Cultura

Parque Solon Lucena, em João Pessoa, abre as portas para o forró

Publicado em

Cultura

Um dos principais arraiais da Paraíba abre nesta sexta-feira (20) suas portas para celebrar o forró e a cultura popular paraibana. O Parque Solon Lucena, em João Pessoa, terá cinco dias de festejos juninos com shows e apresentações de várias manifestações culturais do Estado. Serão 4 shows a cada noite, no palco principal.

Hoje, entre outras atrações, estão previstas duas referências da música nordestina: a rainha do forró, Eliane, e a Banda Cavalo de Pau, que possui mais de 30 anos se apresentando nas principais festas juninas do país. 

A potiguar Elita Tavares, que mora na Paraíba há 18 anos, está animada para celebrar o São João.

“A abertura hoje vai ser aquela beleza, maravilhosa. Principalmente para o show hoje de Eliane, forró das antigas, maravilhosa, me traz ótimas recordações. Vai ser o pipoco”

E a estrela dessa primeira noite, a cantora Eliane, está em sintonia com o público. 

“Eu vou estar com vocês em João Pessoa, menino! O São João tá demais! Tá arretado! E eu quero muito que você cante comigo. Vários sucessos. A gente vai cantar, “Vamos lá, um, dois, três; Rancheira, um, dois, três…é um, é dois, é três”. Vamos lá, hein? Caprichar. É São João, eu quero você lá”.

Até o dia 24 de junho devem passar pelo Parque outros artistas que fazem o circuito junino do Nordeste, levando o autêntico arrasta pé; entre eles Jorge de Altinho, Nando Cordel e a Banda Magníficos.

Já o Palco Cultura Popular será dedicado a referências do folclore paraibano, como o grupo Ciranda do Sol, Dona Odete Cirandeira, Boi de Reis Estrela do Norte, Cangaceiras de Lampião e Grupo Folclórico Catarina.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Governo lança capacitação para mobilizar CEUs da Cultura

Publicados

em

O Ministério da Cultura lançou nesta quarta-feira (5) o curso Mobiliza CEUs da Cultura, durante o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura.

A formação é uma parceria entre a pasta e o Instituto Federal de Goiás (IFG). A carga horária é de 30 horas e a capacitação abrange profissionais dos campos de cultura, educação, geografia, arquitetura e urbanismo, psicologia, ciências sociais aplicadas, comunicação e serviço social.

O curso é gratuito e online, com a exigência de ensino médio completo.

Os CEUs da Cultura são equipamentos públicos financiados pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para uso cultural e de caráter comunitário, compostos por espaços voltados à expressão corporal, arte, educação, trabalho e renda, meio ambiente, entre outras atividades.

Esses centros representam pontos de encontro e valorização da diversidade cultural, incentivando o convívio, a aprendizagem e a produção cultural em territórios em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições para o curso Mobiliza CEUs da Cultura vão até 5 de fevereiro do ano que vem.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA