Várzea Grande
Setembro: mês do turismo e de novas oportunidades para Várzea Grande
Várzea Grande
Setembro é celebrado o Mês do Turismo. Em Várzea Grande, essa data ganha um significado especial, porque estamos construindo um novo momento para o setor em nossa cidade. Somos a porta de entrada de Mato Grosso, recebemos diariamente milhares de pessoas pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon e estamos ao lado da capital. Mas, mais do que localização estratégica, temos uma identidade cultural vibrante, uma culinária riquíssima, tradições que emocionam e lugares belíssimos que ainda são pouco explorados.
É verdade que precisamos avançar na infraestrutura para receber melhor o visitante. Hotéis, bares e restaurantes já estão surgindo com padrão médio e alto, além de um shopping center moderno, com lojas que sequer existem em Cuiabá. Porém, nosso desafio é ampliar esse potencial, fortalecendo cada elo da cadeia produtiva do turismo para que os benefícios cheguem também ao pequeno produtor, ao artesão, ao comerciante e ao trabalhador local.
Nestes primeiros nove meses de gestão, sob a liderança da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli, demos passos importantes. A participação inédita de Várzea Grande com estande próprio na FIT Pantanal 2025 é prova disso. Foram mais de 70 mil visitantes, incluindo representantes de diversos países, que puderam conhecer de perto nossas tradições, como o siriri, o cururu, a viola de cocho, as redes artesanais e nossa culinária típica. Foi uma vitrine que mostrou ao Brasil e ao mundo que Várzea Grande tem muito a oferecer como destino turístico cultural, gastronômico, rural e de negócios.
Outro destaque foi a Festa de São Pedro em Bonsucesso, que neste ano deu um passo inédito ao incluir a comunidade evangélica em sua programação, unindo diferentes denominações cristãs em um só evento, além de ter recorde de público participante no almoço. Uma festa que valoriza a fé, movimenta a economia e fortalece a identidade cultural da nossa gente.
Também estivemos com nossa arte e cultura no maior festival de pesca em água doce do mundo, em Cáceres, no 42º FIPe, onde pela primeira vez os mestres artesãos das violas de cocho de Várzea Grande e as redeiras de Limpo Grande estiveram expondo, produzindo ao vivo e gerando renda com sua arte inigualável.
Além de estruturar o turismo, queremos também preparar a população para as novas oportunidades de trabalho que surgem com o setor. Por isso, estamos trabalhando para capacitação de mão de obra, seja em idiomas ou em outras demandas específicas das empresas, e vamos utilizar o Sine como ferramenta de intermediação para conectar profissionais capacitados às vagas abertas pelo setor produtivo. Assim, o desenvolvimento do turismo também se traduz em emprego e renda para quem vive em Várzea Grande.
Essas ações mostram que estamos no caminho certo. Mas não paramos aqui. Estamos trabalhando em novos projetos, como o Quintais de Turismo de VG, a EXPO-VG e o Festival de Pesca Esportiva (FESPe-VG) em Bonsucesso, ações que buscam valorizar experiências autênticas nos bairros e comunidades, integração com o Rio Cuiabá, conectando tradição, gastronomia e hospitalidade local, bem como desenvolvimento econômico em uma feira de negócios e tecnologia.
No mês em que celebramos o turismo, reafirmo o compromisso da atual gestão municipal: transformar o setor em um vetor de desenvolvimento econômico sustentável, que gera emprego e renda, mas que também preserva nossa cultura e fortalece o orgulho da população várzea-grandense. O futuro do turismo em Várzea Grande já começou a ser escrito – e será ainda melhor, porque estamos preparados para avançar muito mais.
Várzea Grande
MDB marca convenção para 4 de agosto e deve definir apoio na disputa pelo Governo de MT
O MDB definiu para o dia 4 de agosto a realização de sua convenção estadual, que irá oficializar as candidaturas e deliberar sobre os rumos da legenda nas eleições de 2026. O encontro será realizado das 17h às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Durante a convenção, os filiados irão homologar as candidaturas aos cargos majoritários e proporcionais, além de decidir sobre possíveis alianças para a disputa ao Governo de Mato Grosso e tratar de outros encaminhamentos relacionados ao processo eleitoral.
Até o momento, a única candidatura já definida pelo partido é a da deputada estadual Janaína Riva, que será oficializada como candidata ao Senado Federal.
Já em relação à sucessão estadual, o MDB ainda não bateu o martelo sobre qual projeto irá apoiar. Nos bastidores, as articulações se concentram em duas possibilidades: uma aliança com a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaína Riva, ou o apoio ao senador Jayme Campos (União Brasil).
A expectativa é de que a decisão seja tomada durante a convenção estadual, que reunirá lideranças, delegados e filiados do partido de diversas regiões de Mato Grosso.
Recentemente, o deputado estadual Doutor João, que deve disputar a reeleição, afirmou que o MDB terá papel decisivo na eleição para o Governo do Estado. Segundo o parlamentar, a legenda mantém diálogo com todos os pré-candidatos ao Palácio Paiaguás enquanto avalia qual caminho seguirá na disputa de 2026.
-
Cultura6 dias atrásEm Teresina, Cidade Junina começa nesta sexta com programação variada
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeito anuncia quatro telões para os próximos jogos da Seleção durante festa nos bairros
-
Várzea Grande6 dias atrásOperação Céu Azul apreende linha chilena com menores e reforça alerta sobre riscos do material cortante
-
Mato Grosso6 dias atrásPaniago Imobiliária amplia atuação no mercado imobiliário de Cuiabá com foco em consultoria, segurança e investimento
-
Esportes6 dias atrásBrasil bate Escócia na estreia de Neymar e vai ao mata-mata da Copa após show de Vini Jr
-
Cuiabá6 dias atrásCuiabá realiza mutirão com cirurgias de vesícula por vídeo para reduzir fila de espera
-
Sinop6 dias atrásPrefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Mato Grosso6 dias atrásSaúde de Primavera amplia estrutura e ganha reforço de 132 profissionais













