Várzea Grande
Semáforo entra em fase de testes para reduzir acidentes em corredor crítico de Várzea Grande
Várzea Grande
Equipamento foi instalado após aumento de conflitos e pedidos da população no cruzamento da Avenida Brasil com a Tricolor
A Prefeitura de Várzea Grande iniciou, na manhã desta quarta-feira (2), os testes operacionais do novo conjunto semafórico instalado no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida Tricolor, no bairro Flor do Ipê, nas proximidades da ponte Sarita Baracat. A etapa serve para verificar o pleno funcionamento dos equipamentos antes do início definitivo da operação.
A implantação do semáforo ocorre após a identificação de um alto número de conflitos de trânsito no local, que se tornou um dos pontos mais críticos da cidade. O cruzamento concentra intenso fluxo de veículos, especialmente por ser ligação estratégica entre importantes corredores urbanos entre Várzea Grande e Cuiabá, via ponte Sarita Baracat – que interliga o grande Parque do Lago ao Parque Atalaia, na capital – além de atender regiões em expansão, como os bairros Aurília Curvo, Joaquim Curvo e o Grande Cristo Rei.
Nos últimos meses, o aumento significativo do tráfego resultou em registros frequentes de acidentes, envolvendo veículos, motociclistas e pedestres. Diante desse cenário, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana realizou um estudo técnico de gestão de trânsito, que apontou a necessidade da implantação do conjunto semafórico como medida para organizar o fluxo e reduzir os riscos no cruzamento.
A decisão também levou em consideração as inúmeras solicitações feitas por moradores e motoristas que utilizam a via diariamente e cobravam uma solução para melhorar a segurança e a fluidez no trânsito da região.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, o equipamento é resultado de uma análise detalhada do comportamento viário no trecho. “Esse é um ponto que passou a registrar um aumento expressivo no fluxo de veículos. A implantação do semáforo vem justamente para organizar esse tráfego, reduzir os conflitos e garantir mais segurança para todos”, destacou.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, reforçou que o Município segue investindo na modernização do trânsito. “Estamos avançando com planejamento e ações concretas para acompanhar o crescimento da cidade, promovendo mais segurança e qualidade de vida à população”, afirmou.
Após a fase de testes, o semáforo entra em funcionamento definitivo, com apoio de agentes de trânsito que irão orientar condutores e pedestres durante o período de adaptação e com datas divulgadas pela prefeitura.
Galeria de Fotos (3 fotos)
Várzea Grande
Defesa Civil de Cuiabá alerta sobre previsão de novas chuvas e ventos fortes
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, alerta a população para a continuidade da previsão de chuvas na capital até esta sexta-feira (16). O aviso meteorológico prevê possibilidade de chuva de até 60 milímetros por hora, com ventos entre 60 e 100 km/h, que podem provocar alagamentos, queda de árvores e descargas elétricas.
Até o momento, cinco ocorrências de casas alagadas foram registradas pelos canais oficiais após a forte tempestade que atingiu a capital na madrugada desta quinta-feira (15).
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos e adotar os cuidados necessários diante da possibilidade de novas tempestades, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
“Pelo nosso pluviômetro, foram quase 90 milímetros de chuva, mas acreditamos que a média da cidade tenha ficado na faixa de 60 milímetros. Orientamos a população a ficar atenta e tomar os cuidados necessários, principalmente em caso de chuva forte e ventos intensos”, destaca o secretário.
O coronel também orienta as famílias que tiveram suas casas atingidas pela chuva a entrar em contato pelos canais oficiais da Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193 para informar a situação e solicitar a assistência necessária. O registro permite que as equipes avaliem os danos e identifiquem as necessidades de cada família.
Cuidados durante as tempestades
Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Também é importante evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Sempre que possível e com segurança, a população deve desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. A Defesa Civil também orienta os moradores a evitar áreas sujeitas a alagamentos e a não atravessar ruas inundadas durante períodos de chuva intensa.
As atualizações e orientações podem ser acompanhadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá e da Defesa Civil.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Mato Grosso6 dias atrásTJMT barra eleição do SISMA e impõe multa diária à comissão
-
Coluna VIP MT2 dias atrásFestival Calypsoul Joelma – Cuiabá MT
-
Coluna VIP MT2 dias atrásExpo Caceres -MT Ditado Produções
-
Diamantino4 dias atrásAGIRF aplica R$ 1,79 milhão em multas à Águas de Diamantino por falhas na prestação dos serviços de água
-
Polícia6 dias atrásSerralheiro confessa ter matado professor e alega que sofria chantagem; PC aponta três envolvidos
-
OAB6 dias atrásRepresentantes da OAB-MT participam como palestrantes do evento jurídico Desafios da Advocacia no Mundo Rural
-
Várzea Grande4 dias atrásMoradores do Pedra 90 recebem serviços gratuitos de saúde por meio de parceria entre Prefeitura de Cuiabá e Sesc
-
Diamantino6 dias atrásPrefeitura de Diamantino torna público o resultado preliminar do Edital de Premiação Cultural 004/2026












