Várzea Grande
Secretaria de Saúde recebe equipamentos do Rotary para reforçar pré-natal nas UBSs
Várzea Grande
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande recebeu, nesta semana, 12 equipamentos de sonar obstétrico do Rotary Distrito 4440. Os aparelhos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para fortalecer o atendimento pré-natal oferecido às gestantes da rede pública.
A entrega foi realizada pela presidente distrital do Rotary, Valdete Antiqueira, acompanhada da diretoria da instituição, durante reunião com a secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira.
Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos de subsídio distrital e irão auxiliar os profissionais de saúde no acompanhamento das gestantes, contribuindo para um atendimento mais ágil, humanizado e seguro.
Segundo a secretária Valéria Nogueira, a parceria entre o poder público e instituições da sociedade civil fortalece a assistência prestada à população. “Esses equipamentos chegam para ampliar a qualidade do atendimento nas UBSs e garantir mais eficiência no acompanhamento pré-natal das nossas gestantes”, destacou.
A gestora também ressaltou a importância de investimentos voltados à atenção básica, considerada porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Os sonares obstétricos permitem a escuta dos batimentos cardíacos fetais durante as consultas, oferecendo mais segurança e tranquilidade às futuras mães.
Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde agradeceu a parceria com o Rotary Distrito 4440 e reforçou que iniciativas como essa contribuem diretamente para o fortalecimento da rede municipal de saúde.
Galeria de Fotos (5 fotos)
Várzea Grande
Programação vai fortalecer autoestima, descontrair a tensão do dia-a-dia e o mais importante: cuidar de quem cuida
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Superintendência de Enfermagem do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e Maternidade Municipal ‘Doutor Francisco Lustosa’ – via Equipe do Núcleo de Acesso de Qualidade Hospitalar (NAQH) -, promove de 25 a 29 de maio, a ‘Semana da Enfermagem’, com uma programação voltada ao autocuidado, ao fortalecimento da autoestima, à valorização dos profissionais e à promoção de momentos de integração da equipe multiprofissional para tirar um pouco do peso diário que é a atuação diuturna na linha de frente de uma unidade de urgência e emergência.
O evento contará com palestras educativas, oficinas de beleza, coffee break, sorteios de brindes e entrega de lembranças simbólicas aos profissionais.
No dia 25, segunda-feira das 8h às 11h30, a programação será aberta com coffee break, seguida por sorteio de brindes e oficina de beleza, quando serão ofertados:
o Designer de sobrancelhas
o Higienização facial
o Revitalização facial
o Esmaltação de unha
o Corte de cabelo e escova
No dia 26, também no mesmo horário – das 8h às 11h30 – a programação se repete, já que os profissionais trabalham em regime de revezamento.
No dia 27, das 8h30 às 11h, haverá palestra com a psicóloga Calita Negrão, que vai abordar o tema: “Cuidado emocional do profissional da saúde e humanização do atendimento”.
No dia 28, das 8h30 às 11h, palestra com Dr. Waldirson Benedito Morais Coelho, com o tema: “O desafio de emagrecer para o profissional da saúde”.
Já no dia 29, a ‘Semana da Enfermagem’ será encerrada pela Superintendente de Enfermagem do HPSMVG, Keila Vanessa e pela Responsável Técnica de Enfermagem, Delaine Helene Nogueira Noya, que farão sorteio de brindes e a entrega de lembrancinhas em alusão ao evento.
Como explica Keila, esse evento é realizado em razão de datas comemorativas da enfermagem no mês de maio, com o Dia do Enfermeiro celebrado em 12 de maio, data relacionada ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem em 20 de maio, em homenagem a Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil.
“Criamos essa ação para justamente no mês de maio homenagearmos os 83 enfermeiros e 303 técnicos de enfermagem que integram a linha de frente do PS e exercem um papel essencial no cuidado e na assistência à saúde”.
Para as profissionais envolvidas na organização, a ‘Semana da Enfermagem’ é de fato um momento de valorização, reconhecimento e fortalecimento da categoria. Além disso, é uma oportunidade para promover integração entre as equipes, incentivar o cuidado humanizado e reforçar a importância da enfermagem dentro da assistência hospitalar. “É maneira prática de reconhecer diariamente o trabalho, dedicação e compromisso daqueles que estão na linha de frente do cuidado à população”.
Galeria de Fotos (3 fotos)
-
OAB3 dias atrásGisela Cardoso participa de painel como palestrante e destaca importância da advocacia em todo o sistema de regulação
-
Política4 dias atrásCDH aprova sugestão de isentar Imposto de Renda para militares
-
Política5 dias atrásPlenário rejeita recurso do PT e aprova mudança no Código Florestal
-
Esportes6 dias atrásCom Neymar, Ancelotti convoca Seleção para Copa do Mundo; veja lista completa
-
Polícia5 dias atrásPF derruba esquema de lavagem de R$ 39 milhões com comércio ilegal de ouro em Mato Grosso
-
Política5 dias atrásMinirreforma eleitoral permite programa de recuperação fiscal para partidos políticos
-
Polícia5 dias atrásProfessor e juiz de paz são presos pela PC por fraudes bancárias em financiamento de veículos
-
Política4 dias atrásDeputados aprovam projeto que torna crime aumento abusivo de preços de combustíveis








