Cultura

Festival de cinema no Rio traz exibições gratuitas para a população

Publicado em

Cultura

Para aproximar o cinema do público, o Festival Mate com Angu de Cinema celebra produções autorais e oferece sessões gratuitas em espaços públicos. O evento começou nesta quinta-feira, em Duque de Caxias (RJ), e segue até 1º de novembro.

Produzido pelos cineclubes Mate com Angu e Circular Filmes, o festival conta com a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Mostra de Longas, a tradicional “Tela BXD” e o concurso “Baixada em 1 Minuto”.

As exibições acontecem em três distritos de Caxias: o Gomeia Galpão Criativo, Casarão Cultural e praça da Estação de Imbariê. Também haverá a “Sessão Escola” na Escola Municipal Santa Luzia, com intérprete de Libras.

A proposta é incentivar a produção audiovisual local, com atividades de formação e capacitação. Além dos filmes, a programação inclui oficinas, master classes, rodas de conversa, shows e debates com representantes do Ministério da Cultura e cineastas premiados.

Na 5ª edição, o lema é “Bora se Ver no Cinema”. O festival homenageia Severino Dadá e Cristina Amaral — a montadora, inclusive, vai ministrar uma aula gratuita sobre montagem. Mais informações sobre a programação, datas e inscrições estão no site: matecomangu.org/festival5

*Com a supervisão de Daniel Ito


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Salvador recebe até sábado o Festival Julho das Pretinhas

Publicados

em

Dentro das ações do Julho das Pretas, que acontece em todo o país, a cidade de Salvador sedia, a partir desta segunda-feira (20), uma programação voltada para literatura, infância, juventude e empoderamento preto. É o Festival Julho das Pretinhas.

O evento chega a sua sétima edição e tem como tema “imaginação, criatividade e criação para a construção das identidades infantis pretas”. A programação terá encontro com autores, leitura dramatizada, oficina formativa, exposição e apresentações artísticas.

Nesta segunda-feira, a partir das duas da tarde, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe a Leitura Dramatizada “Maria Felipa”, uma homenagem à heroína baiana que teve papel fundamental na luta pela Independência da Bahia e do Brasil; contação de histórias com a escritora de Literatura Infantojuvenil e professora de artes, Paula Brito; além do “Falas Pretinhas”, um encontro com autores infantis da Coleção Linguinha de Dendê.

Na quinta-feira, a partir das duas da tarde, a Biblioteca recebe a exposição Pretinhas Brincantes, seguida da apresentação da Griot Yaya, com participação do Bonde da Calu.

Outro destaque do Festival é a Mostra Julho das Pretinhas, que acontecerá no sábado (25), último dia do evento, a partir das 15h, no Teatro Sesi Casa Branca, e que traz vários trabalhos artísticos com foco em teatro, dança e literatura cantada, realizados em escolas públicas ou comunitárias. 

Toda a programação é gratuita e pode ser acessada em detalhes no Instagram @julhodaspretinhas.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA