oficineiros do esporte. Nessa etapa, o foco será também o uso dos materiais relacionados às modalidades esportivas e às regras dos jogos.
“A ideia é que as oficinas tenham realmente mais ações e que as crianças aprendam com o corpo, com o movimento. Na segunda semana, teremos um momento mais específico para os professores de Educação Física e oficineiros, trabalhando as regras dos jogos e os materiais voltados às modalidades esportivas”, destacou a gerente.
Material disponível em toda a rede
Atualmente, todas as unidades da Rede Municipal de Ensino possuem pelo menos um conjunto de materiais do Projeto Cultivar. Dessa forma, estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental podem ter acesso aos recursos durante as atividades pedagógicas.
Paula explica que, embora algumas unidades tenham organizado os materiais em espaços específicos devido às características dos equipamentos, o projeto foi pensado para utilização coletiva.
“Todas as crianças da rede podem ter acesso. Em algumas escolas, a organização ficou mais específica em uma sala, porque o material é mais específico, mas, de modo geral, é um material de uso coletivo. Os professores podem utilizar e também emprestar os materiais para desenvolver atividades com as crianças”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, a formação dos profissionais é fundamental para garantir que os investimentos realizados na educação se transformem em novas experiências de aprendizagem para os estudantes.
“O Projeto Cultivar amplia as possibilidades de trabalho dos nossos profissionais e, principalmente, proporciona às nossas crianças novas formas de aprender. Quando o professor conhece os recursos e sabe como utilizá-los pedagogicamente, o movimento, a brincadeira e a interação passam a ser importantes aliados no desenvolvimento e na aprendizagem. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais uma educação dinâmica, participativa e conectada às necessidades dos nossos estudantes”, afirmou a secretária.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Andre Luis / SECOM-VG Andre Luis / SECOM-VG
Várzea Grande
Guarda Municipal prende homem após tentativa de feminicídio
Vítima, de 45 anos, foi atingida no lado esquerdo do tórax e recebeu atendimento médico; suspeito foi localizado em um barracão na Avenida Castelo Branco, onde a faca utilizada na agressão também foi encontrada
A Guarda Municipal de Várzea Grande prendeu, na manhã deste sábado (24), um homem de 40 anos suspeito de tentar matar a própria namorada, de 45 anos, com um golpe de faca. A vítima foi socorrida e encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSM-VG), onde recebeu atendimento médico e apresenta quadro clínico estável.
A equipe da Guarda Municipal foi acionada pelo Centro de Inteligência Municipal de Segurança (153), após receber informações de que uma mulher deu entrada na unidade de saúde com um ferimento provocado por arma branca. Conforme os dados repassados aos GMs, o possível agressor estaria em um barracão localizado na Avenida Castelo Branco.
Diante das informações, os guardas se deslocaram até o endereço indicado e realizaram buscas no imóvel, onde encontraram três pessoas. Durante a averiguação, um dos homens chamou a atenção da equipe por apresentar características compatíveis com as informações recebidas, incluindo as roupas descritas e dificuldade para caminhar.
Durante as diligências, a equipe recebeu informações sobre o local onde a faca utilizada na agressão estaria escondida. O objeto foi localizado e apreendido.
Questionado sobre o ocorrido, o suspeito apresentou uma versão na qual alegou ter se envolvido em um desentendimento com a vítima. Outra pessoa ouvida pela equipe apresentou relato divergente, afirmando que o homem teria esfaqueado a mulher.
A vítima foi atingida por um golpe de faca na região do mamilo esquerdo, conforme as informações levantadas pela equipe junto à unidade de saúde. Apesar da gravidade da ocorrência, ela se encontra estável e sob cuidados médicos.
Diante dos elementos apurados no local, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado inicialmente à Central de Flagrantes e, posteriormente, apresentado à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher para as providências legais cabíveis.
-
Polícia5 dias atrásPolícia abre investigação para apurar morte de jovem em Cuiabá; necropsia não aponta causa
-
Várzea Grande7 dias atrásMutirão de exames na FEB Saúde autoriza mais de 150 procedimentos e reforça cuidado com a saúde da mulher
-
Mato Grosso2 dias atrásUnimed Cuiabá conquista 1º lugar em engajamento na plataforma CapacitaCoop entre cooperativas de saúde de MT
-
Mato Grosso3 dias atrásMauro Mendes elogia Manciolli para Casa Civil e diz que Pivetta deve ter liberdade para trocar secretários
-
Opinião3 dias atrásO Brasil é do Povo Trabalhador, do Negro, do Índio, mas jamais vai ser dos “Capitalistas ou Imperialistas”
-
Mato Grosso4 dias atrásArtistas da Baixada Cuiabana declaram apoio a Flávio Bolsonaro em encontro com Zé Medeiros e Odílio
-
Mato Grosso4 dias atrásFaissal articula bloco de até 12 deputados para apoiar reeleição de Max Russi e disputar primeira-secretaria
-
Diamantino3 dias atrásNovo aeroporto de Diamantino tem projeto aprovado pela Sinfra-MT e orçamento estimado em R$ 26,9 milhões












