Cultura
Abraccine atualiza lista dos 100 filmes brasileiros essenciais
Cultura
A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccine, divulgou nesta semana uma atualização da lista com os 100 filmes brasileiros mais importantes de todos os tempos.

A entidade, que existe há 15 anos e reúne mais de 180 críticos de cinema de todo o Brasil, publicou a primeira versão da lista em 2015. Na época, também lançou um livro detalhando a escolha das obras.
Nesta nova atualização, a Abraccine reforça que a seleção não representa necessariamente, os melhores filmes, mas sim aqueles considerados essenciais para a cinematografia brasileira.
Além de incluir filmes lançados no período de 2016 a 2026, como “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “As Boas Maneiras” , de Juliana Rojas e Marco Dutra, a nova lista também apresenta maior diversidade, ampliando o número de filmes dirigidos por mulheres e negros.
A Radiografia da produção audiovisual brasileira atualizada cita obras da década de 1930 até os dias atuais, começando pelo filme “Limite”, do cineasta Mário Peixoto, lançado em 1931, passando por “Macunaíma” de Joaquim Pedro de Andrade, produzido já no final da década de 60 e encerrando com “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça, como título mais recente desse apanhado da cinematografia nacional.
Os 100 títulos estão disponíveis no site abraccine.org.
Assim como aconteceu na primeira edição, as obras escolhidas também vão ganhar uma publicação especial, prevista para ser lançada até o fim deste ano, com textos críticos e análises históricas, estéticas e temáticas.
Cultura
Centro Cultural São Paulo exibe a 15ª edição do Cine na Praça
Sessões de cinema ao livre e de graça no Centro Cultural São Paulo começam hoje e seguem até o dia 31 de julho
O Centro Cultural São Paulo chega com a 15ª edição do “Cine na Praça”, até o dia 31 de julho, na capital paulista. Sempre às 19 horas das quintas, sextas e sábados, com entrada gratuita, basta retirar ingresso uma hora antes de cada sessão.

O Cine na Praça traz uma proposta de cinema diferente: em vez da tradicional sala escura do cinema, os filmes são exibidos na área verde da cobertura do Centro Cultural São Paulo, em sessões ao ar livre, que convidam o público a um respiro no meio do concreto para apreciar a sétima arte.
A programação é variada, e traz oito filmes de gêneros diferentes que vão da comédia à animação, passando por aventuras e dramas.
Entre os títulos em cartaz, estão filmes como “Amor sem escalas”, “A vida secreta de Walter Mitty” e “Up – Altas Aventuras” nesta primeira semana. A partir da quinta-feira que vem, as sessões trazem os longas-metragens “Sob o Sol da Toscana”, “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York” e a animação “Hotel Transilvânia”. Na última semana, os títulos em cartaz são “Comer, rezar e amar” e “Corra Lola, Corra”.
A classificação indicativa varia conforme o filme e as informações podem ser acessadas nas redes sociais do Centro Cultural São Paulo. O CCSP fica ao lado da estação Vergueiro da linha 1-Azul do metrô.
-
Várzea Grande2 dias atrásPolícia Federal investiga grupo suspeito de fraudes com crédito consignado e cumpre 13 mandados
-
Política2 dias atrásAumento de penas para furto e roubo de combustíveis segue para a CCJ
-
Coluna VIP MT4 dias atrásMurilo huff ao vivao na 58 expoagro
-
Mato Grosso3 dias atrásVITÓRIA PARA O COMÉRCIO; Após articulação de Dr. João, Sefaz amplia para 24 horas prazo de cancelamento de NF-e e CT-e em Mato Grosso
-
Cuiabá3 dias atrásEx-chefe de gabinete de Katiuscia Mantelli assume Secretaria de Cultura; Secom segue sem comando
-
Várzea Grande5 dias atrásSPA Terapêutico Darlene Marques abre as portas com foco em saúde e qualidade de vida
-
Cuiabá4 dias atrásBoletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026
-
Política6 dias atrásInterlegis, do Senado, é premiado por Guia de Boas Práticas no Legislativo













